Blux Tomadas e Interruptores
Imagem Divulgação - Crédito: B.Lux Tomadas

Qual o melhor local da casa para eu colocar tomadas elétricas? 

Em relação à parede quais os locais mais indicados para se colocar tomadas visando o fácil acesso e é usabilidade delas quando precisamos para algum aparelho elétrico?

As tomadas elétricas são importantes em uma casa devido à enorme dependência que temos hoje do uso da eletricidade nos ambientes domésticos pois boa parte dos aparelhos e equipamentos que usamos dependem de energia elétrica e portanto fazer um planejamento correto da distribuição das tomadas dentro de uma casa é uma etapa que visa garantir o fácil acesso e usabilidade do imóvel no que se refere é o uso e consumo de energia elétrica.

Onde colocar as tomadas elétricas?

Você precisa colocar tomadas em todos os cômodos da casa pois dificilmente você terá um cômodo onde não precisará colocar uma tomada. 

Agora, dentro de cada cômodo é preciso pensar no que você pretende utilizar ali em termos de aparelhos elétricos visando o melhor posicionamento dessas tomadas na parede. 

Quando construí minha casa, tive o cuidado de observar bem esse detalhe e como em alguns cômodos não havia uma necessidade específica do uso de energia elétrica, coloquei pelo menos uma tomada em casa parede é assim mesmo que você esteja em qualquer lugar do como do terá uma tomada por perto.

Evidentemente que os cômodos pequenos não precisam de ter uma tomada em casa parede, mas nos cômodos maiores isso é fundamental para garantir o fácil acesso a eletricidade quando você precisar.

Em relação à parede

Outro detalhe importante é você definir o local que vai colocar a tomada em relação à parede, você a casos em que você precisa colocar uma tomada próxima do rodapé, em outros casos ela deve ficar no meio da parede e haverá ainda alguns casos que você precisa colocar tomada lá em cima perto do. Veja alguns exemplos:

Perto do rodapé: meu local mais indicado pra você colocar tomada visando o uso por aparelhos de TV, computador, aspirador de pó, entre outros. O uso de tomadas próximo rodapé indicado especialmente para dormitórios

Meio da parede: tomadas no meio da parede são bastante indicadas para cozinha e banheiro onde você vai fazer o uso de liquidificador, geladeira, batedeira e no caso do banheiro no secador de cabelo vou barbeador, por exemplo.

Próximo ao teto: tomadas próximas ao teto não são muito comuns mas existem alguns casos em que você precisará delas lá, quando é o caso de aparelhos de ar condicionado, exaustor, entre outros.

Área externa

Outra dica importante é considerar seriamente a área externa e identificar os locais onde possivelmente seja necessário usar aparelhos eletroeletrônicos. As vezes a área externa é um pouco negligenciada e depois fica deficiente na questão de tomadas. 

Alguns locais prováveis ou certos que você precisa colocar tomadas:
  • Área de lavanderia (máquina de lavar, tanquinho e outros);
  • Garagem (aspirador de pó, máquina para lavar carro e etc);
  • Fundo e laterais da casa;
  • Frente e próximo do portão;
  • Entre outros.

Fonte: Financiamento e Construção

Fonte da Imagem: B.Lux Tomadas e Interruptores

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee