Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente, Vem Com a Gente!

Foto Reprodução Facebook Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

Saudações Amados do Seja Hoje Diferente.

O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo é uma conjunção em rede de vários coletivos e fazedores de cultura do bairro, com objetivo de fortalecer a cena cultural e as lutas populares ligadas a cultura local. 

Em sua origem está a rede Cultura ZL, que desde 2011 buscava alinhar as agendas dos coletivos locais e promover discussões sobre as demandas culturais do bairro, cobrar as autoridades responsáveis, além de produzir registros e informativos sobre a movimentação artística de Ermelino Matarazzo

Como principal demanda levantada pela rede Cultura ZL ao longo de sua existência estava a implementação de um equipamento cultural público e capaz de atender à diversidade de manifestações culturais presentes no bairro.

A partir de 2013, com o encontro entre diversas redes culturais da cidade, começam a surgir fóruns regionais de cultura, como o Fórum de Cultura da Zona Leste. 

Esse período marca o início da transição da Rede Cultura ZL para o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, compreendendo seu caráter orgânico e horizontal como eixos fundantes para construir a luta. Nesse período, a busca por um espaço público de cultura em Ermelino volta a aparecer com muita força, sendo a principal demanda do Movimento. 

Em 2014, em negociação com a subprefeitura, adentramos o espaço localizado à Avenida Paranaguá, 1633, para realização de atividades culturais. 

O prédio em questão tinha sido a sede da subprefeitura há muitos anos, sendo um prédio público, mas que estava abandonado e sem função social há bastante tempo. 

A utilização do prédio pelos coletivos culturais do bairro, no entanto, teve prazo curto, já que o Movimento se recusava (e ainda se recusa) ao alinhamento político-partidário e a fazer palanque para figuras políticas em eventos culturais. Assim, impediu-se a utilização do espaço para uso cultural. 

Em 2015, o Movimento inicia a Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo, na Praça Benedicto Ramos Rodrigues, como forma de denúncia à falta de espaços de cultura no bairro e, ao mesmo tempo, como forma de dar visibilidade à produção cultural local. 

Toda semana eram realizados eventos na praça, como Cinepipoca, o Sarau Ermelino Ocupa, a Batalha Ocupa, Recreação Infantil, etc.

Com amplo apoio da comunidade, manifestado tanto presencialmente nas atividades quanto em campanhas na internet, a pauta de uma Casa de Cultura para Ermelino Matarazzo ganha o bairro e a cidade e passa a pressionar o poder público municipal. 

Nesse contexto, com apoio dos coletivos, dos moradores e dos movimentos culturais de toda a cidade, nasce em 2016 a Ocupação Cultural Mateus Santos, no mesmo espaço do qual o Movimento havia sido convidado a se retirar em 2014. Com o ganho de legitimidade, o poder público municipal passa a reconhecer o espaço e o decreta como Casa de Cultura Municipal de Ermelino Matarazzo, em dezembro de 2016. 
  
Apesar disso, a atual gestão da prefeitura (João Dória/Bruno Covas) e da Secretaria Municipal de Cultura (André Sturm) não assume sua responsabilidade perante esse importante equipamento cultural, ignorando o seu processo histórico de construção e desrespeitando o direito à cultura garantido por lei para toda a população de Ermelino Matarazzo. Além de não disponibilizar verbas e programação para o espaço, a prefeitura ordenou, em 2017, o seu fechamento e os cortes de energia elétrica e de água. 

O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, nesse contexto de despreparo e ilegitimidade das decisões do poder público, assume a gestão da Ocupação, o único espaço cultural do nosso bairro. A gestão é feita de forma horizontal e colaborativa, com apoio de dezenas de coletivos, artistas, parceiros e colaboradores.

A luta continua!   

Acompanhe os eventos do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo no Facebook Clicando aqui

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
Postagem Anterior Próxima Postagem
Lembre-se todas palavras ou frases na cor laranja são links especiais relacionados ao assunto do artigo ou da palavra, não deixe de clicar neles.

GeraLinks - Agregador de links | Agregador de conteúdo TrendsTops

Não esqueça: Você pode ser diferente e nos ajudar? Clique aqui