7.11.18

Novembro Azul: Previnir-se não é vergonha


O Novembro Azul é um movimento de conscientização sobre o câncer de próstata, tendo como símbolo da campanha o famoso bigode. Esse movimento começou em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.    

No Brasil, a campanha chegou por intermédio do Instituto Lado a Lado pela Vida a fim de vencer o preconceito pelo lado dos homens, com relação ao exame de toque.

Sobre o câncer de próstata


A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é a produção do esperma. O câncer de próstata acontece devido ao desordenamento na multiplicação de suas células.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, após os tumores de pele. Esse tipo de neoplasia pode demorar a se manifestar, portanto, é importante a realização constante de exames preventivos a fim de que a descoberta não seja feita com o tumor já em estágio avançado.

Sintomas

A ausência de sintomas não garante que esteja tudo bem. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles vêm à tona, cerca de 95% dos tumores encontram-se em fase avançada.

Os principais sintomas são:

Vontade constante de urinar
Dores ao urinar
Presença de sangue na urina e/ou no sêmen
Dores ósseas
Entre os fatores de risco estão:

Histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos)
Etnia negra (os homens negros têm maior incidência desse câncer)
Obesidade
Alimentação inadequada
Sedentarismo

Diagnóstico precoce

Infelizmente, não é possível evitar a doença. No entanto, as chances de cura são de quase 90% quando diagnosticada precocemente.

Os homens a partir dos 45 anos, com fatores de riscos, ou com 50 anos, sem fatores de risco, devem ir ao urologista anualmente para fazer os exames de avalição da glândula.

Por que o exame de toque?

O câncer de próstata é uma doença que demora a apresentar sintomas. Cerca de 20% dos casos não conseguem ser diagnosticados através do exame sanguíneo (PSA).

O exame de toque retal permite que o médico avalie possíveis alterações na glândula, como o endurecimento, sendo o método mais preciso para a identificação de nódulos suspeitos.

Portanto, o exame sanguíneo é complementar ao exame digital retal na busca de um diagnóstico precoce.

O mês de novembro é o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de próstata. Porém, os cuidados devem ser constantes, durante todo o ano.

O serviço de Urologia do HCP trata mais de 40% dos casos de câncer de próstata do estado. O HCP é referência no tratamento e diagnóstico de câncer em todo Nordeste. São cerca de 14 cirurgias, 390 quimioterapias e 370 exames de diagnósticos por mês.

Os homens, acima de 45 anos, com fatores de risco, ou acima de 50 anos, sem fatores de risco.

Serviço de Urologia do HCP:

Consulta
Biópsia para diagnóstico e tratamento
Cirurgia
Quimioterapia
Radioterapia
Enfermagem
Psicologia

Dias: Segunda a sexta-feira
Horário: 7h às 16h
Informações: (81) 3217.8000

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também: