Saudações Amados (as):
Deus criou a família para ser unida, protegendo e fortalecendo cada membro. Uma família unida, guiada por Deus, é uma grande bênção! Os laços de família são muito fortes.
Deus abençoa a família de quem é fiel a ele. Crescer em uma família que ama e serve a Deus é um grande privilégio. Os pais devem ensinar os filhos sobre Deus e os filhos devem honrar os pais. Todos devem ajudar os membros mais fracos e vulneráveis da família. A família é o lugar ideal para refletir o amor de Deus.
Nem todas as famílias são felizes. Ninguém é perfeito e membros da família podem nos machucar. Mas, com a ajuda de Deus, podemos aprender a perdoar e construir famílias mais fortes.
"Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor".
Josué 24:15
Uma briga de família pode surgir por diversos motivos: dinheiro, choque de personalidades, descaso, ciúmes, ou até mesmo negócios e decisões pessoais. Porém, é justamente em torno da instituição familiar que as formas de organização social se baseiam. Distúrbios no núcleo e no relacionamento familiar podem trazer sérias consequências para todos os integrantes, e, principalmente, para as crianças.
O ambiente familiar interfere no desenvolvimento de toda a estrutura psicológica e emocional da criança durante sua primeira infância (até os 7 anos). É extremamente necessário manter um convívio harmonioso, não apenas nessa fase, mas também, na adolescência e durante toda a vida.
Muitos conflitos familiares são frutos de decepções e frustrações que surgem a partir da confirmação de que as expectativas criadas em torno da relação não serão satisfeitas. Em muitos casos, esses compromissos firmados antes dão lugar a discussões intermináveis.
Também é muito comum que os conflitos familiares sejam gerados a partir de mal-entendidos. Os integrantes não conseguem ouvir outros pontos de vista e argumentam aparentemente a mesma coisa, de modo diferente.
É essencial saber respeitar, perdoar e compreender os outros. Esse é o primeiro passo para reestruturar a vida familiar e dar fim às brigas em família.
Saiba escutar:
O diálogo é extremamente importante para resolver qualquer tipo de conflito. Porém, é preciso saber escutar e, muitas vezes, evitar absorver o que o outro fala. De nada adianta ficar discutindo e faltando com respeito para com o outro se você não consegue parar, escutar e tentar entender um ponto de vista contrário ao seu.
Tenha empatia:
É preciso entender que o ser humano acerta e erra, causa orgulhos e decepções, e que isso é normal. Não exija que o outro seja perfeito. Aceitar a forma que cada um demonstra seu amor é fundamental para um relacionamento familiar saudável, assim como entender que os outros possuem opiniões diferentes também.
Procure entender o ponto de vista de seus familiares e o porquê de pensarem assim.
Pratique o perdão:
Guardar mágoas em relação à seus familiares só irá prolongar uma situação que poderia ter sido resolvida de maneira muito mais rápida. Libere suas tristezas, abra seu coração e fale a respeito de como você está se sentindo em relação à briga.
O perdão é a ponte entre o passado e o futuro; não se pode apagar o que já aconteceu, mas pode-se mudar a forma como você levará o resto da vida.
Assuma quando está errado:
Saber reconhecer seus próprios erros é fundamental para a resolução de um desentendimento. É necessário assumir sua parcela de culpa no que gerou o problema, mas, também, devolver o restante da culpa para a outra pessoa.
"Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente."
1 Timóteo 5:8
"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo."
Efésios 4:32
Como é bom ter o amor de uma família! A família é uma bênção que Deus nos dá. Ele nos criou para fazermos parte de uma família, onde aprendemos o significado do amor. Deus também nos deu uma família espiritual: a igreja. Temos muito que agradecer a Deus pela família.
Nem sempre é fácil conviver com a família. Muitas famílias têm grandes problemas e muitas pessoas nem sequer têm família. Mas Deus tem poder para restaurar relacionamentos e dar uma nova família a quem não tem.
Um forte abraço!
Sucesso, Saúde, Proteção e Paz.