9.8.18

Ultraman - Você lembra dele?


Saudações Amados (as)

Quem apostou que eu iria falar da Família Ultra e de outras coisas nostalgicas aqui no SHD; ganhou a aposta.

Vou falar sobre os Ultras aos poucos em principal os quais acompanhei na infância, adolescência e confesso que até nos dias de hoje.

E quem conhece a franquia dos Ultras sabe que o primeiro foi nada mais nada menos do que o grande herói Ultraman.

Quando o especialista em efeitos especiais da Toho, Eiji Tsuburaya, fundou a produtora Tsuburaya Productions, logo quis trabalhar em algo mais que títulos para o cinema, como Godzilla, e empenhou-se em realizar séries para à telinha. Ultra Q, em 1966, foi o primeiro trabalho da Tsuburaya Productions, feito para a rede TBS. O projeto seguinte, já com a experiência adquirida com programas de televisão, foi realizado com um pouco mais de capricho, surgia assim a série Ultraman, que estreou no dia 17 de julho de 1966.

Ultraman foi uma das mais marcantes séries de tokusatsu e um dos primeiros seriados de super-herói exibido a cores pela televisão japonesa. O seu sucesso foi tão grande que acabou gerando uma franquia de série e filmes que perdura até os dias atuais. Ultraman é bem mais que um seriado para os japoneses, o herói acabou se tornando um fenômeno cultural do povo nipônico.

Apesar da enorme audiência, o seriado foi cancelado porque o estúdio Tsuburaya Productions tinha muitas dificuldades em entregar os episódios no prazo certo para exibição na emissora TBS. Mas a série também foi um laboratório para uma jogada mais arrojada do estúdio, a cultuada série Ultra Seven.

Em 1991, o personagem foi tema de uma mini novela em duas partes intitulada Os Homens que Fizeram Ultraman. Na produção, participações especiais de todo o elenco original. O mesmo elenco voltaria a aparecer em pequenas pontas no filme para cinema Ultraman Zearth, lançado em 1996. O capitão Muramatsu foi vivido por Akiji Kobayashi, um ator que se consagrou no papel de um cientista nas séries originais da linhagem dos Kamen Rider.

Quando Eiji Tsuburaya resolveu produzir um novo herói para à televisão, logo se cercou dos profissionais mais eficientes de entretenimento televisivo na época. Inicialmente a equipe de produção batizou o projeto de Woo, e o herói ganhou traços que mais lembravam um monstro, ainda inspiração dos filmes feitos por Tsuburaya. Durante a pré-produção o herói foi rebatizado ainda algumas vezes, sendo chamado de Bemlar, Redman até chegar ao nome que conhecemos hoje.

A produção foi carregada de de problemas, um deles o orçamento curto disponibilizado, que fazia a equipe de Tsuburaya encontrar sempre alternativas criativas e baratas para viabilizar a série, reutilizando as roupas de monstros em vários episódios, e resgatando algumas da série Ultra Q.

Hajime Tsuburaya, filho do criador do herói, foi o principal diretor de Ultraman, sendo responsável, entre outros, pelo primeiro e último episódios. O ator Sussumu Kurobe voltaria ao papel de Hayata em duas ocasiões: uma vez em O Regresso de Ultraman (de 1971) e outra na série inédita no Brasil Ultraman Taro (de 1973).

Ultraman estreou em meados da década de 1960 na TV Bandeirantes junto com Ultra Q, mas o sucesso de National Kid na Rede Globo ofuscou o brilho do guerreiro de Nebula M78. Quando voltou à nossa programação como atração do Clube do Capitão Aza da TV Tupi, foi que o herói ficou nacionalmente conhecido, abrindo as portas para outras séries nipônicas como: Ultra Seven, Spectroman e o Regresso de Ultraman.

Ao final deixarei um link especial onde parte foi utilizado como fonte de informação para a criação deste artigo, ok?



Os Ultras em minha Vida:

Amados, eu consegui de alguma maneira transmitir e repassar esses heróis para minhas filhas. Minha primeira filha (Brenda) cresceu assistindo os VHS que tinha a uns 15 anos atrás. E, com a segunda filha (Mylena) não foi diferente.

O que pensei que iria rever sozinho acabei e acabo vendo com as melhores companhias possíveis minhas filhas. 

Os principais Ultras galera da minha época são Ultraman, Ultraseven e Ultraman Jack conhecido como o regresso de Ultraman.

Na minha preferência, Ultraseven vem em primeiro lugar, seguindo de Ultraman Jack e só então o Ultraman.

Não vou estender o assunto porque Familia Ultra é assunto de fã para fã, deixando aqui no SHD como registro um pouquinho da história do Ultraman descrito acima e um link especial ao final para quem quiser conhecer um pouco mais do Ultraman ou recordar o tempo que em qualquer sinal de perigo era só pegar a capsula Beta e se transformar no Ultraman.

Leia: Dr. Gori o Criador de Monstros - Spectreman

Caso você for visitar o link para saber mais, antes nos diga:

Você assistia o Ultraman? Lembra dele?

Diga para nós, deixe seu comentário logo abaixo.

Um forte abraço.
Sucesso, Saúde, Proteção e Paz.

Link Especial Ultraman - Clique Aqui

2 comentários:

  1. Marco Antonio (Marcão)agosto 09, 2018

    Caraca meu irmão esse ai se puxou do fundo do baú.

    ResponderExcluir