Imagem divulgação

Antes do vinil, havia goma laca: 78s

Quando Thomas Edison inventou o fonógrafo em 1877, o meio de reprodução era de forma cilíndrica. Emile Berliner mudou isso em 1888 criando um disco plano para ser tocado no que ele chamava de gramofone. Durante um período de várias décadas, esses registros foram padronizados a uma velocidade de aproximadamente 78 rpm e em tamanhos de 10 e 12 polegadas de diâmetro, os maiores geralmente para música clássica. Eles eram feitos de um composto à base de goma-laca que provava ser barulhento e quebradiço. Além disso, devido à sua curta duração, várias mudanças de lado eram necessárias para ouvir, por exemplo, um movimento de uma sinfonia.

Long-Playing Records veio em seguida

Em 1931, a RCA Victor Company introduziu uma versão inicial de um disco de longa duração, mas não conseguiu pegar e estava praticamente morto em 1933. A Depressão e a Segunda Guerra Mundial inibiram novas tentativas de criar um registro mais moderno.

Depois de vários anos de pesquisa, a Columbia introduziu um disco microgroove de 33 1/3 rpm em 1948. Ao contrário do padrão de 78 cm, que pode tocar cerca de 3 minutos e meio de um lado, o novo “LP” poderia conter mais de 15 minutos em um lado de um registro de 10 polegadas e até 25 minutos em um lado de um disco de 12 polegadas. Além disso, esses novos registros foram feitos de um composto de vinil em vez da shellac facilmente quebrável de 78s. Os discos maiores foram originalmente concebidos para música clássica e os menores para não-clássicos, mas em 1955, o LP de 10 polegadas foi substituído pela versão de 12 polegadas.

Menos de um ano após o LP da Columbia, em março de 1949, a RCA Victor lançou seu próprio sistema de vinil microgroove - um disco de 7 polegadas que tocava a 45 rpm. (Tem sido dito que a velocidade veio subtraindo 33 de 78. Estes eram mais próximos em conceito aos 78 que acabaram substituindo, já que se tornaram o método preferido para singles. A RCA também inventou um gravador de discos especial para acompanhar os discos, e é por isso que eles têm o grande buraco no meio, em vez do pequeno buraco de 33s e 78s.

Por alguns anos, as gravadoras lançaram álbuns em conjuntos de 45s, bem como em LPs de longa duração. Em 1952, o 45, que ficou conhecido como “EP”, foi introduzido para substituir as caixas de 45s, mas mais uma vez esses EPs raramente serviam mais do que um nicho de mercado, embora alguns EPs de Elvis Presley fossem grandes vendedores em 1956. A maioria dos selos retirou os lançamentos do EP no início dos anos 1960, embora a Capitol tenha lançado um EP dos Beatles em 1965, e a RCA lançou um último EP de Elvis Presley em 1967.

A próxima inovação em discos foi o disco estéreo, que foi lançado em 1957.

A gravação estéreo começou em alguns filmes já em 1939, e em 1954, várias gravadoras estavam gravando em estéreo. As fitas estéreo de bobina a bobina eram vendidas antes de os discos estéreo serem feitos, porque havia várias ideias concorrentes sobre como fazer discos estéreo, e ninguém conseguia concordar qual era o melhor. Finalmente, uma gravadora independente, a Audio Fidelity, escolheu um dos métodos e começou a lançar discos estéreos em 1957. Seguiram-se as principais gravadoras e, em 1959, muitos novos LPs estavam sendo lançados em mono e estéreo ao mesmo tempo. Estéreo 45s seguido, mas não pegou no início; eles começaram a reaparecer em 1968, e quase todas as gravadoras estavam lançando singles estéreo em 1973.

Os LPs Monaurais começaram a ser descontinuados em 1967 e, no final de 1968, praticamente todos os novos álbuns estavam em apenas estéreo. Algumas versões mais antigas foram convertidas usando vários métodos em estéreo falso; esses álbuns são geralmente evitados, exceto para completar uma coleção.

Registros de vinil hoje

A maioria dos refinamentos em registros desde então tem sido para melhorar o que já está lá. Na década de 1970, o som quadrafônico (de quatro canais) não conseguiu captar devido a formatos concorrentes incompatíveis. Outras técnicas, incluindo masterização a meia velocidade e masterização de metais, são tentativas de melhorar o som estéreo.

Como os discos de vinil podem ficar riscados, distorcidos e sujos, outros formatos assumem o controle. Oito faixas e fitas cassetes foram introduzidas na década de 1960; em meados dos anos 80, mais cassetes do que discos de vinil eram vendidos. Em 1982, o CD digital chegou ao mercado e substituiu os cassetes e os LPs em 1991. Embora os discos pop, ticks e warping de vinil não fossem um problema com CDs, os discos de metal brilhante têm seus próprios problemas, que levaram audiófilos, disc jockeys. e colecionadores de volta ao antigo disco de vinil.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
#sejahojediferente
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee