Saudações Amados do Seja Hoje Diferente.

O nome Cangaíba vem do tupi e significa “cabeça ruim”ou mesmo “dor de cabeça”. Nada quer ver com o local que foi crescendo a partir do início do século XX. Um típico bairro de classe média paulistana da zona leste, que se expandiu graças ao imigrantes que por lá foram ficando: japoneses, italianos e espanhóis.

O crescimento do bairro começou com o loteamento das imensas chácaras. E, assim, a partir das décadas de 1920-1930, novas vilas foram surgindo, como a Vila Londrina, Vila Rui Barbosa e Vila Mesquita, entre outras. O local favorecia novos empreendimentos e , assim, ao lado de Cangaíba foram crescendo outros bairros. A partir da década de 1960 foram surgindo inúmeros outros bairros nas imediações.

Não se pode esquecer que Cangaíba esta ao lado da secular Penha e a ela deve muito do seu desenvolvimento e progresso. Hoje, o bairro já é auto-suficiente e está entrando com tudo na verticalização , com a construção de um grande número de prédios de seis a dez andares. Outra face do seu sucesso está no fato do fácil acesso à rodovia Aírton Senna e ao município de Guarulhos.

Ou seja, é um bairro que, apesar do nome, não dá tantas dores de cabeça a seus moradores. Hoje, apesar do grande número de moradores no distrito, dá para ver ainda um pouco da velha Cangaíba em antigas casas dos anos 1950 – casa simples com flores na janela.

Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo

Autor: Levino Ponciano

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Quem gosta comenta!

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
 *Todos os textos do Seja Hoje Diferente é uma produção independente e todo conteúdo produzido é de total responsabilidade de seus idealizadores e editores, apresentados em "Informações" e ou Links de origem.

*O artigo acima não reflete, necessariamente, a opinião do Seja Hoje Diferente publicado em carater divulgativo. 


GeraLinks - Agregador de links