Um jumentinho chegou em casa todo contente e disse para sua mãe: Mãe você não sabe como sou querido!!!

Fui a Jerusalém e todo mundo me aplaudiu e gritava: Viva, viva, salve, salve…

Então a mãe perguntou: “Quem você estava carregando?” 

Ah mãe.. era um tal de Jesus Cristo!!!

Então a mãe disse: “Amanhã volte lá, mas não carregue ninguém.”

No outro dia o jumentinho foi para Jerusalém e voltou triste…

Mas, Mãe, como pode ? 

As pessoas nem me olharam, passei despercebido entre as pessoas, e teve gente que até me enxotou. 

É isso aí meu filho.

VOCÊ SEM JESUS É APENAS UM JUMENTO!!



A profecia de Zacarias faz assim exultar de esperança: “Dança de alegria, filha de Sião, dá vivas, filha de Jerusalém, pois agora o teu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num burrico, filhote de jumenta. Ele vai dispensar os carros de guerra em Israel, vai dispensar os cavalos em Jerusalém, vai dispensar todas as armas de guerra. Sua palavra é de paz para as nações. O seu reino vai de um mar até o outro, do rio Eufrates até a extremidade do país” (Zc 9,9-10).

Ao entrar em sua cidade de Jerusalém, Jesus usa a montaria dos pobres: “Trouxeram, então, o jumentinho até Jesus, puseram seus mantos em cima, e Jesus montou. Muitos estenderam seus mantos no caminho, enquanto outros espalharam ramos apanhados no campo. Os que iam à frente e os que vinham atrás clamavam: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o Reino que vem, o Reino de nosso Pai Davi! Hosana no mais alto dos céus!” (Mc 11,7-9). Simples, pequeno, montado num jumentinho!

Parece brincadeira, mas Deus escolheu mesmo a simplicidade e a pequenez para seu Filho percorrer nossas estradas. Diante de tanta rejeição encontrada por Jesus, apenas os pequenos o acolhem. 

Aliás, quem não o for há de tornar-se primeiro pequeno para entrar no Reino de Deus. 

Os que se consideram sábios e entendidos precisam entram na escola dos pequenos! Não conta tanto o que fazemos por Deus, mas aquilo que Deus, em seu grande amor, faz por nós! Jesus realiza plenamente a profecia de Isaías (Is 42, 15-21), a respeito do Servo escolhido, aquele que não grita nem discute, não quebra o caniço rachado nem apaga a chama que fumega! É claríssimo para as primeiras comunidades cristãs que Jesus acolhia os que se fazem simples e pequenos.

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11, 28-30). Algumas vezes, essas palavras foram instrumentalizadas para pedir ao povo submissão e passividade. 

Jesus quer dizer o contrário. Pede a todos que não deem tanta importância aos “sábios e entendidos” e que confiem nos pequenos, dos quais ele é o primeiro.

Há que aprender dele, que é manso e humilde de coração. 

Ele anuncia a Boa Nova em toda parte, pelas estradas, ao longo das praias, na montanha, nas praças e também no templo. 

Seu jugo é a Cruz a ser assumida com disposição, o que significa estar prontos a amar e dar a própria vida. 

É exigente, sim, este passo, mas não há outra estrada!

Em tempos como os nossos, em que a luta pelo poder e seu uso inadequado e abusivo percorrem praticamente todas as instâncias da vida social, faz-se necessário aceitar o caminho da humildade e da retidão, valorizar os meios pobres para construir a sociedade, purificar as mãos e o coração, aceitar de novo e com renovada disposição o seguimento de Jesus, na vivência corajosa de sua Palavra. 

Olhando para ele e contando com sua graça, é possível ver o que acontece quando uma pessoa humana deixa que Deus reine e tome posse de toda a sua vida.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!



1 Comentários

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

  1. Opa primeira vez em nosso blog? Seja bem vindo (a) veja que temos muito mais para você não saía sem navegar um pouco mais em nosso blog. Ao lado direito você encontra os marcadores com os principais assuntos, junte-se a nós, será um prazer ter você conosco. Aquele abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee