IPTV é a sigla para Internet Protocol Television (ou em português, Televisão por Protocolo de Internet). É uma tecnologia de transmissão de sinais televisões para aparelhos de TV, computadores, celulares, etc., através da internet. Daí o seu nome, IPTV.

Seu crescimento é impulsionado pelo aumento da velocidade da Internet devido ao crescente uso de cabo de fibra ótica.

Existem programas tanto para SMART TVs, quanto para computadores e celulares que exibem os canais na tela. Para TVs mais antigas é necessário usar um set top Box (receptor IPTV) que transformará o sinal recebido através da internet em sinal capaz de ser visualizado na tela. É possível encontrar esse equipamento por menos de R$ 100,00 em lojas de eletrônicos. E o uso do set top Box (ou receptor IPTV) ainda tem uma outra vantagem: transforma a TV simples em SMART TV!

Como funciona a IPTV

Para funcionar bem, o serviço de IPTV exige uma conexão com a internet de pelo menos 4 MBPS para garantir a qualidade do canal recebido. Por exemplo, se você assina um pacote de banda larga de 10 mbps, aproximadamente quatro deles serão consumidos quando estiver usando IPTV e o restante está disponível para as demais aplicações que acessam a Internet. O som e a imagem são enviados por streaming, tal como o Youtube e Netflix.

A IPTV não precisa de um computador para funcionar. Com baixo custo de uso e maior potencial de inovação, a tecnologia IPTV, que permite ver televisão digital com o uso da estrutura da internet, vem ganhando espaço.

IPTV, crescendo e crescendo
Algumas vezes acabamos tendo noção do crescimento do uso de uma tecnologia por via indireta, ou ilegal como é esse o caso.

Pesquisa feita por uma consultoria (Sandvine) aponta que o tráfego gerado por sinais pirata de IPTV supera o volume de downloads irregulares via torrents.  A consultoria especializada em redes monitorou o tráfego de Internet fixa no mercado norte-americano durante o mês de agosto e levantou que 6,5% das casas dos Estados Unidos e no Canadá possuem dispositivos que se conectam com sites e serviços vinculados à distribuição de sinal pirata IPTV. Segundo a pesquisa, a parcela se traduz em sete milhões de "assinantes" de serviços irregulares de conteúdo multimídia através de IPTV.

Na prática, isso significa que 6% de todo o volume de tráfego dos dois países está associado com serviços pirata de IPTV. Para uma comparação, no mesmo período, o tráfego gerado por downloads de torrents chegou a apenas 1,73% do total.

A pesquisa também observou que os acessos dos serviços irregulares de IPTV  crescem nos períodos em que o tráfego vinculado a YouTube e Netflix diminui — provavelmente durante eventos esportivos e de entretenimento ao vivo ou exclusivos da TV paga (por assinatura ou por cabo).

Chama também a atenção, de acordo com a pesquisa, que os equipamentos associados ao uso de sinais piratas de IPTV sejam customizados em grande maioria:

95% dos acessos partiu de HTPCs (“home theater personal computers” - computadores pessoais para home theater) e set top box  caseiras;

2% e 3%, respectivamente, partiram de dispositivos com Kodi (programa muito comum para assistir IPTV) ou os modelos da Roku (tipo de set top box da Xiaomi).

IPTV está crescendo em países com internet rápida e barata. Na medida em que a Internet no Brasil aumentar de velocidade e diminuir de valor, mais e mais pessoas abandonarão a TV por assinatura e/ou os receptores piratas e passarão a usar a IPTV.

Prevendo o que poderá acontecer, as operadoras de Internet no Brasil, na contramão do resto do mundo, quase conseguiram que fosse aprovada lei com pacotes de internet limitados. Felizmente a grita popular foi tanta que o Congresso não aprovou esse absurdo.

Conteúdo da IPTV

Não há como prever qual será o conteúdo de um canal IPTV: algumas emissoras transmitem exatamente o mesmo conteúdo da TV aberta ou da por assinatura, outras não. Cada caso é um caso. Outras transmitem filme por demanda, adquiridos pelos clientes.

Além disso, por ser um sistema interativo e contar com a participação do cliente, este sistema também proporcionará sistemas de comércio online, além de entretenimento e diversão, aproximando-se ainda mais de uma função que só se conseguia fazer com computador e internet.

Deste modo, você poderá fazer comprar, acessar sites de filmes, vídeos, música e apresentações de fotos sem que para isso necessite obrigatoriamente de um computador. Tudo poderá ser feito através da sua televisão ou celular conectado a um serviço de IPTV.

Desvantagem da IPTV
Nem, tudo são flores na IPTV. É claro, ela apresenta algumas desvantagens:

Delay grande na transmissão: todo mundo está comemorando um gol enquanto você ainda está esperando o jogador bater a falta...

Se você usar uma lista de canais IPTV gratuita, ela tende a travar muito mais que uma paga (grande número de acessos simultâneos é o principal motivo) e o autor pode simplesmente excluí-la sem lhe dar qualquer satisfação.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee