Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente, Vem Com a Gente!

Fortes e Unidos Somos Melhores!
Seja Hoje Diferente:

Reprodução Divulgação

A nova carteira estudantil gratuita, criada no final de 2019 por Bolsonaro, parece estar com seus dias contados. Isso porque a Medida Provisória (MP) da ID Estudantil em breve perderá a validade e provavelmente não será aprovada pelo Congresso.

Por que foi criada a ID Estudantil?

A ID Estudantil foi criada por Bolsonaro para ser uma carteira estudantil digital gratuita do governo. Com ela os estudantes poderiam ter os mesmos benefícios da carteira estudantil da UNE, (União Nacional dos Estudantes) como a meia-entrada em shows e cinemas. A ID estudantil foi criada, sobretudo, para prejudicar a UNE, cuja principal fonte de renda é a expedição do documento. Como a UNE tende a apoiar partidos de esquerda, Bolsonaro vê a instituição como algo prejudicial a seu governo.

Votação da lei da nova carteira estudantil gratuita continua parada

Desde que a MP foi publicada, a lei da ID Estudantil continua parada na Câmara, ou seja, é provável que a nova lei não seja aprovada a tempo. O prazo de aprovação da MP da nova carteira estudantil vai até a segunda quinzena de fevereiro, quando a MP perde a validade. Para a lei ser aprovada, a MP precisa ser aprovada por maioria simples na Câmara e no Senado.

Segundo parlamentares ouvidos pelo UOL, é quase impossível que a MP da nova carteira estudantil seja aprovada a tempo; afinal, ela nem ao menos foi discutida no Congresso ou nas comissões especializadas.

Parlamentares afirmam que, agora, a possibilidade de aprovação desta MP é praticamente nula, já que a pauta não chegou a ser discutida no Congresso nem nas comissões especializadas. Os parlamentares retomaram ontem as atividades legislativas.

UNE é contra a nova carteira estudantil

Iago Montalvão, presidente da UNE, é contra a MP e conversou com deputados, argumentando que não há urgência na aprovação da MP. Inclusive ele afirma que a MP seria ilegal, por tratar de um tema sem urgência. A preocupação de Montalvão em relação à ID Estudantil tem dois motivos: primeiramente, por prejudicar a sustentabilidade financeira da UNE. No entanto, ele também tem preocupação com a questão do uso dos dados fornecidos pelos estudantes.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: site oficial da ID Estudantil.

Texto: Seu Credito Digital
Postagem Anterior Próxima Postagem
 Juntos Somos Mais Fortes, Unidos Somos Melhores e Que Seja Hoje Diferente
Novos Artigos

GeraLinks - Agregador de links