O que é coaching?


Coaching é um processo, uma metodologia, um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por absolutamente qualquer pessoa pra alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional, até 20 vezes mais rápido, comprovadamente.

E o Coaching também é uma excelente oportunidade de carreira para quem quer ajudar outras pessoas e ser muito bem remunerado por isso, atuando como Coach Profissionalmente.

O Coaching é um processo definido como um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras. A metodologia visa a conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.

Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar crenças limitantes, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

Conduzido de maneira confidencial, o processo de Coaching é realizado através de sessões, onde um profissional chamado Coach tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente, Coachee, o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja. As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de uma a duas horas, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e Coachee. Por ser um processo completamente flexível, o Coaching pode ser aplicado em qualquer contexto e direcionado a pessoas, profissionais das mais diversas profissões e empresas de diferentes portes e segmentos.

Coaching Familiar


O Coaching Familiar visa minimizar os obstáculos que impedem uma boa relação entre os integrantes de uma família, seja por conta do nascimento de um filho, mudança de cidade, falecimento de um ente querido, diferentes personalidades, entre tantas outras situações. A metodologia proporciona autoconhecimento às pessoas, para que assim, elas sejam capazes de identificar quais são suas qualidades, seus pontos de melhoria e então, mudar comportamentos que impedem a harmonia e a comunicação entre os familiares, além de garantir que haja respeito quanto à personalidade e a opinião de cada um e diminuição do estresse.


Coaching de Relacionamento


Alguns casais têm muitas dificuldades em compreender que, numa relação, os dois devem estar abertos e dispostos a darem o seu melhor para construírem um namoro ou casamento duradouros. Nesse sentido, O Coaching de Relacionamento tem como objetivo, auxiliar o casal a aprender como se comunicar mais assertivamente, ouvir na essência, ser mais flexível, menos julgador, e saber perceber os momentos certos para ser mais incisivo ou mesmo ceder.

Coaching Espiritual


O Coaching Espiritual não tem ligação com religião, doutrina ou crença. O Coaching Espiritual tem como foco, proporcionar o equilíbrio entre a paz interior do indivíduo e com o universo em si. A metodologia age de dentro para fora, atuando nas questões internas da pessoa e no seu autoconhecimento. Portanto, o Coaching Espiritual auxilia o ser humano a identificar suas crenças e valores, a reconhecer a sua missão e propósito de vida, a acreditar em si mesmo, a ter amor próprio, a superar limites e assim, deixar um legado positivo, seja em âmbito pessoal ou profissional.

Coaching Financeiro


O Coaching Financeiro é uma modalidade voltada para o ajustamento e reorganização das finanças do cliente. Ele apresenta de forma sistêmica os ganhos e gastos da pessoa, identifica formas de economizar, desenvolve um mapeamento de dívidas, auxilia na mudança de comportamentos nocivos ao dinheiro e define metas, objetivos e planos de ação para que o Coachee alcance os resultados financeiros que deseja.

Coaching Esportivo


O Coaching Esportivo é voltado para atletas e profissionais ligados às práticas esportivas, seu objetivo é o de trabalhar no desenvolvimento pessoal, emocional e físico dos atletas através de práticas de liderança aplicadas ao contexto esportivo, comunicação e psicologia esportiva, programação neurolinguística aplicada ao esporte e cases, sempre com o objetivo de potencializar a performance e atuação dos atletas e demais profissionais. O Coaching também auxilia nos momentos em que o atleta está desmotivado, como uma desclassificação, derrota, lesão etc.

Coaching de Emagrecimento


Essa modalidade tem como foco, fazer um diagnóstico do estado atual do Coachee, suas motivações, pontos importantes da saúde, da sua autoimagem e autoestima. Através de todo o processo de Coaching, o cliente consegue obter autodeterminação, identificar e alterar padrões mentais e comportamentais que ocasionaram na dependência pela comida e no aumento do seu peso, além de traçar metas, reprogramar hábitos e assim, atingir uma boa forma física, tudo alinhado com a prática de exercícios físicos.

Coaching de Inteligência Emocional


O processo de Coaching de Inteligência Emocional otimiza a gestão das emoções do indivíduo e o auxilia a conquistar suas metas e objetivos. A metodologia tem como foco, fazer com que o Coachee desenvolva seu autoconhecimento e assim, identifique e potencialize suas habilidades, trabalhe nos seus pontos de melhoria, elimine crenças limitantes, pensamentos e comportamentos sabotadores e assim, entenda de forma eficaz suas emoções, sejam elas positivas ou negativas e saiba controla-las.

Coaching de Nutricional


Nesta modalidade, o Coaching oferece subsídios para que a pessoa crie hábitos saudáveis, tenha uma alimentação equilibrada e assim, seja apta a condicionar o seu corpo e a sua mente e assim, maximizar a sua qualidade de vida Portanto, o Coach nutricional trabalha não apenas os aspectos relativos à saúde e nutrição, mas utiliza conhecimentos, técnicas e ferramentas de coaching para propiciar mudanças de pensamento e comportamento

Coaching Corporativo


Nessa modalidade, o processo de Coaching apoia a empresa no que diz respeito a uma melhor atuação e consequentemente, alcance de resultados. Isso ocorre pois a metodologia ajuda as organizações a identificarem e eliminarem gaps de liderança, de processos e de gestão de pessoas, implantar uma cultura organizacional adequada, potencializar a performance dos profissionais, definir objetivos, prazos e estratégias, vencer os desafios diários e expandir sua área de atuação.

Coaching para Concursos


O processo de Coaching para Concursos, através de suas técnicas e ferramentas, tem como objetivo central, aprimorar o cliente de forma intelectual e emocional, ajudar na organização e planejamento dos estudos, definir metas e objetivos, eliminar bloqueios da sua mente e assim, fazer com que o mesmo consiga a aprovação em concursos de forma acelerada.

Coaching de Carreira


Nesse modelo de Coaching, o Coach pode atuar nas diferentes fases da carreira profissional do seu cliente: na escolha da profissão, na entrada e desenvolvimento no mercado de trabalho, no seu aprimoramento, em uma promoção etc. O Coaching de Carreira proporciona ao indivíduo, a visualização dos seus pontos fortes, como também dos pontos que precisam ser desenvolvidos. Isso permite que o Coachee rompa barreiras e crenças limitantes, desenvolva a autoconfiança, a fim de que o seu futuro profissional seja permeado através da exploração de maneira assertiva do seu potencial e atingindo resultados satisfatórios.

Coaching de Equipes


Essa modalidade de Coaching busca desenvolver e capacitar a equipe de determinada empresa para que ela esteja preparada para as mudanças e exigências do mercado. O Coach apoia os colaboradores quanto ao desenvolvimento das competências emocionais e comportamentais dos mesmos, resolução de conflitos, maximização da produtividade e alta performance, entre outras ações. Dessa forma, a empresa é capaz de delegar responsabilidades de acordo com as habilidades de cada profissional, reter talentos, direcionar metas e objetivos e assim, atingir resultados eficazes.

Coaching de Vendas


O Coaching de Vendas oferece ferramentas e técnicas para que o colaborador obtenha êxito no processo de negociação e vendas. Ou seja, através de práticas atualizadas do mercado, a metodologia capacita e desenvolve o vendedor para que ele aborde e negocie com o cliente de forma assertiva, aumente sua performance, adquira autoconfiança, reconheça e potencialize suas competências, corrija seus pontos de melhoria, fidelize o cliente e aumente suas vendas.

Coaching de Empreendimento


Nessa modalidade, o processo de Coaching visa auxiliar, através da aplicação de técnicas e ferramentas, a organização a entender o seu momento atual, suas forças e fraquezas, suas dificuldades, como é o seu ambiente interno e externo, onde ela quer chegar etc. Com isso, a empresa consegue visualizar construir um cenário capaz de favorecer o seu crescimento e desenvolvimento.

Coaching de Recrutamento


O Coaching de Recrutemento tem como principal objetivo, realizar recrutamentos assertivos e assim, diminuir o turnover das organizações. Através das ferramentas adequadas, a metodologia traça o perfil comportamental e a personalidade do colaborador, além de fornecer dados sobre a sua visão de futuro. Dessa forma, o recrutador é capaz de realizar uma avaliação mais aprofundada e assim, analisa se o profissional é a pessoa ideal para a vaga em acerto.

Coaching de Liderança


Nesse processo, são desenvolvidas as características essenciais para uma liderança eficaz, ou seja, o Coaching aprimora a comunicação, a percepção, a inteligência emocional, as técnicas de feedback, as habilidades e competências, a gestão do tempo, o foco e a motivação do gestor, para que então, ele seja capaz de desenvolver um plano estratégico, ações e metas condizentes, criar um ambiente organizacional seguro e acelerar os resultados da empresa.

BENEFÍCIOS PESSOAIS


Desenvolvimento pessoal;

Elevação da felicidade e realização;

Conquista do autoconhecimento e autodesenvolvimento;
Evolução e melhoria contínua;

Melhora na qualidade de vida e equilíbrio interior;

Equilíbrio e inteligência emocional;

Quebra de crenças limitantes;

Alinhamento de valores e missão de vida;

Novas competências e aprimoramento de habilidades;

Melhora na qualidade de vida e bem estar;

Diminuição de estresse e cargas negativas;

Melhora nos relacionamentos pessoais;

Aumento da congruência interna e externa;

Melhoria da autoestima e autoconfiança;

Melhoria no controle das emoções;

Aumento da flexibilidade e adaptação a mudanças;

BENEFÍCIOS PROFISSIONAIS


Desenvolvimento profissional;

Aperfeiçoamento dos planos de negócio;

Estruturação de objetivos e metas claras;

Maior utilização de talentos e Identificação de pontos a serem desenvolvidos;

Identificação e suporte para superar obstáculos;

Agilidade na gestão de mudanças;

Desenvolvimento de competências para o empreendedorismo;

Aumento da visão sistêmica empresarial;

Maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;

Gerenciamento de tempo;

Maximização da performance e dos resultados;

Visão sistêmica;

Recursos para ter comunicação e relacionamento mais eficazes;

Desenvolvimento de habilidades de liderança;

Ampliação da persuasão;

Aumento da produtividade;

Aumento da flexibilidade e adaptação a mudanças.

INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING - IBC
www.ibccoaching.com.br

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee