26.10.18

Leia para uma criança - Histórias para crianças


Saudações Amados:


Histórias estimulam a criatividade.


Ouvir histórias ajuda a criança a explorar melhor a criatividade e a imaginação, mostrando para ela um mundo de novas possibilidades.


Histórias ajudam a compreender o mundo.


Por meio da leitura, a criança começa a nomear o mundo à sua volta, compreender as pessoas e conviver melhor com as diferenças.


Histórias facilitam o aprendizado.


A educação muda o mundo. E ler para uma criança contribui para desenvolver atenção, concentração, memória e raciocínio.


Histórias ensinam novas palavras.


Ouvir histórias amplia o vocabulário da criança e desperta nela o interesse pelo mundo das letras.


Histórias fortalecem o vínculo entre o adulto e a criança.


Ler histórias é um jeito especial de se conectar com a criança. Essa aproximação contribui para seu desenvolvimento emocional e social.




Dicas de como ler para uma criança:



O momento de leitura pode ser muito divertido para as crianças. Veja as nossas dicas:

Procure ter em casa livros infantis com formatos, capas e tamanhos diferentes. E deixe tudo organizado em um lugar agradável e de fácil acesso. Assim, as crianças podem ver e pegar os livros sempre que quiserem.

Apresente para a criança livros de temas variados e de diferentes autores e ilustradores. Mostre também os diversos gêneros de literatura - como contos, fábulas e poesias. Descubra junto com a criança o tipo de livro de que ela mais gosta.

É importante deixar a criança livre para explorar o livro. Sentar em cima, bater na capa, morder, tudo isso faz parte da forma como ela interage com a obra.

É sempre legal conhecer o livro antes de começar a leitura. Assim, você consegue transmitir melhor o ritmo do texto e se prepara para lidar com possíveis dúvidas da criança sobre a história. Mas não se preocupe: existem vários jeitos de ler um livro, é só achar o seu.

Acesse: Leia para uma criança 

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também: