O melhor azeite é aquele que tem acidez de até 0,8%, chamado de azeite extravirgem. Isso acontece, pois quanto menor a acidez, mais gorduras boas, melhor a qualidade nutricional e mais benefícios o azeite proporciona à saúde, fazendo com que a avaliação do rótulo seja fundamental para escolher o melhor azeite para o consumo.

O azeite é muito utilizado para temperar saladas e finalizar pratos, pois ele é rico em gorduras que fazem bem ao coração e que ajudam a reduzir o colesterol alto.

Além dos benefícios à saúde e das suas aplicações culinárias, para saber identificar um bom azeite no supermercado é preciso conhecer os principais tipos de azeite para entender melhor as recomendações de uso desses azeites e suas características.

5 dicas para escolher o azeite mais saudável

Para identificar um bom azeite, algumas observações devem ser feitas na hora da compra. Confira as dicas:

Dar preferência para o azeite extra-virgem: pois ele contém mais nutrientes e menor acidez. Quando não for possível, escolha o virgem.

Escolher o azeite com acidez até 0,8%: quanto menor a acidez, mais puro e melhor a qualidade do azeite.

Escolher o azeite puro, sem misturas com outros azeites ou óleos: essa informação pode ser encontrada nos ingredientes no rótulo.

Certifique-se de que o azeite não é uma misturado com azeite refinado ou outros óleos, podendo receber a denominação de óleo composto.

Pegar os azeites do fundo da prateleira, armazenados longe da iluminação: a exposição do azeite à luz e ao sol pode oxidar as gorduras monoinsaturadas e fazer com que o azeite perca suas qualidades nutricionais.

Escolher os azeites de embalagem escura e de vidro: isso previne que a luz entre em contato com o óleo e faça ele perder propriedades nutricionais.

Outra informação importante é acompanhar a fiscalização feita por órgãos, como o Inmetro ou pela Proteste, que avalia a qualidade de diferentes produtos e de azeites disponíveis no mercado. Isso evita a compra de produtos adulterados ou com fraude, o que prejudica o consumidor.

O azeite lampante é um tipo de azeite não recomendado para o consumo, pois sua acidez é maior que 2,0% sendo considerada muito elevada. Seu uso é comum como combustível em equipamentos de iluminação, mas algumas vezes pode ser utilizado, sem o tratamento adequado, para ser misturado a outros tipos de azeite.

Benefícios do azeite extra-virgem

O consumo diário de azeite de oliva extra-virgem reduz o colesterol ruim, protege o coração e as células, diminui a inflamação no corpo, reduz a pressão arterial, previne o envelhecimento precoce e doenças, como infarto, câncer e diabetes tipo 2.

Os benefícios do azeite estão associados à presença de gorduras monoinsaturadas, conhecidas como gorduras boas, de antioxidantes, de vitamina E e de substâncias anti-inflamatórias e estimulantes da saciedade, o que ajuda a emagrecer.

Saiba mais sobre os benefícios do azeite e como usá-lo para emagrecer e melhorar a pele e cabelos.

Quantidade recomendada de azeite

A recomendação de azeite por dia é de 1 colher de sobremesa.

O azeite deve ser preferencialmente utilizado como tempero para saladas, na finalização de pratos ou como substituto da manteiga e da margarina para passar no pão, evitando-se assim o seu aquecimento excessivo que pode alterar as suas propriedades saudáveis, reduzindo o teor de antioxidantes e a qualidade das gorduras monoinsaturadas.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee