O nome Cangaíba vem do tupi e significa “cabeça ruim”ou mesmo “dor de cabeça”. Nada quer ver com o local que foi crescendo a partir do início do século XX. Um típico bairro de classe média paulistana da zona leste, que se expandiu graças ao imigrantes que por lá foram ficando: japoneses, italianos e espanhóis.

O crescimento do bairro começou com o loteamento das imensas chácaras. E, assim, a partir das décadas de 1920-1930, novas vilas foram surgindo, como a Vila Londrina, Vila Rui Barbosa e Vila Mesquita, entre outras. O local favorecia novos empreendimentos e , assim, ao lado de Cangaíba foram crescendo outros bairros. A partir da década de 1960 foram surgindo inúmeros outros bairros nas imediações.

Não se pode esquecer que Cangaíba esta ao lado da secular Penha e a ela deve muito do seu desenvolvimento e progresso. Hoje, o bairro já é auto-suficiente e está entrando com tudo na verticalização , com a construção de um grande número de prédios de seis a dez andares. Outra face do seu sucesso está no fato do fácil acesso à rodovia Aírton Senna e ao município de Guarulhos.

Ou seja, é um bairro que, apesar do nome, não dá tantas dores de cabeça a seus moradores. Hoje, apesar do grande número de moradores no distrito, dá para ver ainda um pouco da velha Cangaíba em antigas casas dos anos 1950 – casa simples com flores na janela.


Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee