Não é preciso estar diariamente em uma agência de marketing digital para saber que o universo do negócios é uma máquina que nunca para. Com o mundo em constante evolução, é fundamental que novas ferramentas, técnicas e estratégias surjam, o tempo todo, com o objetivo de melhorar a experiência dos nossos clientes e alavancar resultados positivos. 

Foi assim que surgiu o Marketing 4.0! Na realidade, o título de 4.0 para estratégia foi nomeado por um dos gurus da área, Philip Kotler, no livro Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Com o título, já é possível entender para qual a linha a obra segue, não é mesmo?

Para manter você por dentro de tudo o que está por vir, criamos este artigo com informações preciosíssimas sobre o assunto, confira!

Como surgiu?
Se antes, o Marketing era pautada nos famosos 4 P’s — preço, produto, praça e promoção — hoje, o cenário é um pouco diferente. Após o 3.0 enraizar todas as suas estratégias no consumidor, Kloter levou em consideração o estilo de vida e tudo o que está em volta dos clientes. 

Hoje, podemos dizer que o Marketing 4.0 é pautado nos 4 F’s — ou F-Factor. São eles:

- Friends (Amigos);
- Family (Família);
- Fans (Fãs), 
- Followers (Seguidores).

Neste sentido, a versão atual conceituada por Kloter é ainda mais focada no consumidor, do que o Marketing 3.0 —  que teve como base o cliente no centro das decisões e a criação de empresas e marcas mais humanizadas. 

Hoje, o Marketing 4.0 é pautado na rotina do cliente, quais são seus gostos, ideologias e estilo de vida. E, claro, hoje é possível executar essas estratégias graças ao avanço da comunicação, em que todos possuem a internet 24 horas por dia, ao toque dos dedos. 

Principais características
Estão entre as principais características do novo conceito de Kotler, podemos destacar: 

- Analisar que o consumidor tem menos tempo e mais maneiras de se distrair;
- Omnichannel (estar em todos os canais acessíveis ao cliente);
- Integração entre empresa e consumidor;
- Foco no momento;
- Análises de comportamento;
- Produção de conteúdo;
- Integração do marketing tradicional com o digital;
- Maior uso de aplicativos mobile,
- Dados mais específicos.

Muitas outras estratégias fazem parte da nova era do Marketing. No entanto, as mais destacadas são perfil de micro-influenciadores no Instagram, Google Adwords, aplicativos de localização, serviços de streaming e ações de co-marketing.

O que causou o Marketing 4.0?
Alguns fatores foram fundamentais para o surgimento do Marketing Digital, alguns deles são:

Efeito Google 
Alimentos, imóveis, receitas, roupas, destino… é possível encontrar absolutamente tudo o que as pessoas desejam no Google. E, claro, desvendar os mistérios do mestre dos buscadores não é fácil. 

Com isso, as marcas e empresas decidiram investir mais na análise de dados mais específicos para aparecer e se manter sempre entre os primeiros. Novas estratégias e atitudes foram tomadas nos últimos tempos com esse objetivo e, diga-se de passagem, tem dado muito certo. 

Redes Sociais 
As redes sociais também têm papel fundamental nessa inovação do marketing, já que é praticamente impossível não curtir alguma página ou seguir algum perfil relacionado a marcas ou produtos que gostamos. 

As marcas têm investido, cada vez mais, em Social Listening e na divulgação por digital influencers; as garotas e garotos propaganda da atualidade. Além disso, as redes sociais permitem uma interação muito maior com o consumidor final, promovendo laços mais estreitos e um relacionamento muito melhor. 

Efeitos Serviços 
Antigamente, era muito difícil solicitar um motorista particular pelo celular. Ou então, assistir a qualquer filme disponibilizado em uma plataforma on-line. Tudo isso foi gerado pelo avanço da tecnologia e, como consequência, gerou uma revolução no mundo das vendas. 

Hoje, é possível encontrar diversos prestadores de serviços, que encantam seus clientes com as soluções que oferecem e com o atendimento particular, prático e acessível a todos eles. 

Pelo o que podemos ver,  essa evolução está só começando. E, no fim das contas, quem ganha com isso são todos os consumidores, com atendimentos melhores, propaganda mais humanas e mais qualidade em serviços prestados.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee