A maioria dos consumidores possuem dúvidas, se existe uma possibilidade de conseguir um refinanciamento de veículos com restrição no nome. já que isto impede que a aprovação do financiamento seja possível. Entretanto, o nome sujo não atrapalha a transação.

Para entender como isso é possível, entre outras questões, acompanhe o artigo a seguir e acabe com suas dúvidas.


O que é "nome sujo"?


Estar com o nome sujo significa que o usuário está cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito. Portanto, o cidadão pode ter o seu nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) e a Serasa Experian pela falta de pagamento.

Ou seja, quando o indivíduo deixa de pagar uma dúvida, depois de 15 dias de vencimento da mesma o credor pode acionar o Cartório de Protesto. Neste é feito um contato através da justiça.

O credor também pode colocar o seu nome no cadastro de devedores dos órgãos de proteção. Assim, ocorre uma análise de crédito para os lojistas, enquanto o Serasa efetua a análise de crédito para os bancos e até as instituições financeiras.

Todo o cadastro é realizado através do CPF, logo o usuário é notificado por meio de aviso prévio. Depois de receber a notificação,  é necessário ir até o estabelecimento que inseriu o seu nome para que seja possível quitar a dívida.


Como limpar o nome?

Diversos brasileiros estão com dívida em atraso. Mesmo que o refinanciamento de veículos seja possível com nome sujo, alguns cidadãos procuram alternativas para acabar com a negativação do CPF. 

A melhor forma de limpar o nome e ficar livre das dívidas é consultar a empresa para uma possível negociação. 

Toda empresa tem interesse que o usuário efetue o pagamento no valor corrigido, portanto, é comum que a mesma faça uma proposta de renegociação.

Portanto, a forma mais indicada para pagar a dívida é negociar com o credor ou empresa, a fim de obter algum desconto. Logo,  ao ter o contato, verifique os valores acordados e veja qual a melhor opção de negociação.

Ao final efetue o pagamento assim a empresa vai dar baixa na dívida e o seu nome vai ficar limpo. Além disso, as empresas precisam remover a dívida do seu CPF e deixar o seu nome limpo cinco dias úteis após o pagamento, lembrando que é preciso receber um recibo que o valor foi quitado.


Posso fazer o refinanciamento de veículos com nome negativado?

Com o conhecimento sobre como limpar o nome entramos na questão do refinanciamento com o nome sujo. Como citamos brevemente é possível efetuar esta ação mesmo com a restrição no nome
.
Ao efetuar o refinanciamento significa que o proprietário do automóvel irá oferecer o carro como garantia ao banco para conseguir um empréstimo. No entanto, para que isto seja possível é necessário que o contribuinte possua um veículo quitado e é preciso ter conhecimento que na negociação haverão taxas de juros. 

No entanto, isto é apresentado para que o risco de crédito compense o credor sobre o refinanciamento. É válido lembrar, o refinanciamento de veículos só pode ser feito se o automóvel estiver no nome do cliente que irá realizar o empréstimo.  

Normalmente são exigidos alguns documentos e cópias como RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de renda e residência. Para o veículos os documentos pedidos são Certificado de Registro do Veículo (CRV) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Logo ao dar entrada ao processo o refinanciamento é uma forma de ajudar a limpar o seu nome e também funciona como empréstimo. Ainda as taxas são variadas, pois o seu veículo foi dado como garantia. Portanto, procure um credor confiável para iniciar o refinanciamento e ficar livre das restrições, pagar suas dívidas e manter sua vida financeira organizada.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee