Blog Diferente Para Ser Diferente
O Portal do Bem Seja Hoje Diferente tem o objetivo de unir em todo o Brasil pessoas, grupos e organizações que fazem o bem não importa a quem!

Foto Reprodução Facebook Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

Saudações Amados do Seja Hoje Diferente.

O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo é uma conjunção em rede de vários coletivos e fazedores de cultura do bairro, com objetivo de fortalecer a cena cultural e as lutas populares ligadas a cultura local. 

Em sua origem está a rede Cultura ZL, que desde 2011 buscava alinhar as agendas dos coletivos locais e promover discussões sobre as demandas culturais do bairro, cobrar as autoridades responsáveis, além de produzir registros e informativos sobre a movimentação artística de Ermelino Matarazzo

Como principal demanda levantada pela rede Cultura ZL ao longo de sua existência estava a implementação de um equipamento cultural público e capaz de atender à diversidade de manifestações culturais presentes no bairro.

A partir de 2013, com o encontro entre diversas redes culturais da cidade, começam a surgir fóruns regionais de cultura, como o Fórum de Cultura da Zona Leste. 

Esse período marca o início da transição da Rede Cultura ZL para o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, compreendendo seu caráter orgânico e horizontal como eixos fundantes para construir a luta. Nesse período, a busca por um espaço público de cultura em Ermelino volta a aparecer com muita força, sendo a principal demanda do Movimento. 

Em 2014, em negociação com a subprefeitura, adentramos o espaço localizado à Avenida Paranaguá, 1633, para realização de atividades culturais. 

O prédio em questão tinha sido a sede da subprefeitura há muitos anos, sendo um prédio público, mas que estava abandonado e sem função social há bastante tempo. 

A utilização do prédio pelos coletivos culturais do bairro, no entanto, teve prazo curto, já que o Movimento se recusava (e ainda se recusa) ao alinhamento político-partidário e a fazer palanque para figuras políticas em eventos culturais. Assim, impediu-se a utilização do espaço para uso cultural. 

Em 2015, o Movimento inicia a Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo, na Praça Benedicto Ramos Rodrigues, como forma de denúncia à falta de espaços de cultura no bairro e, ao mesmo tempo, como forma de dar visibilidade à produção cultural local. 

Toda semana eram realizados eventos na praça, como Cinepipoca, o Sarau Ermelino Ocupa, a Batalha Ocupa, Recreação Infantil, etc.

Com amplo apoio da comunidade, manifestado tanto presencialmente nas atividades quanto em campanhas na internet, a pauta de uma Casa de Cultura para Ermelino Matarazzo ganha o bairro e a cidade e passa a pressionar o poder público municipal. 

Nesse contexto, com apoio dos coletivos, dos moradores e dos movimentos culturais de toda a cidade, nasce em 2016 a Ocupação Cultural Mateus Santos, no mesmo espaço do qual o Movimento havia sido convidado a se retirar em 2014. Com o ganho de legitimidade, o poder público municipal passa a reconhecer o espaço e o decreta como Casa de Cultura Municipal de Ermelino Matarazzo, em dezembro de 2016. 
  
Apesar disso, a atual gestão da prefeitura (João Dória/Bruno Covas) e da Secretaria Municipal de Cultura (André Sturm) não assume sua responsabilidade perante esse importante equipamento cultural, ignorando o seu processo histórico de construção e desrespeitando o direito à cultura garantido por lei para toda a população de Ermelino Matarazzo. Além de não disponibilizar verbas e programação para o espaço, a prefeitura ordenou, em 2017, o seu fechamento e os cortes de energia elétrica e de água. 

O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, nesse contexto de despreparo e ilegitimidade das decisões do poder público, assume a gestão da Ocupação, o único espaço cultural do nosso bairro. A gestão é feita de forma horizontal e colaborativa, com apoio de dezenas de coletivos, artistas, parceiros e colaboradores.

A luta continua!   

Acompanhe os eventos do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo no Facebook Clicando aqui

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
Postagem Anterior Próxima Postagem
O Portal do Bem Seja Hoje Diferente tem o objetivo de unir em todo o Brasil pessoas, grupos e organizações que fazem o bem não importa a quem, trazer boas notícias e informações a nossos amigos visitantes, entretenimento e muito mais, sejam todos bem vindos.
Dúvidas, Sugestões, Feedback do Seja Hoje Diferente, Agendar Entrega na sede do SHD ou Retirada Pelo Fusquinha do Bem, Ofertar Colaboração ou Doação. Parcerias, Divulgação, Guest Posts e Outros. Entre em contato pelo Whatsapp no botão abaixo:
Whtasapp Oficial do Seja Hoje Diferente