25.10.18

Vídeo íntimo com João Doria é falso


Uma perícia realizada a pedido da Revista Veja São Paulo pela perita criminal e advogada Roselle Sóglio indica que o vídeo íntimo que ganhou notoriedade nas redes sociais nos últimos dias foi manipulado para que o rosto do candidato ao governo pelo PSDB, João Doria, aparecesse. Isso foi possível com a ajuda da tecnologia.

De acordo com a especialista, ao analisar as imagens é possível perceber que se trata de uma montagem. “Ele parece artificial, não esbanja nenhuma reação e fica estático na maior parte do tempo, o que não seria o caso num momento como aquele”, explica.

Ela indica que detalhes como a iluminação do vídeo, que esconde o rosto da pessoa, ajudam a comprovar que ele foi gravado com o propósito de ser manipulado.  “O cenário foi montado de forma a colaborar com as alterações digitais que seriam realizadas depois”, revela.

Como funciona?

Sóglio contou com um software forense para identificar o trabalho realizado. De acordo com ela, foi inserida uma máscara digital do rosto de Doria, no rosto do ator que participou do vídeo. Outro detalhe que chamou a atenção da especialista foi o fato de que a imagem do candidato parece ser antiga.

“Por causa de procedimentos estéticos realizados em um passado recente, hoje ele está com um nariz mais fino do que o mostrado no vídeo. Esse da gravação é mais parecido com o da época da campanha para prefeito”, aponta.

Mancha

Com o software forense, a advogada conseguiu detectar uma mancha no pescoço do homem, o que teria sido realizado pela inserção do rosto. O programa revela ainda que uma das mãos desaparece em algum momento e que o lábio fica paralisado, quando deveria se mexer.

Tecnologia ajuda

A inserção de rostos em vídeos não é novidade. Em agosto deste ano, um aplicativo capaz de trocar o rosto de atores de filmes adultos pelo de qualquer celebridade ou pessoa gerou polêmicas na internet. O aplicativo, que recebeu o nome de FakeApp, permitia que qualquer pessoa criasse vídeos com rostos falsos usando imagens disponíveis na web.

O criador revela que a tarefa é mais fácil do que pode parecer, já que ela precisa que apenas se encontre dois vídeos em alta resolução do rosto que seria inserido artificialmente. Todo o processo levaria menos de um dia para ficar pronto.

Fonte Yahoo

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!


Inscreva-se no Perfil Oficial do Administrador do SHD no Youtube, Não esqueça de clicar no SININHO para receber notificações de novos vídeos, deixe seu like e junte-se a Nós!

Um comentário:

Veja também: