Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente, Vem Com a Gente!


Procurando imóvel para comprar? Então, você, com certeza, já deve ter estudado as melhores alternativas para adquirir o seu imóvel sem comprometer muito a sua saúde financeira. 

Pesquisar um bom simulador habitacional, procurar as melhores condições de financiamento imobiliário, optar pelo imóvel na planta ou, escolher um consórcio imobiliário? Neste momento, surgem muitas dúvidas. E é mesmo difícil definir quais são as melhores estratégias porque são muitas as opções. 

Mas nós vamos te ajudar. Hoje, nós vamos falar um pouco sobre a modalidade de consórcio, que apresenta algumas boas vantagens para quem quer sair do aluguel e morar em uma casa ou apartamento próprio.

O que é o consórcio?
O consórcio é uma modalidade de crédito que se popularizou no Brasil na década de 1960. Naquele período, não havia tantas opções de financiamento, na verdade, o conceito ainda nem estava implementado por aqui. 

Na época, um banco estatal desenvolveu a ideia de consórcio que seria como uma poupança conjunta. Diversas pessoas faziam uma reserva financeira com a finalidade de comprar carros 0 km. 

Com o passar do tempo, essa ideia foi sendo desenvolvida e aprimorada e outros bens passaram a poder ser adquiridos por consórcio. Como a ideia se popularizou no Brasil, diversos bens e mesmo serviços podem ser adquiridos através do consórcio.  

Além dos tradicionais carros, casas e apartamentos, motos e até mesmo cirurgias plásticas podem ser obtidos com esse sistema.

Como funciona o consórcio?
No consórcio, uma administradora reúne algumas pessoas que estão interessadas em comprar determinado bem. A partir disso, elas começam a pagar algumas mensalidades o que gera um fundo creditício. 

Esse fundo creditício permite que as pessoas que estão investindo no empreendimento recebam uma espécie de carta de crédito, isto é, o crédito necessário para a aquisição do bem.
O que são as administradoras de consórcio
As administradoras de consórcio, como o nome já diz, ajudam a administrar o dinheiro arrecadado pelos interessados no bem ou serviço. Além disso, são estas instituições que definem as regras de arrecadação e que também fiscalizam se todos os participantes estão cumprindo ou não as normas. 

É o Banco Central do Brasil que decide quais empresas podem ou não atuar nesta área.  

Como adquirir as cartas de crédito? 
São duas as formas principais para a aquisição das cartas de crédito, por sorteio ou por lance. 

No caso do sorteio, a administradora libera o crédito com base no resultado da Loteria Federal. Esta instituição realiza os sorteios da chamada cota de consórcio, que foi adquirida pela pessoa. Se a pessoa tiver sorte, logo está com o crédito em mãos e pode comprar o bem desejado. 

Já no caso do lance, a administradora libera o crédito para quem der o maior lance para a liberação da cota. 

Agora, se a pessoa não foi sorteada ou se ela não conseguiu adquirir a cota através do leilão, então, ela deverá receber o dinheiro no fim do período previsto para a duração do consórcio.

Consórcio imobiliário
Basicamente, o consórcio imobiliário opera desta forma geral que apresentamos nos itens anteriores.Os interessados adquirem uma cota e pagam as parcelas que serão o crédito para a compra do imóvel.

Vantagens do consórcio imobiliário
O consórcio imobiliário possui algumas vantagens quando comparado a outros sistemas de crédito imobiliário, como o financiamento. Uma delas é ser menos burocrático. 

A pessoa interessada não precisa apresentar aquele batalhão de documentos exigidos pelo banco. Tampouco é necessário comprovar que possui renda suficiente para arcar com o empréstimo. 

Outra grande vantagem, neste caso, é que a pessoa não paga juros. Ao contrário, o que ela está investindo é estritamente ligado à quantia necessária para a aquisição do imóvel.

Outra boa vantagem desse sistema é que se a pessoa eventualmente desistir, então, o dinheiro que ela já pagou é devolvido para ela, porém, a quantia só volta no fim do consórcio, ou quando a cota for sorteada. 

Quanto tempo demora o consórcio imobiliário
É importante saber que o consórcio imobiliário, assim como o financiamento, é um empreendimento de longa duração e pode durar até 12 anos. E, como já explicamos, não significa necessariamente que você vai levar 12 anos para receber o crédito. 

Você pode ser sorteado ou participar do leilão.

Cuidados necessários
Como todo empreendimento financeiro, é muito importante que a pessoa avalie as própria condição econômica antes de entrar em um negócio deste. É importante saber que os sorteios podem, por vezes, demorar, por exemplo, e a pessoa vai ter que continuar pagando o aluguel.  

Também é muito importante pesquisar a reputação das administradoras de consórcio. Saber se são confiáveis, transparentes, ou se têm problemas com órgãos de proteção ao consumidor, por exemplo. 

Estas são as principais características do consórcio imobiliário. Agora é com você!

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
Postagem Anterior Próxima Postagem
Lembre-se todas palavras ou frases na cor laranja são links especiais relacionados ao assunto do artigo ou da palavra, não deixe de clicar neles.

GeraLinks - Agregador de links | Agregador de conteúdo TrendsTops

Não esqueça: Você pode ser diferente e nos ajudar? Clique aqui