19.8.18

Os Sonhos de Deus - Sobre Sonhos - Significado de Sonho



Na Bíblia os sonhos são uma forma que Deus pode usar para falar com seu povo. Nem todos os sonhos têm significado mas alguns sonhos especiais vêm de Deus. Várias pessoas na Bíblia tiveram sonhos de Deus.

Também existem sonhos falsos, que podem nos enganar. Esses sonhos convidam a desviar de Deus e devem ser rejeitados. Por isso, é muito importante analisar o sonho de acordo com a Bíblia e rejeitar tudo que não vem de Deus.

Também temos sonhos que são planos para o futuro. Os sonhos bons são fruto de uma vida ocupada e guiada por Deus.

Eles responderam: "Tivemos sonhos, mas não há quem os interprete".
Disse-lhes José: "Não são de Deus as interpre­tações? Contem-me os sonhos".
Gênesis 40:8

"E, depois disso,
derramarei do meu Espírito
sobre todos os povos.
Os seus filhos e as suas filhas
profetizarão,
os velhos terão sonhos,
os jovens terão visões.
Joel 2:28

"Se aparecer no meio de vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e anunciar a vocês um sinal miraculoso ou um prodígio, e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: 'Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los', não deem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma. Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele.
Deuteronômio 13:1-4



Os sonhos de Deus são incomparáveis e não há nada mais gratificante e maravilhoso do que viver um sonho ou projeto que vem de Deus.

Mas para experimentar essa bênção, é preciso duas coisas essenciais: fé e obediência. Em primeiro lugar temos que crer que se o sonho é de Deus, Ele é fiel e poderoso para concretizar esse sonho. Depois, temos que ouvir a voz de Deus e obedecer aos seus mandamentos.

Como saber se um sonho vem de Deus?

Um sonho de Deus sempre vai edificar a tua vida e te aproximar do Pai. Isso não significa que vai ser fácil, mas vai valer a pena. Lembre que Deus nunca vai te dar um sonho que vá contra a Sua Palavra, então, a Bíblia deve guiar tudo o que você faz.

Consagre ao Senhor
tudo o que você faz,
e os seus planos serão bem-sucedidos.
Provérbios 16:3

"Pois assim disse o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Não vos deixeis engodar pelos profetas que se acham entre vós, nem pelos adivinhos. Não escuteis os sonhos que anunciam" (Jr 29,8).

Diante do que entendi sobre o Catecismo, a Bíblia e os conceitos da Psicologia sobre o sonho, creio que podemos prestar atenção em nossos sonhos, tentando entender suas mensagens, porém devemos ter cuidado, pois um sonho pode ser só um sonho mesmo. Nem sempre nossos sonhos são premonitórios. Devemos ter cuidado para não cairmos no fanatismo e na superstição, daí o conselho da Igreja de que é melhor nos entregarmos nas mãos de Deus pela oração sempre, pois ele sempre faz o que é melhor para a salvação de nossa alma.

NÃO BUSQUE INTERPRETAÇÕES EM LIVROS:

Se o sonho for premonitório, só você saberá dar a verdadeira interpretação dele, pois o sonho falara através de símbolos, que só você sabe os significados, a partir de sua experiência de vida e conhecimento de mundo.

Se o sonho for uma mensagem divina, só você poderá interpreta-lo em plenitude, meditando em seu coração o que cada símbolo, pessoa, lugar, cor, etc ( presente no sonho) significa para você.

Se você sentir que esta tendo sonhos ruins e achar que pode ser alguma influencia maléfica, entregue-se a Deus em oração, com confiança em seu poder e misericórdia. Lembre-se que tudo concorre para o bem dos que amam a Cristo e Deus só quer nossa felicidade.

Para entregar um mau sonho a Deus, é um costume antigo, rezar pedindo a Deus que ele não se realize e rezar uma Salve Rainha, ou  fazer alguma oração a Nossa Senhora do Desterro ou pedir a intercessão de Santa Helena.

Santa Helena é a Padroeira dos sonhos premonitórios, pois em um sonho recebeu a revelação de que encontraria a Santa Cruz de Cristo.


Oração do Sonho de Santa Helena
(para pedir uma revelação em sonhos)


Oh, minha Santa Helena dos Gentios, vós viste Cristo a favor do mar, vós fizestes uma cama debaixo de um pé de junco verde e nela te deitastes, dormistes e sonhastes que o vosso filho Constantino era Imperador em Roma.

Assim, pois, minha nobre senhora como o vosso sonho foi verdadeiro, mostrai-me em sonho... (pergunta-se o que se quer saber).

Se isto tiver de acontecer, mostrai-me casa clara, igreja aberta, mesa bem ornada, campo verde e florido, luz acessa, água limpa e corrente ou roupa lavada. Se isto não tiver de acontecer, mostrai-me casa escura, igreja fechada, mesa desarrumada, campo seco, luz apagada, água turva ou roupa suja.

Rezar esta oração, um Pai Nosso e uma Ave Maria para Santa Helena todas as noites até sonhar com uma dessas coisas.

Esta oração é para ser avisado, em sonhos, de perigos e revelações que possam acontecer.

Minha beata Santa Helena, vós pecadora, hoje Santa, diante de Nosso Senhor Jesus Cristo, quando ele te encontrou, dizendo: "Que quereis de minha pessoa?" Vós respondestes: "Três cravos, Senhor. Um para consagrar e botar no mar, para defender de ondas e tempestades, defender os náufragos e salvar os perdidos no mar. Outro para o meu filho Constantino, para vencer guerras e batalhas em defesa dos cristãos, conversão dos hereges pagãos e todos os que praticam maldade e quebrantar as correntes do mal. Outro para sonhar e revelar-me todos os perigos, mostrar-me tudo o quanto vos pedir por meio de sonhos e visões, em bons sinais, com campos verdes, águas claras, festas e tudo novo, caso contrário, campos queimados, águas turvas e tudo velho."

Só se reza esta oração na véspera de quinta para sexta e de sexta para sábado, e se o sonho for ruim ao acordar rezam-se três Pai NossoAve-Maria e um Credo.




Oração a Santa Helena

Pedir que nos livre dos maus pensamentos e de todas as aflições.

Gloriosa Santa Helena, casta esposa do imperador Constâncio I Cloro,  Vós recebestes do céu a valiosa graça de descobrires o local onde tinha sido oculta a Santa Cruz onde Nosso Senhor Jesus Cristo derramou o seu sagrado sangue pela redenção da humanidade. 

Tiveste um sonho, no qual vistes a Santa Cruz nos Vossos braços. Descobristes a Cruz de Nosso Senhor, a Sagrada Coroa de espinhos, os sagrados cravos com que os seus algozes pregaram as suas mãos e os seus pés no madeiro. Destes um cravo ao Vosso filho, Constantino. Ficastes com outro e o terceiro atirastes ao mar, para amainar a tempestade que ameaçava afundar o barco em que conduzíeis a Santa Cruz. 

Pela Cruz que descobristes, pela Coroa de espinhas e pelos Cravos, eu Vos peço, Santa Helena, sede a minha advogada, junto a Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Defendei-me, Senhora, das tentações, dos perigos, das aflições, dos maus pensamentos dos pecados. Guiai-me nos meus caminhos, dai-me a força de suportar as provas que me forem impostas por Deus, livrai-me do mal. 

Assim seja.



A busca de querer conquistar, muitas vezes levados pelo ímpeto consumista ou o desejo do ‘ter’ e do ‘poder’, pode nos levar a correr fora do caminho que Deus sonhou para nós. Como nos diz Santo Agostinho: “Corres bem, mas fora do caminho”.

É importante dizer que o cristão deve ter o objetivo de conquistar, antes de tudo, a santidade, com o objetivo de amar mais a Deus. Os nossos sonhos e vontades devem estar alinhados com esse propósito. Essa deve ser nossa meta principal. Queremos a felicidade, mas não existe felicidade verdadeira sem a santidade. A santidade é, por assim dizer, a felicidade! Você quer ser feliz? Então, seja santo e ame a Deus sobre todas as coisas!

Na busca de realizar nossos sonhos é importante nos perguntar: “Isso me levará mais para perto de Deus? Isso me tornará mais santo e mais fiel? Isso me levará a amar mais a Deus e meus irmãos? E sobretudo, a pergunta fundamental: Isso é a vontade de Deus?”.

Primeiro do que tudo, precisamos do essencial, que é Cristo. Ele é o mais importante! Depois, todas as coisas são apenas consequências. Cristo é a vida, a luz, a felicidade, o fundamento de todas as coisas. É Ele que sustenta nossa vida e nossa vida vive e sobrevive n’Ele. A vida de um cristão só encontra sentido n’Ele. Sem Ele, mesmo que consigamos muitas coisas, não teremos a segurança de uma vida verdadeiramente feliz.

Construir nossas vidas e nossos sonhos, pensando somente nas nossas vontades, sem consultar e submeter à vontade de Deus, é um grande risco. Planejar nossas vidas sem Cristo é como construir uma casa sobre areia, é como o homem insensato de que nos fala Evangelista Mateus (cf. Mt 7,26-27), a casa cairá com a força das tempestades. Cristo é o fundamento, o alicerce que segurará nossa vida diante dos embates cotidianos. A vida de um cristão deve ser construída em Deus: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Sl 126,1).

É importante ressaltar que Deus é um pai bom e amoroso. Assim como um pai de família que se alegra quando um filho começa a sonhar, Deus quer nos ver sonhando e não paralisados e passivos diante da vida. O sonho é importante para impulsionar a vida e movimentar a esperança dentro de nós. Uma vida sem sonhos é uma vida fria e apática. Deus permite que sonhemos justamente porque muitas vezes Ele deseja realizar nossos sonhos. Todavia, tudo deve estar submetido à vontade Deus. É Ele que sabe o que é melhor para nós.

Um forte abraço a todos!

Sucesso, Saúde e Paz!

Se Deus tocar seu coração deixe seu comentário logo abaixo.

Seja bem vindo (a) ao Blog SHD e Volte Sempre.

2 comentários:

  1. Mônica Fernandesagosto 19, 2018

    Acostumada entrar no blog através do celular, agora estou no computador amei, é totalmente diferente no computador parabéns continuem assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua visita e participação volte sempre.

      Excluir

Veja também: