Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente


Inconfundível, o hino do Palmeiras tem uma identificação enorme com seu torcedor, que costuma entoar o cântico de “pulmões cheios”, a letra composta em 1949 por Antonio Sergi, traduzia as glórias passadas e previa o futuro de conquistas da equipe alviverde. Trechos famosos como “torcida que canta e vibra” e “defesa que ninguém passa”, foram eternizados e até hoje ecoam nos estádios em jogos do Verdão.

As informações são do Torcedores confira

A história

Até 1949, o Palmeiras possuía um outro hino, criado pouco tempo depois da fundação do clube, em tempos de Palestra Itália. Com a remodelação de nome e escudo, o time alviverde precisava de um novo hino para simbolizar “novos tempos”. Foi então que, Antonio Sergi, italiano de nascimento, mas brasileiro de coração, entrou para a história palestrina. Maestro compositor e regente da orquestra ítalo-brasileira, ele compôs a letra e a melodia do hino palmeirense.

Contudo, como não tinha o costume de escrever letras, ficando somente com a regência e arranjos musicais, utilizou um pseudônimo Gennaro Rodrigues para assinar o hino palestrino. Fato que gerou confusão por muitos anos com os torcedores procurando o “verdadeiro” autor. Além de músico, Sergi era também médico cardiologista formado pela Escola Paulista de Medicina e professor do Consultório Dramático e Musical de São Paulo.

Curiosidades

Pouco tempo antes de falecer, no ano de 2003, Antonio Sergi concedeu uma entrevista à Jovem Pan e contou detalhes sobre a sua composição de maior sucesso, inclusive, que o primeiro a cantar o hino foi um corintiano. “Ele era. Mas era meio parente meu”. – disse Sergi, se referindo à Alberto Marino, que era um corintiano e era filho do Roberto Marino.

O músico e doutor ainda revelou que o irmão acabou sendo uma grande motivação para composição do hino alviverde.

“Se tinha um jogo ele (o irmão) ouvia; se estivesse vencendo estava tudo bem; se estivesse perdendo ficava com febre e mau humorado. Então eu precisava animar esse irmão. E eu fiz um hino e com o hino ele vai ganhar sempre. Essa é a verdade.”



LETRA DO HINO DO PALMEIRAS:

Quando surge o Alviverde imponente
No gramado em que a luta o aguarda
Sabe bem o que vem pela frente
Que a dureza do prélio não tarda

E o Palmeiras no ardor da partida
Transformando a lealdade em padrão
Sabe sempre levar de vencida
E mostrar que de fato é campeão

Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra (2x)

Por nosso Alviverde inteiro
Que sabe ser brasileiro
Ostentando a sua fibra

Comente este artigo

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Lembre-se todas palavras ou frases na cor laranja são links especiais relacionados ao assunto do artigo ou da palavra, não deixe de clicar neles.

GeraLinks - Agregador de links | Agregador de conteúdo TrendsTops