Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Imagem Reprodução Internet

Saudações Amados do Seja Hoje Diferente.

Lajeado fica ao lado de São Miguel, um dos primeiros bairros da capital. Nasceu da retaliação das grandes sesmarias e das grandes fazendas, nos séculos XVII e XVIII, até chegar às chácaras, no inicio do século XX.

Nos primeiros anos do século XIX os povoados de Itaquera e Lajeado foram desmembrados do território de São Miguel. Uma parte tornou-se Guianases e a outra foi chamada de Lajeado.

Lajeado iniciou seu crescimento em 1903, participando ativamente da vida de São Paulo, abastecendo-a com as verduras, frutas e flores de suas grandes chácaras. Porem, foi a partir de 1920 que a região conheceu o desenvolvimento.

Naquela década milhares de nordestinos vieram para São Paulo. E a cada decênio o número foi aumentado, até tornar a região um pequeno nordeste paulistano. Uma ligeira idéia: de 1930 à 1939 vieram para São Paulo 435.864 nordestino. Uma grande parte foi para São Miguel, Itaquera e Lajeado.

Devido ao seu tamanho, Lajeado transformou-se em distrito em 1929, e assim como seus vizinhos foi acumulando problemas. A distância do centro foi trazendo com o correr do tempo um isolamento que a cada ano se tornou maior, gerando um esquecimento do local.

Assim, muitos trabalhadores trataram de rumar para a região central da cidade, e Lajeado continuou, em troca, convivendo com as dificuldades – que se multiplicaram – e recebendo poucas benesses da cidade.

Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!