Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

A comunidade do bairro Ermelino Matarazzo, na zona leste paulistana, ganha o projeto Painel Sustentável que tem como pilar a economia circular, a partir da reciclagem de garrafas de vidro, da capacitação e formação profissional para sua transformação e da valorização da história local por meio da arte e da consciência ambiental.

Numa parceria entre a comunidade, instituições sociais, profissionais, artistas locais e a Owens Illinois (maior fabricante de embalagens de vidro do mundo, instalada em Ermelino Matarazzo), o projeto tem início em janeiro de 2021. A programação (toda gratuita) oferece oficinas de formação e capacitação para jovens, workshops e palestras para os moradores e alunos de escolas da região, além da entrega de um minidocumentário (sobre o projeto e o bairro) e do Painel Sustentável (obra de arte com 50 m² que resultará das oficinas e ficará exposta permanentemente em local público como um presente para os moradores).

Divulgação Reprodução Crédito Fonte

No dia 5 de janeiro começam as oficinas regulares de Design em Vidro pelo Método Fusing. A técnica do fusing - aprimorada, ao longo de 10 anos de pesquisa, pelo artista plástico Evandro Damasceno - permite transformar a garrafa de vidro em peças artísticas pela alta temperatura (800ºC). Evandro vai ministrar as aulas teóricas e assinar o Painel Sustentável, construído em pastilhas de vidro reciclado de garrafas, que será criado coletivamente durante as oficinas, tendo como inspiração a história do bairro Ermelino Matarazzo.

Paralelamente, acontecem as Oficinas de Audiovisual (de foto e vídeo) para o público jovem, com coordenação do professor Alexandre de Oliveira, cujo resultado final será a produção de um minidocumentário com o registro do processo de reciclagem e transformação das garrafas de vidro até a criação do Painel Sustentável, além e apresentar o bairro com suas histórias e curiosidades. Completando a programação, ocorrem palestras nas escolas sobre economia circular (reciclar / reduzir / reutilizar) e encontros com a comunidade por meio de palestras e workshops com o intuito de conscientizar e informar sobre a importância da economia sustentável, os benefícios da redução de resíduos vítreos e as oportunidades - de trabalho, artísticas e de empreendedorismo - que essa atitude consciente é capaz de gerar para a população.

As oficinas serão realizadas na Fábrica de Vidro Palmares, coordenada pelo líder comunitário Khondi, que é uma instituição especializada na área do fusing artesanal e artístico com foco em garrafas de vidro, gerando economia solidária e transformação pela arte em Ermelino Matarazzo. Foi desta instituição que Evandro Damasceno emergiu como especialista na técnica. Na adolescência, integrava um projeto social que despertou nele o interesse em transformar a garrafa de vidro em arte. Sobre o Painel Sustentável, Khondi diz que “espera que o projeto inspire outras comunidades a montarem suas fábricas de reciclagem de garrafas de vidro, retirando-as das ruas e dos rios, gerando renda para artistas plásticos pela transformação do ‘lixo’ em ‘luxo’”.

O vidro, que leva milhares de anos para se decompor na natureza, tem infinitas possibilidades de transformação. A elaboração do projeto levou em conta a questão ambiental, diante do baixíssimo valor pago pelas garrafas nos centros de recolhimento de material reciclável, desestimulando o seu recolhimento. 

O projeto Painel Sustentável foi desenvolvido após estudos sobre a garrafa de vidro, tendo a técnica desenvolvida por Evandro Damasceno como alternativa para retirar esse resíduo da natureza por meio da reciclagem artística. 

O local escolhido para dar corpo a esta iniciativa não poderia ser mais apropriado. Além de Ermelino Matarazzo ser um bairro periférico com escassas possibilidades de trabalho e de formação para os jovens, abriga a maior fabricante de garrafas de vidro (a Owens Illinois que abraçou e patrocina o projeto) e também a única fábrica de reciclagem das mesmas garrafas de que se tem conhecimento (a Fábrica de Vidro Palmares, que vai abrigar as oficinas).

Integrar a comunidade ao seu ambiente pela conscientização e geração de renda local, diminuindo o índice de vulnerabilidade e potencializado o sentido de cidadania é o propósito do projeto. “É importante mostrar para os jovens que há possibilidades de trabalho e renda no próprio bairro, partindo da oportunidade de uma formação agregada à versatilidade da reciclagem das garrafas e ao estímulo para a criatividade artística”, finaliza Gisele Rosa, curadora do Painel Sustentável, artista plástica e design de peças feitas com garrafa de vidro.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!


 Atenção: Antes de sair nos ajude clicando aqui para nossa página inicial

GeraLinks - Agregador de links