28.11.18

Conheça 5 mitos sobre a saúde bucal


A boca é uma região que requer cuidados frequentes e muita atenção. Você certamente já visitou um dentista que lhe ensinou a forma correta de escovar os dentes e a importância do fio dental para manter a saúde bucal.

Mas esse é apenas o começo, nossa gengiva, dentes e a estrutura dentária em geral são extremamente complexas e necessitam de cuidados frequentes. Por isso, é essencial realizar visitas semestrais ao dentista e consultar ótimas clínicas odontológicas para qualquer tipo de tratamento mais específico. Além disso, conhecer os cuidados básicos que qualquer um deve ter também é muito importante. 

Pensando nisso, decidimos criar uma lista com 5 mitos que muitas pessoas acreditam sobre a nossa saúde bucal. 

Olha só!

1. É necessário escovar os dentes logo após as refeições.

Muitos acreditam que é importante escovar os dentes pouco tempo após as principais refeições. Porém, essa história não passa de mais um mito. A escovação é importante sim, mas é necessário esperar cerca de 20 minutos antes de realizá-la. 

Isso porque é preciso deixar que a saliva neutralize o pH dos alimentos e das bebidas que foram ingeridas, para minimizar os efeitos dos ácidos e evitar desgastes dentários.

2. Quanto mais pasta de dente eu usar, melhor será o resultado.

É comum colocarmos mais pasta de dente na escova acreditando que a limpeza possa ser melhor e mais eficiente. 

Esse é mais um mito que pode motivar muitas pessoas a limparem da forma incorreta seus dentes.O ideal é acrescentar uma pequena quantidade de pasta de dente na escova (correspondente ao tamanho de uma ervilha), de preferência no meio das certas. Dessa forma, será possível distribuir a pasta nos dentes e realizar uma limpeza mais eficiente e correta.

3. Enxaguantes bucais podem substituir a escovação.

Esse é mais um mito que muitos acreditam. Com pressa, é comum que realizem o gargarejo com o enxaguante bucal e confiem que fizeram uma boa limpeza, eliminando as bactérias e mantendo uma boa saúde bucal. Entretanto, o enxaguante deve apenas servir de complemento para uma boa escovação, que por sua vez deve demorar aproximadamente 5 minutos. Dessa forma será possível evitar cáries, gengivite e outros problemas que podem afetar nossos dentes e outras estruturas ao redor deles.

4. A escovação mais importante é a realizada pela manhã?

Após se levantar, realmente é importante escovar os dentes e utilizar o enxaguante bucal. Apesar disso, a limpeza mais importante do dia ocorre no período noturno, de preferência após a janta e pouco tempo antes de dormir.

Isso porque, enquanto dormimos, nossa produção de saliva está diminuída e, consequentemente, os dentes não são “limpos” e ficam mais vulneráveis. Uma boa escovação antes de dormir controlará a formação de placa bacteriana e tornará seu sono mais saudável.

5. O bicarbonato de sódio pode tornar os dentes mais brancos.

Uma verdadeira lenda que ainda está presente em nossos dias revela que o bicarbonato de sódio é capaz de tornar os dentes mais brancos. Isso é uma falácia e, na verdade, esse hábito pode até ser danoso para a saúde bucal.

O bicarbonato de sódio possui características abrasivas e erosivas. Assim, essa substância, em contato com o esmalte do dente, pode desgastá-la e provocar uma maior sensibilidade. 

Muitas pessoas acreditam nos mitos citados acima, mas alguns podem realmente ser perigosos. Por isso, é sempre importante visitar o dentista regularmente (pelo menos 2 vezes ao ano), questioná-lo sobre os processos mais adequados para cada tratamento odontológico que deseja fazer e qual a melhor forma de se prevenir problemas bucais.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário