O Airsoft é um dos esportes que mais crescem atualmente, e pode ser encontrado em quase todos os estados e grandes cidades. 

Apesar da compra dos equipamentos ser restrita para maiores de 18 anos, existe uma discussão grande em torno do fato de menores de idade poderem ou não jogar. Alguns defendem que pode, como o exposto no post Menores de 18 anos podem jogar Airsoft?, outros dizem que não.

Mas a realidade prática é que muitas equipes, eventos e principalmente muitos pais permitem que seus filhos pratiquem o esporte, seja na forma de jogos, seja brincando de tiro ao alvo. Pensando nessas situações montamos este post com algumas dicas à estes pais.

 O Airsoft como atividade recreativa:

Por ser baseado em estratégias de equipe é uma excelente oportunidade de atividade em família. No esporte podem ser aprendidas lições valiosas, tais como trabalho em equipe, espírito esportivo, e perseverança.

É uma ótima maneira de passar tempo ao ar livre com os filhos, e construir uma relação de cumplicidade dentro e fora do campo. Jogar Airsoft é também uma ótima oportunidade para eles construírem autoconfiança através dos desafios e missões do esporte.

O Airsoft pode permitir a eles interagirem ativamente com os amigos, e ao mesmo tempo, aprenderem a disciplina, foco e construir resistência e aptidão física. É uma ótima maneira de incentivá-los a tornarem-se mais ativos e apreciar o tempo ao ar livre.

O Airsoft tem certas regras e diretrizes que deverão ser seguidas para garantir a segurança e o divertimento. Como acontece com qualquer esporte recreativo existem riscos de lesão, no entanto, ao seguir algumas orientações de segurança é possível evitar acidentes.

Responsabilidade dos pais:

Os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e aplicação de práticas de segurança e são responsáveis pelo comportamento e bem-estar deles. Os pais devem aceitar a responsabilidade de aprender, praticar e ensinar as regras de segurança dos equipamentos.

Os pais devem ser incentivados a estar presentes em todos os aspectos do esporte e aprender as lições e conceitos do esporte. Desta forma, seus filhos irão se lembrar e repetirão as medidas de segurança. Sob a lei do país, apenas maiores de 18 anos podem comprar armas de Airsoft, menores de idade podem usar e manejar as armas somente com autorização dos pais.

“Não espere que os outros jogadores tenham “o amor” que você tem pelo seu filho. Em campo, ele é um operador como outro qualquer. 

Você não é PAI dentro do campo, é um companheiro de time. Então não vá tirar satisfação com outro operador porque seu filho levou um tiro e machucou. Isso é ridículo. A responsabilidade é sua de levar um menor ao campo, não do outro operador. 

NADA que aconteça ao seu filho dentro do campo é responsabilidade de outros, ela é toda SUA.” 

(por: Eduardo Nakiri)

Falando com seus filhos sobre a segurança do Airsoft

Mesmo que ninguém da sua família seja proprietária de uma arma de Airsoft, as chances de conhecer alguém que pratique o esporte são grandes. 

Seu filho pode entrar em contato com uma pistola de Airsoft na casa de um vizinho, ao jogar com os amigos, ou em outras circunstâncias fora de sua casa.

É fundamental ensinar a ele o que fazer se ele tiver a oportunidade de manejar uma arma e é responsabilidade dos pais instruí-los. 

Explicar as regras e responder a todas as suas dúvidas pode esclarecer e diminuir sua curiosidade em relação as armas. Preocupe-se em esclarecer as dúvidas dos amigos de seu filho também.

É a falta de informação o maior responsável pelos acidentes. 

Assim, converse com seu filho e explique tudo sobre segurança dentro e fora de campo. Isso vale para airsoft, paintball, armas de fogo, ou qualquer outra coisa que apresente algum risco se mal utilizado. 

Proibir ou esconder informações só vai deixá-los mais curiosos e na primeira oportunidade que tiverem de interagir com as armas de airsoft o farão de maneira errada, e é aí que mora o perigo.

“Não FLOREIE o airsoft para seu filho. Explique os riscos. Explique que ele pode se machucar. Explique que ele pode levar um tiro à queima roupa e que pode fazer um belo hematoma. Eu dei dois tiros nas costas dos meus, para ninguém se assustar dentro de campo. Não é cruel, é o que VAI acontecer. E deixe que ELES decidam se querem ir ou não.

Prepare-se psicológicamente para isso. Porque pode ter campo que não aceita menor. Pode ter jogador que não aceitar jogar contra ou a favor de menor, pode ter gente que não aceite morrer por levar tiro de criança. Tudo é possível e a culpa não é deles (exceto pelo “não morrer”), é direito deles. Você tem que aceitar e não se revoltar. Só aí você já está mostrando equilíbrio emocional para seu filho.” (por: Eduardo Nakiri)

Diretrizes de segurança básicos

As diretrizes listadas aqui se destinam a ajudar o praticante e proprietário de armas de Airsoft, a compreender a responsabilidade de possuir os equipamentos. Não é um conjunto abrangente de regras e não há nenhum substituto para o bom senso e discrição.

Uma ótima maneira de se familiarizar com o esporte é acompanhar o seu filho no campo de Airsoft e ver o jogo em ação. Você poderá observar orientações de segurança e regras em vigor para garantir o bem-estar de todos os jogadores.




Equipamento de proteção essencial

As armas de airsoft disparam pequenos BBs (6 mm) de plástico leve e, dependendo da qualidade, marca e tipo de arma, podem variar na velocidade.

“PROTEJA-O. Até mais que você mesmo. Assim você corre menos risco de se sentir culpado (ou revoltado) quando seu filho for atingido em campo. E vai. E vai doer nele e em você.” (por: Eduardo Nakiri)

Óculos e máscara facial – A proteção adequada dos olhos deve ser usada em todos os momentos. 

A maioria dos campos de Airsoft exigem óculos e máscaras de boa qualidade com vedação completa. Vestir uma máscara facial com uma lente de segurança irá ajudar a prevenir a maioria das lesões, além dele ser necessário em todos os momentos em que estiver perto de alguém portando arma. Esse é o maior erro cometido e deve ser o mais trabalho.

“Não quer gastar grana com você ? Tudo bem. Mas não economize com seu filho. Quando ele levar um tiro à queima-roupa e pegar numa numa área descoberta, você vai se arrepender. Pegue uma máscara que cubra orelhas, testa, rosto inteiro. De preferência com lente dupla termal, para não embaçar. Assim não corre o risco dele querer levantar a máscara no meio do jogo” (por Eduardo Nakiri)

Camisas ou casacos e calças de manga comprida também são altamente recomendados para jogar airsoft, eles servem para proteger os jogadores dos disparos das BBs e dos raios solares.

Botas e Coturnos – A maioria dos clubes e campos recomenda utilizar calçados adequados de qualidade e com proteção ao tornozelo.

Coletes táticos são destinados a atenuar o impacto de um BB e também permitem que você carregue seus equipamentos, como por exemplo, munições, mapa e água.

Luvas – Você precisa proteger suas mãos, luvas acolchoadas estão disponíveis e irão mantê-las seguras durante o jogo.

Capacete: “Não só para proteger a cabeça contra batidas não. Meu filho levou um tiro à queima-roupa e pegou na cabeça, arrancou o couro cabeludo. Dê um jeito e prenda a máscara no capacete, não deixando nem um vão entre eles. Maior segurança.”
(por Eduardo Nakiri)

Regras gerais e melhores práticas

Sempre mantenha a arma apontada para uma direção segura.

Se você está atirando ou simplesmente lidando com uma arma, não aponte para si ou para os outros. 

O senso comum lhe dirá qual direção é a mais segura. Ao ar livre, é geralmente seguro apontar a arma para o chão, ou, se você está em um campo de tiro de campo Airsoft, em direção ao alvo.

Sempre mantenha o seu dedo fora do gatilho até que esteja pronto para atirar. Isso evita disparos acidentais.

Ao segurar uma arma de Airsoft, descansar seu dedo no gatilho fora do guarda-mato ao lado da arma. Até que você esteja realmente pronto para disparar, não toque no gatilho.

Manter a arma sempre descarregada até que você esteja pronto para usá-la.

Se você possui uma arma de Airsoft e não sabe como operá-la, não a use. Aponte para uma direção segura, mantenha o dedo fora do gatilho, e a armazene de forma segura. 

Procure assistência competente e instrução ao mesmo tempo. Um adulto não treinado pode ser tão perigoso quanto uma criança curiosa.

Nunca, em nenhuma circunstância se pode apontar uma arma de Airsoft para as pessoas em público.

Todas as armas de Airsoft possuem interruptor de segurança no gatilho, ensine o seu filho a deixar o gatilho travado em todos os momentos pertinentes, como por exemplo, quando estiver fora do campo e ao trocar as munições.

Como lidar com o transporte de forma segura:

A maioria das AEGS de Airsoft possui aparência realista e devem ser transportadas de forma consciente, pois podem ser confundidas com armas reais. Nunca, em nenhuma circunstância transporte sua arma de maneira ostensiva e ameaçadora. 

Apesar de raro já ocorreu casos em que pessoas foram presas e até alvejadas pela polícia que achou que eram armas de verdade. Assim, em hipótese alguma as armas de airsoft devem ser exibidas em público.

Elas devem ser armazenadas em caixa ou case apropriado e em lugares discretos, como por exemplo, o porta malas.

Um menor de idade jamais deve transportar uma arma de airsoft desacompanhado de seu pai ou responsável.

Localização para jogar Airsoft

Um bom lugar para jogar airsoft deve ser apropriado e ter a autorização para a prática.

Quintais, áreas públicas e parques não são locais adequados para prática.

Escola, faculdade, clubes, festas a fantasia, etc., também não são locais para se levar uma arma de airsoft.

Se você tiver uma reunião com os jogadores e as armas forem levadas é uma boa ideia avisar os vizinhos para evitar o pânico e as chamadas para a polícia.

Quanto mais você conversar sobre o assunto, participar em conjunto dos eventos e dar o exemplo, mais responsáveis e seguros serão e estarão seus filhos. 

O airsoft proporcional uma fantástica ferramenta de interação familiar então aproveite. Converse sobre o assunto, estudem táticas junto, aprendam como funcionam os equipamentos, e divirtam-se.

Lembre-se que o airsoft é: segurança, honra e diversão. Ponta laranja é obrigatório.

E você, conhece o Airsoft? Pratica esse esporte? 

Você é contra o Airsoft? 

Deixaria seu filho praticar esse esporte?

Conte para nós, deixe seu comentário no campo abaixo, você pode comentar com sua conta Google ou escolher a opção "Nome e Url" (Escreva seu nome no campo URL coloque link de seu blog ou deixe em branco); Ou escolha a opção "Anonimo".

O importante é você participar e deixar sua opinião.

Um forte abraço.

2 Comentários

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

  1. Renato Augustoagosto 11, 2018

    Fiquei conhecendo um pouco sobre esta modalidade depois de assistir uma reportagem a poucos dias de um menino menor de 15 anos se não estou enganado que colocava video na internet mostrando as armas, formas de usar e saia para brincar em casas abandonadas e os pais foram repreendidos pelas autoridades algo assim. Sou a favor de todos os esportes, que tenham regras, sejam regulamentados e que seus praticantes tenham disciplina e responsabilidade, neste esporte será que nós brasileiros estamos preparados para isso? Se nossos meninos tem poder aquisitivo para praticar de forma total de segurança? pelo que entendi a custo para inúmeros acessórios para a segurança do esporte. Ou é mais um esporte só para filhos de bacanas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, obrigado por sua visita e participação no SHD. Sou suspeito em responder sua pergunta pois não pratico tal esporte embora tenha membros da família que praticam conforme o vídeo simulação (Irmão + Primo). O pouco que falei com eles a respeito concordo com você que para uma segurança total para este esporte há sim um custo que é realmente necessário, talvez conforme o esporte cresça como vem crescendo o custo acabe sendo mais em conta. Sobre o os vídeos do garoto não tinha visto e após ler seu comentário fiz uma busca na internet, encontrei alguns fatos sobre as armas de um canal de TV Aberto que para mim não tem valor algum, tanto na tv como em outros meios pois acreditam que valorizam mais coisas negativas e que destroem famílias. Encontrei sim o vídeo que você menciona que para mim é puramente MIMIMI por ser um menino menor mostrando e ensinando como funciona uma arma do esporte. Mimi porque tem meninos da idade dele em nosso pais dando é tiro de fuzil destruindo vidas e famílias. O que ocorre que a mentalidade do brasileiro é diferente dos americanos por exemplo e certamente esse esporte deve ter origem americana não tenho certeza. Na minha ignorância ao esporte creio que funciona em forma de grupos, equipes que se unem para contra outra equipe acontecer a brincadeira, então cabe os organizadores dessas equipes criarem regras como academia de lutas tipo kung Fu a milhares de praticantes e você não vê lutas e pancadaria nas ruas, praças, etc. É tudo questão disso mesmo Disciplina e Responsabilidade. Obrigado e um forte abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee