Beber café ajuda a proteger o coração porque ele é rico em antioxidantes e estimulantes que previnem o cansaço e doenças como câncer e problemas no coração. Além disso, seu efeito ruim no aumento da pressão sanguínea é mais encontrado em pessoas que são sensíveis à cafeína, que fumam ou que têm elevados níveis de ansiedade ou estresse.

O café também atua no combate do cansaço e da depressão, melhorando o humor e a disposição. No entanto, para obter todos os benefícios dessa bebida, o ideal é consumir em quantidades moderadas, de 200 a 600 ml por dia, o que equivale de 1 a 4 xícaras por dia. Veja a quantidade de cafeína nos alimentos.

1. Combater cansaço

Por ser rico em cafeína, o café combate o cansaço e traz benefícios como melhoria do estado de alerta, da energia, da capacidade de concentração, do desempenho em tarefas simples, da vigilância auditiva, do tempo de retenção visual e diminuição da sonolência.

Esse benefício é notado com o consumo moderado de café, girando em torno de cerca de 50 a 300 mg de cafeína, o que equivale a cerca de 100 a 600 ml de café.

2. Prevenir depressão

O consumo moderado de cafeína ajuda a prevenir a depressão porque interfere positivamente o humor, a disposição e a performance cognitiva devido ao seu efeito estimulante do sistema nervoso central.

Além disso, o consumo de café também está ligado a hábitos sociais de convívio, que estimulam a convivência com outros indivíduos e aumentam o bem-estar pessoal.

3. Prevenir câncer

Alguns estudos demonstram que o café ajuda a prevenir determinados tipos de câncer, como os de mama, ovários, pele, fígado, cólon e reto.

Esse efeito parece ser devido à presença de compostos antioxidantes essenciais para a saúde das células, como a cafeína, as melanoidinas, os tocoferois e os compostos fenólicos.

4. Prevenir e melhorar dores de cabeça

Pessoas habituadas a tomar café normalmente sentem dores de cabeça quando deixam de tomá-lo, pois a falta de cafeína promove um relaxamento dos vasos sanguíneos do cérebro, o que aumenta as chances de dores de cabeça. Além disso, a cafeína também está presente como ingrediente de diversos medicamentos analgésicos, ajudando no combate à dor.

5. Estimular a perda de peso

Alguns estudos mostram que o consumo de café ajuda a emagrecer porque a cafeína estimula o metabolismo, fazendo com o que o organismo gaste mais calorias e queime mais gordura. Esse efeito aumenta de acordo com o aumento do consumo de café, sendo recomendado consumir no máximo 6 xícaras de café por dia para que não ocorram efeitos colaterais.

Além do café tradicional, também pode-se utilizar o café Marita para ajuda na dieta, pois ele contém fibras e ervas como a erva mate e a Garnicia cambogia, compostos que dão mais saciedade e diminuem o apetite. É importante lembrar que este efeito na perda de peso não ocorre com o consumo de café descafeinado.

A melhor forma de consumir essa bebida é o café coado, pois o café fervido contém maiores quantidade de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, substância que favorece alterações no DNA das células e o aparecimento de câncer. Isso acontece porque a fervura do pó do café extrai mais essas substâncias cancerígenas, fazendo com que a essa bebida fervida contenha 5 vezes mais dessas substâncias do que o café coado.

Assim, o ideal é que o café seja feito coado, passando a água quente através do filtro com o pó do café, pois além das substâncias cancerígenas, o filtro também elimina a maior parte dos compostos que provocam o aumento do colesterol. Além disso, o café instantâneo também não traz riscos à saúde, podendo ser consumido em quantidades moderadas para não provocar insônia e palpitações no coração. Veja mais sobre os cuidados ao tomar café em: Café com leite é uma mistura perigosa?

Uma excelente estratégia para combater a sonolência logo depois do almoço ou no meio da manhã, por exemplo, é tomar 1 xícara de café preto e tirar um cochilo de 20 minutos logo a seguir. 

Essas duas estratégias juntas é chamada de Coffee NAP, e favorece o funcionamento cerebral, deixando o sistema nervoso mais descansado e ativo para mais uma jornada de trabalho. Isso acontece porque a cafeína e o descanso irão eliminar o excesso de adenosina acumulada no cérebro, que é o que causa cansaço e dificuldade de concentração.

Apesar de apenas 1 xícara de café já ser suficiente para se sentir mais ativo e concentrado, quando estamos muito cansados, pode ser preciso uma quantidade maior de café. Além disso, não é recomendado dormir mais tempo para não chegar ao sono profundo, pois se não houver possibilidade de dormir por pelo menos 90 minutos, a pessoa irá acordar ainda mais cansada.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
🅽🅰🅾 🅳🅴🅸🆇🅴 🅴🆂🆂🅴 🅱🅻🅾🅶 🅼🅾🆁🆁🅴🆁

Sejα um αpoiαdor - ⓟⓘⓧ 11 98363-7919