Se você é como eu, você adora gatos. Por que achamos essas criaturas tão irresistíveis?

Talvez, como eu, você seja dona de um gato ou, mais provavelmente, de um deles. Você conhece a alegria que os gatos podem trazer, mesmo quando estão sendo desagradáveis. O que é sobre os gatos que capturam nossos corações e nos escravizam através do seu charme?

O que se segue também pode ser aplicado a cães. Mas eu sou uma pessoa de gato, então estou focando aqui em gatos.

Essas lindas criaturas têm uma qualidade rara que nós humanos faríamos bem em cultivar: uma grande capacidade de receber afeição. Quando um gato adorável passeia por nós, não é fácil resistir ao impulso de acariciá-lo, mesmo quando não é tão sábio. Em uma recente viagem à Tailândia, vi um gato irresistível em um café. Eu tolamente me senti seguro em me aproximar dela com uma oferta de afeição. Quando ela rolou de costas, tomei isso para significar que meus avanços foram bem-vindos. Mas, chocante, ela mudou de idéia abruptamente e me arranhou antes que eu tivesse tempo de me retirar. Talvez este fosse um gato com um estilo de apego ambivalente.

Como o sangue estava fluindo da minha mão, o dono do café ofereceu um aviso tardio: “Eu queria dizer que ela é uma fera e é melhor manter distância.” Eu respondi: “Bem, obrigado pelo aviso, mas ela parecia tão irresistível. ”Da próxima vez, vou manter limites melhores, mas o incidente me fez perguntar por que alguns de nós (ou é só eu?) nos exporemos ao perigo da gratificação potencial de acariciar um gato maldito?

Sentindo-se Recebido

Uma razão pela qual podemos amar afagar essas adoráveis ​​criaturas é porque a ação rítmica de acariciar seu pêlo aveludado é boa. Focaliza nossa atenção, como acontece na meditação. Mas estou convencido de que há mais nisso do que isso.

Acredito que a principal razão pela qual amamos os gatos é por causa de uma habilidade incomum que poucos humanos possuem: eles registram nossa presença tátil de uma forma profundamente sentida. Eles realmente sabem como nos deixar entrar! Eles estão bem no momento de receber nosso toque.

Deliciando-se em nossa presença física, eles podem começar a ronronar e talvez rolar de costas, expondo sua vulnerabilidade - como se dissesse: “Eu confio em você. Dê-me um pouco de amor e me faça sentir bem. ”O presente deles para nós é que eles nos recebem profundamente, sem quaisquer cognições perturbadoras ou memórias perturbadoras de momentos menos salgados, como quando nos esquecemos de alimentá-los ou limpar sua caixa de areia. Eles deixaram tudo isso ir. Eles estão aqui com a gente agora.

Talvez você seja abençoado por ter um parceiro que o recebe de maneira profunda. Que presente para sentir que seu parceiro está realmente deixando você entrar! Mas, infelizmente, a maioria de nós humanos tem bloqueios para receber profundamente e livremente. Talvez conflitos passados ​​ou traumas tenham enlameado as águas. Ou aprendemos que dar é mais nobre do que receber e acreditamos que somos egoístas se recebermos de forma desinibida.

Gatos nos ensinam que isso não é verdade! Provavelmente, não julgamos gatos como egoístas; Sabemos com que franqueza eles nos deixam entrar. Ou talvez pensemos que são egoístas, mas não nos importamos. Nós humanos poderíamos usar narcisismo mais saudável em relação a receber pessoas mais profundamente.

A pesquisa mostrou que os gatos podem ser muito curativos para nós. Um estudo de 10 anos sugere que os donos de gatos tinham menor probabilidade de morrer de ataques cardíacos do que pessoas que nunca tiveram um ataque cardíaco. O último grupo teve 40% mais chances de morrer de ataques cardíacos e 30% mais propensos a morrer de doenças cardiovasculares. Outros estudos confirmam que os gatos podem reduzir a pressão arterial e liberar dopamina e serotonina, que reduzem o estresse e melhoram o funcionamento do sistema imunológico.

Os gatos também podem ajudar a liberar a ocitocina, que está associada à sensação de estar apaixonado. Como sabemos, o amor cura e talvez um aspecto importante dessa cura seja o vínculo criado por sua capacidade de nos receber profundamente. Eu tenho boas lembranças do meu gato agora falecido vagarosamente andando na minha direção e deitado no meu peito, ronronando. É um sentimento precioso que nos coloca em um estado relaxado.

Conforme expressado por Paul Zak, autor de The Moral Molecule, esse vínculo de amor pode explicar por que “as pessoas gastam milhares de dólares para tratar um animal de estimação em vez de eutanásia e simplesmente obter um novo animal”.

Se você tiver a sorte de ter um gato afetuoso em sua vida, observe como ele recebe seu afeto. Como você se sente quando está profundamente recebido? Da mesma forma, quando alguém que você gosta dá um abraço ou oferece carinho, experimente deixá-lo entrar. Seja um gato. Saia da sua cabeça, respire fundo e facilmente, e esteja atento a como se sente em seu corpo para receber um abraço e afeição de um ente querido. Seja de um gato ou de um humano, deixar entrar amor pode te curar.

Queremos conhecer seu (s) gato (s)!

Isso mesmo, quando for publicar uma foto de seu felino nas redes sociais use a Hashtag #sejahojediferente seja no instagram, facebook ou twitter nós e nossos seguidores irão poder ver e curtir seu amado felino. 

Um forte abraço!

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
#sejahojediferente
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee