7.11.18

Principais doenças relacionadas ao sedentarismo


O número de sedentários no país tem crescido em decorrência, principalmente, da vida atribulada dos grandes centros. Por conta disso, algumas pessoas têm se preocupado com a sua saúde e qualidade de vida.

No entanto, para mudar esse cenário é preciso entender as doenças que estão relacionadas ao sedentarismo. Aproveite para conferir as principais mudanças de hábitos para ajudá-lo a viver melhor.  

O que é sedentarismo


A falta ou ausência de atividades físicas é definida como sedentarismo, uma vez que o gasto calórico é reduzido. Não é a toa que a doença já foi considerada o mal do século.

Uma pessoa que gasta menos de 2.200 calorias por semana com atividades físicas, já pode ser considerada como uma pessoa sedentária. Sendo assim, o problema está relacionado aos hábitos adquiridos com a vida moderna.

A rotina intensa de trabalho, o uso de computador e TV, as escadas rolantes e elevador e a facilidade de ter um carro são algumas das causas do sedentarismo no mundo.

O Brasil é país com alta incidência da doença e já houve casos que ela causou a morte de algumas pessoas. Por conta disso, a doença passou a ser considerada como um problema de saúde pública.

Quais as doenças relacionadas ao sedentarismo


Infelizmente, o sedentarismo favorece o surgimento de outras doenças que podem levar à morte, em alguns casos. Saiba quais são as doenças que estão relacionadas ao sedentarismo.

Diabetes

Sem atividade física, há um aumento da gordura localizada na região abdominal. Dessa forma, o organismo apresenta um quadro de resistência à insulina, aumentando o nível de açúcar no sangue.

Ansiedade

O sedentarismo inibe a produção de endorfinas que são fundamentais para proporcionar a sensação de bem-estar e relaxamento. Com isso, acentuam-se os sintomas da ansiedade como a tensão constante, o medo e a preocupação.

Trombose

Como o indivíduo não faz nenhuma atividade física, a circulação de sangue fica comprometida. Logo, há um enorme risco de formação de trombos ― coágulos sanguíneos ― nas pernas.

Pressão alta

No indivíduo sedentário, o músculo do coração precisa trabalhar mais para fazer o sangue circular por todo o corpo. Por conta dessa atividade “extra”, a pressão arterial tende a aumentar.

Doenças cardiovasculares

O sedentário não consegue estimular o coração para suprir o organismo com oxigênio e nutriente. Com isso, as artérias endurecem e formam-se placas de gordura que facilitam o aparecimento de doenças vasculares.

Obesidade

Quando o indivíduo não pratica nenhuma atividade física, o seu corpo não apresenta estímulo para a queima de energia. Assim sendo, há um aumento significativo de gordura e peso.

Câncer

O excesso de peso ocasionado pelo sedentarismo faz aumentar a produção de radicais livres no corpo. Chega o momento em que o organismo não consegue combatê-los, originando algumas inflamações que são características do câncer.

Como se livrar do sedentarismo para ter mais saúde e qualidade de vida

Ter uma vida saudável é o ponto principal para quem deseja se livrar do sedentarismo. Por isso, é importante adotar boas práticas para combater essa terrível doença e ter mais qualidade de vida.

Leve o pet para passear ou apenas caminhe

Se a pessoa tem um bichinho de estimação, é importante determinar um horário para passear com ele. Caso não tenha, pode trocar o passeio pela caminhada dentro do próprio condomínio ou em praças e avenidas.

Troque o elevador pela escada

Para quem mora em condomínio, que não seja em um andar muito alto, pode muito bem trocar o elevador pela escada. Além de economizar energia elétrica, o indivíduo vai está praticando uma atividade física.

Brinque com os filhos

Apesar da rotina intensa de trabalho é fundamental reservar um instante para estar com os filhos. Então, nada melhor do que aproveitar esse momento para brincar com eles e movimentar o corpo.

Pratique uma atividade prazerosa

Muitas pessoas deixam de praticar atividade física porque não conseguem se sentir à vontade. Nesse caso, o mais recomendado é fazer um exercício que seja prazeroso para o corpo e a alma.

Depois de conferir as principais doenças que estão relacionadas ao sedentarismo, siga as dicas compartilhadas no post e mude seus hábitos agora mesmo para garantir uma boa saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também: