"Planeta: Terra. Cidade:Tóquio. Como todas as grandes metrópoles do planeta, Tóquio se encontra hoje em desvantagem na sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E, apesar dos esforços de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!!!"

Quem na infância não assistiu a algum seriado japonês e não se lembra da abertura acima? Seguindo a linha de Ultraman e Ultraseven, Spectreman foi uma série "clone" que fez muito sucesso não só em seu país de origem, o Japão, mas também EUA, França e Brasil, que foi transmitido até a década de 90 pelo SBT. A produção escassa não teve problemas em criar a saga do herói e uma incrível mania por monstros.

A série conta a história de um herói meio humano, meio robô, com fraquezas e habilidades para defender a cidade de Tóquio e, conseqüentemente, a Terra. Depois de serem banidos de seu planeta natal, o terrível Dr. Gori, um macaco loiro, egocêntrico e cheio de gestos manuais, e seu braço direito, o general Karas, um terrível gorila, partem em busca de um planeta em que possam dominar e assim criar uma nova civilização.

O primeiro alvo da dupla maligna é o planeta Terra. Chegando aqui, Dr. Gori e Karas decidem usar a própria poluição para criar monstros gigantes, a grande marca do programa, e assim dominar a Terra. Os monstros eram os mais variados: baleias voadoras, monstros com duas ou três cabeças ou com cabeças de semáforo, baratas gigantes entre outros inesquecíveis.

Ao saber disso, os Dominantes do planeta Nebulosa 71 enviam à Terra um andróide para poder deter os terríveis planos dos macacos espaciais. Com seu bordão "Dominantes, às ordens!", Spectreman lutava e derrotava todos os monstros. O humano Kenji (a identidade secreta) fazia parte de um grupo de ativistas ambientais, o Grupo Anti-poluição, alertando a todos sobre os riscos ao meio-ambiente, que mais tarde se tornaria o Grupo Anti-monstros, que fabricavam armas mais eficazes para ajudar Spectreman.



Spectreman chegou ao Brasil no final dos ano 70. Inicialmente, ele foi exibido nas noites da Rede Record onde não fez muito sucesso. 

Curiosamente, exibiam a série alternando com Ultra Seven. Dizem que era pra dar impressão de ser uma “nova fase” do Ultra herói clássico…

A série teve uma melhor projeção quando passou a ser exibida pela TVS – o antigo nome do SBT, caso não saibas. O programa era exibido como tapa buraco (em meio à reprise de Ultras), mas por volta de 1986 a atração se tornou o sucesso do programa do palhaço Bozo (e depois passaria pelo Tv Poww! e ainda Show Maravilha). Com isso, a série permaneceu no ar por um bom tempo (mas um bom tempo meeeesmo) se despedindo da tevê brasileira por volta de 1989 – numa época que já passava Jaspion e Changeman na Manchete!).

No dia 2 de janeiro de 1971 teve início a produção original do seriado Spectreman, uma série de televisão japonesa de ficção-científica. Sua produção seguiu até 25 de março de 1972, totalizando 63 episódios. No Brasil, a produção foi ao ar entre os anos de 1981 a 1982 pela Rede Record. Entre 1983 e 1990, a série foi transmitida pelo SBT.

A trama do seriado é em torno da luta do androide Spectreman contra o cientista Gori e seu auxiliar, Karas — ambos homens-macaco. Fora as batalhas do bem contra o mal, Spectreman também abordava questões relacionadas aos problemas causados pela poluição.

"Spectreman"
Título original: "Uchu Enjin Gori (Macaco do Espaço Gori, episódios 1 a 20), Uchu Enjin Gori Gori tai Spectreman (Maco do Espaço Gori versus Spectreman, episódios 21 a 39), Spectreman (Spectreman, episódios 40 a 63) "

Japão de 2/1/1971 a 25/3/1972.
63 episódios. 
Som: Mono

Criação: Tomio Sagisu 
Produtora: P-Productions

Elenco:
Tetsuo Narikawa - Kenji (Joji Gamu no original)
Tohru Ohira - Chefe Kurata
Kazuo Arai - Ota
Takatsumi Watanabe - Kato
Koji Ozaki - Wada
Machiko Konishi - Minnie
Sakurako Shin - Chieko
Rumi Gotoh - Yujim

Taeko Sakurai - Kimie

Agradecimentos:
www.autobahn.com.br
www.jbox.com.br
www.seuhistory.com

Grupo Spectreman no Facebook
www.facebook.com/groups/spectreman


Postagem Relacionada no SHD:
Ultraman; Você lembra dele?


2 Comentários

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

  1. Rodrigo Paivaagosto 18, 2018

    Nossa voltei a ser criança, vídeo incrível. Muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Rodrigo obrigado por sua visita e participação um forte abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee