Imagem Reprodução Internet

Saudações Amados do Seja Hoje Diferente.

A formação do bairro de Guaianases é a mesma de Itaquera. Nasceu de um aldeamento indígena e do esforço dos jesuítas em catequizar.Dormiu em berço esplêndido até o início do séculoXX, quando houve a extinção total dos índios e o aldeamento acabou, em 1920. As terras logicamente forma “passadas”para brancos particulares.

No início, o local tornou-se parada e pousada de viajantes e, como sempre, uma igreja foi erguida, dessa vez em homenagem a Santa Cruz do Lajeado, nome pelo qual ficou sendo conhecida a localidade. Foi crescendo lentamente com a instalação de diversas olarias nas imediações e com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Norte. A partir dos anos 1940 o bairro se tornou cada vez mais populoso, e em 1948 recebeu oficialmente o nome de Guaianases – a tribo que habitava o local. A grande população e a falta de indústrias deram a Guaianases a fama de bairro-dormitório.

Nos anos que se seguiram nasceu mais um pequeno bairro, o Jardim Guaianases, que, a exemplo da sede do distrito, era o retrato da carência e do esuqecimento. E não era para menos: esses loteamentos foram executados por pequenas empresas, sem nenhum planejamento.

As pessoas foram chegando e silenciosamente se instalando. Foi assim o nascimento do Iguatemi – igual ao de outros pares da zona leste. Nos anos 1970, eram pessoas que buscavam um lugar para chamar de lar. Foram se enraizando e, no vagar dos anos, povoando e transformando o que era um simples descampado em outros bairros e vilas.

Hoje com 1001.688 moradores, o distrito de Iguatemi conta com um bom comércio local e importantes núcleos populacionais, apesar de todas as carências. E ainda há campo para mais desenvolvimento. É o que está acontecendo, com invasões de terrenos, criação de novas vilas – como a vila que se formou e, claro, recebeu o nome de Jardim Iguatemi – , mais invasões e mais vilas, num continuar sem fim. A propósito, iguatemi significa em tupi-guarani “rio sinuoso”.

Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Quem gosta comenta!

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
 *Todos os textos do Seja Hoje Diferente é uma produção independente e todo conteúdo produzido é de total responsabilidade de seus idealizadores e editores, apresentados em "Informações" e ou Links de origem.

*O artigo acima não reflete, necessariamente, a opinião do Seja Hoje Diferente publicado em carater divulgativo. 

GeraLinks - Agregador de links Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs