Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente, Vem Com a Gente!

Tecnologia que aproxima os fiéis do evangelho Rede lançada no ano passado revela surgimento de novas ferramentas de comunicação na Igreja Católica

As informações são do Diario de Pernambuco

O consultor de viagens Taynon Santana, 25 anos, chegou ao céu há seis meses. De lá, tem a rotina acompanhada por 7,5 mil seguidores. Quase todo dia, procura enviar uma mensagem sobre a vida junto ao Senhor para eles. Taynon não vive em nenhuma distopia ou encontrou um canal de comunicação com o além. Ele é o adepto mais fiel da primeira rede social exclusiva para católicos. A rede Céu, lançada no fim do ano passado em Pernambuco, é expoente de um movimento crescente de utilização das novas tecnologias de informação e comunicação para aproximar as igrejas dos fiéis. Evangelhos pelo Whatsapp e celebrações transmitidas ao vivo pelo Facebook são outras expressões crescentes da fé na era digital, reforçadas em épocas comemorativas, como na Semana Santa.

A aproximação da Igreja Católica com o espaço digital tem em um dos seus exemplos mais expressivos a presença do papa Francisco nas redes sociais. Com contas no Twitter e Instagram, o pontífice utiliza os canais para evangelização e também para emitir declarações sobre temas da atualidade. Nem sempre, porém, a relação da igreja com as tecnologias de comunicação foi tão amistosa. Entre os séculos 15 e 19, período ligado à inquisição, a relação com os meios de comunicação era marcada pela repressão e censura, lembra a publicitária Ana Cíntia Silva, no estudo Igreja Católica e Novas Tecnologias: uma análise do Twitter do papa Francisco durante a JMJ 2013.

O primeiro documento da Igreja Católica sobre a comunicação, de acordo com a pesquisa, foi a carta encíclica Vigilanti Cura, de 1936. O segundo foi a carta encíclica Miranda Prorsus, escrita pelo papa Pio 12, que aborda o fenômeno comunicacional atrelado ao cinema, à televisão e ao rádio. Nos dois documentos, já eram apontados os lados positivos e negativos, segundo a visão católica, desses meios. O terceiro documento, escrito durante o Concílio Vaticano 2, marcou em definitivo o entendimento pela igreja de que os meios de comunicação são um canal para evangelizar. Durante o concílio, foi decretado o Dia Mundial das Comunicações, no qual todos os anos é feita uma reflexão sobre o papel das tecnologias.

No século 21, o uso da internet e das redes sociais é também uma forma de aproximar os jovens e reter os fiéis na igreja. Em 1970, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos representavam 92% da população. Em 2010, passou a ser 64%. Inseridos dentro da igreja católica desde a infância, um grupo de empresários pernambucanos decidiu somar as experiências profissionais em prol de criar um elo de reaproximação, sobretudo dos jovens, com a igreja. Em 2016, eles começaram a desenhar o que seria a rede social Céu. “Sabemos que a mídia tradicional está passando por uma revolução e uma grande incógnita era como fazer essa ligação com os fiéis. Pensamos em uma forma de trazer o católico de volta à igreja e evangelizar por meio da internet”, disse um dos criadores, de 35 anos, que prefere manter o anonimato.
ceu.social
A rede Céu foi iniciada em novembro apenas em fase de testes, mas já tem mais de 7 mil membros. Até o fim de 2019, será lançada oficialmente em cinco idiomas com o objetivo de alcançar a meta de milhões de católicos pelo mundo. Por enquanto, ela funciona por meio de compartilhamentos em feed, como no Facebook, no qual os usuários podem inserir mensagens sobre a rotina vinculada à igreja, de incentivo aos demais, passagens bíblicas e atividades religiosas. No lugar do botão curtir, está o “Amém”. Há também o botão “confessar”, em anonimato, onde as pessoas podem confidenciar ter vivido situação parecida.

O Seja Hoje Diferente também esta na Rede Social Céu Confira!

Participe você também desta rede social e caso já seja um participante não deixe de seguir nosso perfil oficial no Céu clicando aqui.

Um forte abraço!
Postagem Anterior Próxima Postagem
Lembre-se todas palavras ou frases na cor laranja são links especiais relacionados ao assunto do artigo ou da palavra, não deixe de clicar neles.

GeraLinks - Agregador de links | Agregador de conteúdo TrendsTops

Não esqueça: Você pode ser diferente e nos ajudar? Clique aqui