Certamente você já ouviu sobre a importância de escovar os dentes todos os dias e visitar um dentista regularmente, não é mesmo? Além dos cuidados do dia a dia, a Odontologia proporciona diversos outros tratamentos e soluções para a saúde bucal.

Atualmente, os dentes estão se tornando verdadeiros protagonistas na estética de muitos brasileiros. Prova disso é que procedimentos como as lentes de contato dental, o clareamento e a bichectomia estão sendo cada vez mais procurados.

Mas será que você sabe, por exemplo, o que é ortodontia e periodontia? Essas são apenas algumas áreas do grande mundo da Odontologia, que compreende por exemplo, dentistas especializados na saúde de crianças, especialistas em Estética Orofacial ou cirurgiões bucomaxilofaciais responsáveis por intervenções complexas e detalhadas.

Por isso, separamos em itens os principais ramos da Odontologia e explicamos um pouco sobre cada um deles, lembrando de suas funções e dos principais tratamentos oferecidos por cada especialidade.

1. Clínica geral
O clínico geral é o responsável por oferecer cuidados mais generalistas. Ou seja, esse é o especialista que você deve consultar de 6 em 6 meses e que pode lhe direcionar para profissionais especializados em tratamentos específicos, quando necessário.

O que faz um clínico geral?
Esse é o dentista ideal para você visitar quando sentir qualquer incômodo ou dor de dente. O clínico é o responsável por procedimentos como o tratamento de cáries, a limpeza bucal, a aplicação de flúor, a restauração e a extração de dentes. 

Além disso, estão dentro das competências de um clínico a análise de radiografias, o cuidado da língua, das gengivas, lábios e bochechas. Ou seja, ele vai lhe ajudar a deixar sua cavidade bucal saudável e mantê-lo afastado de doenças.

2. Dentística estética
Essa área se popularizou nos últimos anos e está muito relacionada com a vaidade dos pacientes. Esse é o profissional que deve ser procurado para interessados em realizar procedimentos estéticos, capazes de aumentar a autoestima e até mesmo a qualidade de vida.

O que faz um dentista estético?
O especialista nessa área é um dos profissionais mais procurados da Odontologia na atualidade. Ele é capacitado para realizar procedimentos como o clareamento, a colocação de lentes de contato dental e restaurações.

A função desse especialista, além de proporcionar os melhores resultados, é indicar o tratamento odontológico adequado para cada paciente e também garantir que nenhuma técnica possa prejudicá-lo.

3. Ortodontia
O ortodontista é um velho conhecido de muitas pessoas. Esse é o profissional responsável por corrigir a posição dos dentes de um paciente e solucionar problemas com o crescimento e desenvolvimento de sua arcada dentária.

O que faz um ortodontista?
Nos pacientes que querem corrigir o posicionamento dos dentes, o ortodontista é o profissional que deve indicar e instalar o melhor tipo de aparelho dentário para cada caso.

Além disso, ele também deve realizar o acompanhamento dos resultados, trocar o aparelho fixo pelo móvel (ao final do tratamento) — quando necessário — e finalizar o tratamento retirando a peça e melhorando a qualidade de vida do paciente.

4. Odontopediatria
A Odontopediatria é a área responsável por realizar o acompanhamento da saúde bucal em bebês, crianças e adolescentes. Isso significa que o Odontopediatra é uma espécie de clínico geral para os pacientes mais jovens.

O que faz um Odontopediatra?
Além de lidar com problemas gerais acerca da saúde bucal de uma criança, o Odontopediatra também deve ensinar a ela (e aos seus responsáveis) como escovar os dentes, como mastigar da melhor forma e garantir que a fala do pequeno se desenvolva da melhor forma, além de ser responsável pelo diagnóstico precoce de um possível mau posicionamento dentário e dos maxilares. 

5. Periodontia
A Periodontia é o segmento da Odontologia responsável por cuidar do bem-estar da gengiva e também dos ossos responsáveis pela sustentação dos dentes. Essa área é a responsável por tratar problemas como a periodontite e a gengivite.

O que faz um periodontista?
O periodontista é o responsável por tratar, seja por meio de raspagens, cirurgias ou outros procedimentos, as condições citadas acima. 

Todas as áreas funcionam juntas e devem se equilibrar para que o paciente receba o melhor e mais vantajoso atendimento possível. Vale ressaltar também a importância de visitar profissionais capacitados e experientes que realmente possam atender às expectativas dos interessados.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee