Saudações Amados do Seja Hoje Diferente.

A Ponte Rasa era chamado de Ponte Baixa, e recebeu este nome porque foi instalado nas imediações do ribeira Ponte Baixa. Seu crescimento se fez ao lado da centenária Penha, de quem é vizinho. Pó volta de 1940, o local era conhecido como Vila Ponte Rasa e foi se instalando na antiga estrada Penha – São Miguel. Como acabou se tornando distrito, perdeu a “Vila”e tornou-se o distrito da Ponte Rasa. Mas em anos seguintes um povoamento nasceu e acabou recebendo o nome de “Vila Ponte Rasa”.

Vale destacar também que entre os aldeamentos que os jesuítas ergueram na Vila de Piratininga estava o de Ururai (datando mais ou menos de 1560). Os índios dessa tribo, chefiados pelo cacique Piquerobi, eram guaianases, pertencentes à grande nação tupi, e habitavam toda a margem esquerda do rio Grande, ou seja, a região da Penha (certamente também em terras onde está hoje a Ponte Rasa), Tatuapé , Penha e São Miguel.

Anos depois, por volta de 1668, as terras foram parar nas mãos do licenciado Mateus Nunes de Siqueira, adquiridas dos sucessores de Francisco Jorge. Era um imensa fazenda, com ermida e curral de gado, já que ia desde o Tatuapé até as divisas de Guarulhos e de São Miguel.

Durante duas décadas, 1940 e 1950, São Paulo passou por uma febre de crescimento, e assim foram nascendo, junto com indústrias, as pequenas vilas em torno do ribeirão da Ponte Rasa. Hoje são mais de trinta pequenos bairros que compõem o distrito, que conta com favelas, edifícios, vilas e cortiços e com todos os problemas que um distrito da zona leste sofre no dia a dia.

Seu crescimento foi acontecendo nas décadas seguintes, com a grande expansão industrial dos anos 1940 , 1950 e 1960, quando foram surgindo pequenas vilas ao longo dos trilhos da antiga Central do Brasil. Bairros apareciam como num passe de mágica, como o Jardim Popular e o Jardim Copacabana.

Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee