Saudações Amados:

Louvor é o ato de enaltecer e glorificar algo ou alguma coisa; exaltar a ação de alguém ou de uma divindade.

O uso da palavra "louvor" pode ser empregado em frases que representam situações de glória ou orgulho ao cumprir e realizar determinada tarefa ou ação. Exemplo: "O menino foi aprovado com louvor na prova de matemática", ou seja, o menino foi aprovado com distinção, glória e honra no exame que prestou.

No entanto, a utilização mais comum deste substantivo está relacionada com o âmbito religioso. Não importa qual seja a religião, todas praticam e falam sobre o ato de "louvar" a entidade que representa a sua doutrina. Exemplo: "Vamos louvar a Deus".

Nas doutrinas monoteístas, como o cristianismo, por exemplo, o louvor é praticado através de canções, danças, cultos e demais manifestações de adoração à Deus. Antigamente, no primórdio das doutrinas cristãs, o sacrifício de animais era também considerado uma forma de agradecer ou agradar a Deus.

Durante o Antigo Egito e nas civilizações Maia e Asteca, como parte dos rituais de louvor aos seus deuses, o sacrifício de seres humanos era bastante comum nos cultos de adoração.

Atualmente, os louvores continuam significando demonstrações de reverência e amor à Deus, entre os membros de uma doutrina religiosa. Os evangélicos, por exemplo, praticam o chamado "louvor gospel", principalmente em forma de músicas e orações que enaltecem a imagem e poder do Divino.






Louvor


As palavras no Antigo Testamento para louvor vêm do hebraico hãlal, que significa fazer ruído, yãdhâ, que está associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor e, zãmar, que é associada à música tocada e cantada.

No Novo Testamento, temos como origem a palavra grega eucharistein, que significa agradecer e a palavra eulogein, que significa bendizer.


O Uso de Louvor na Bíblia


Analisando 245 passagens bíblicas que contêm a raiz da palavra louvor (louv) e/ou seus derivados, encontradas numa concordância de busca bíblica, de acordo com o sentido que são empregadas, podemos agrupá-las da seguinte forma:

Louvor a de Uma Pessoa Para Outra Pessoa – 12 passagens

Gênesis 49:8 – Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti.

Salmos 6:5 – Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?

Provérbios 27:21 – Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe.

Provérbios 12:8 – Segundo o seu entendimento, será louvado o homem, mas o perverso de coração será desprezado.

Provérbios 27:2 – Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.

Provérbios 27:21 – Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe.

Provérbios 28:4 – Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele.

Provérbios 31:28 – Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo:

Provérbios 31:30 – Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.

Cânticos dos Cânticos 6:9 – Mas uma só é a minha pomba, a minha imaculada, de sua mãe, a única, a predileta daquela que a deu à luz; viram-na as donzelas e lhe chamaram ditosa; viram-na as rainhas e as concubinas e a louvaram.

I Coríntios 11:2 – De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.

I Pedro 2:14 – quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.


Louvor às Ações de Uma Pessoa – 5 passagens


Provérbios 31:31 – Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

I Coríntios 11:17 – Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior.

I Coríntios 11:22 – Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo.

II Coríntios 8:18 – E, com ele, enviamos o irmão cujo louvor no evangelho está espalhado por todas as igrejas.

II Coríntios 9:3 – Contudo, enviei os irmãos, para que o nosso louvor a vosso respeito, neste particular, não se desminta, a fim de que, como venho dizendo, estivésseis preparados,


Deus Louvando Seu Povo – 4 passagens


Salmos 148:14 – Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!

Sofonias 3:20 – Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.

Romanos 2:29 – Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.

I Coríntios 4:5 – Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.


Autoridade Louvando o Povo – 1 passagem


Romanos 13:3 – Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,


Louvor a Si Próprio – 2 passagens


II Coríntios 10:12 – Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.

II Coríntios 10:18 – Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva.


Reivindicação de Louvor de Um Ser Humano – 1 passagem


II Coríntios 12:11 – Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou.


Louvor a Coisas – 1 passagem


Filipenses 4:8 – Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.


Natureza Louvando a Deus – 4 passagens


Salmos 65:13 – Os campos se vestem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; eles se regozijam e cantam.

Salmos 69:34 – Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.

Salmos 98:8 – Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas,

Isaías 44:23 – Cantai alegres, vós, ó céus, porque o SENHOR o fez; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as suas árvores; porque o SENHOR remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel.


Louvor do ser humano a Deus – 215 passagens


Das 245 passagens analisadas, 215 referem-se ao louvor do ser humano a Deus. Por ser um número tão grande, não estão transcritas aqui. Aqui estão apenas uns exemplos delas: Gênesis 29:35; Êxodo 15:2; Levítico 19:24; 22:29; Deuteronômio 8:10; 10:21; 26:19; 32:43; Josué 7:19; Juízes 16:24; II Samuel 22:4; 22:50; I Crônicas 16:4; 16:25; 16:35; 16:36; 16:41; 23:5; 23:30; 25:3; 29:10; etc.


Há ainda na bíblia citações de verdadeiros louvores diretos que um ser dirige a outro onde não se encontra a palavra louvor ou qualquer variação morfológica da mesma. O maior exemplo disto é o livro de Cantares de Salomão. O livro é um composto de louvores trocados mutuamente entre dois cônjuges em forma de cânticos, falas e ações.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
Postagem Anterior Próxima Postagem
🅽🅰🅾 🅳🅴🅸🆇🅴 🅴🆂🆂🅴 🅱🅻🅾🅶 🅼🅾🆁🆁🅴🆁

Sejα um αpoiαdor - ⓟⓘⓧ 11 98363-7919