Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).


Saudações Amados do Seja Hoje Diferente

A formação do bairro de Guaianases é a mesma de Itaquera. Nasceu de um aldeamento indígena e do esforço dos jesuítas em catequizar. Dormiu em berço esplêndido até o início do séculoXX, quando houve a extinção total dos índios e o aldeamento acabou, em 1920. As terras logicamente forma “passadas”para brancos particulares.

No início, o local tornou-se parada e pousada de viajantes e, como sempre, uma igreja foi erguida, dessa vez em homenagem a Santa Cruz do Lajeado, nome pelo qual ficou sendo conhecida a localidade. Foi crescendo lentamente com a instalação de diversas olarias nas imediações e com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Norte.

A partir dos anos 1940 o bairro se tornou cada vez mais populoso, e em 1948 recebeu oficialmente o nome de Guaianases – a tribo que habitava o local. A grande população e a falta de indústrias deram a Guaianases a fama de bairro-dormitório.

Nos anos que se seguiram nasceu mais um pequeno bairro, o Jardim Guaianases, que, a exemplo da sede do distrito, era o retrato da carência e do esquecimento. E não era para menos: esses loteamentos foram executados por pequenas empresas, sem nenhum planejamento.

Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo

Autor: Levino Ponciano

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!