Afinal os blogs estão morrendo?

Primeiramente para quem não sabe o que é um blog segue algumas informações:

Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web e log. Web aparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Numa tradução livre podemos definir blog como um "diário online".

Blogs são páginas da internet onde regularmente são publicados diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos, tanto podendo ser dedicados a um assunto específico como ser de âmbito bastante geral. Podem ser mantidos por uma ou várias pessoas e têm normalmente espaço para comentários dos seus leitores. Blogueiro é o nome dado a quem publica num blog e blogosfera é o conjunto de blogs.

O sucesso deste tipo de páginas da internet resultou muito da existência de modelos de páginas pré-definidos e da facilidade de inserção de conteúdos fornecidos por alguns sistemas de publicação. Esses sistemas são de utilização muito simples e dispensam o conhecimento de linguagens de publicação de páginas na internet — como html, por exemplo. Os sistemas mais populares são o Blogger e o Wordpress.

Estive alguns dias fazendo uma pesquisa no amigão “Google” sobre o assunto “Blog estão morrendo” devido ao estar descontinuando alguns blogs na internet e oficializando o SHD (Seja Hoje Diferente) como um único blog pessoal que irei administrar. 

Nesse meio termo descontinua daqui, retorna ou não com este aqui, reformula este aqui ou criar um novo blog? Decisões difíceis em principal parece ser loucura iniciar um novo blog do zero com um domínio novo no ano de 2018 onde realmente a queda em acesso aos blogs existentes despenca a cada dia. 

Mesmo aqueles que possuem um publico fiel nas redes sociais, sempre que um link sugerindo um artigo seja publicado no Facebook, Twitter, e outros.  As pessoas até curtem, repassa mas acessar mesmo o link são poucas, ler o artigo então é coisa de 10 para 1.

Graças ao Youtube e diversas redes sociais hoje é muito mais fácil clicar assistir, ouvir e ver, agora ler muito são poucos que o fazem. 

A geração blogueira também estão aos poucos deixando a leitura, são poucos que visitam um blog e ler por inteiro o artigo, comentar o mesmo então é coisa que da muito trabalho, demanda tempo e são poucos que os fazem.

Com toda essa negatividade ainda assim decidi criar o SHD: (Seja Hoje Diferente), compartilho o conteúdo em algumas redes sociais, por email, pelo whatassap, e outros e já senti que realmente não é mais como era antes. 

Amigos e conhecidos da internet de antigos trabalhos tem visitado o SHD e participado com alguns comentários, há também novos visitantes que o comenta porém, percebe-se que são pessoas que já tem costume de visitar e ler blogs. 

A nova geração esta difícil, pode até visitar seu blog, clicar no seguir, curtir a sua pagina no facebook, o seu perfil no twitter mas ler o seu artigo e comenta-lo será poucos. 

Acredito que o futuro do Blog seja como foi com os disco de vinil no Brasil. Os disco de vinil foram praticamente esquecido por algum tempo, quase morreu mas não, esta vivo e esta ganhando novos adeptos de uma geração que não tiveram a oportunidade de viver a época dos discos. Acredito que assim será com os blogs mas nunca mais serão como décadas antes.

O que vai acontecer e o que vem acontecendo é que atualmente quem gosta de ter um blog continua pelo gostar de fazer blog e falar sobre o universo escolhido em seu espaço na internet e, o mesmo para alguns que gostam de ler blogs. 

Em fim, tenho como objetivo de levar o SHD (Seja Hoje Diferente) em diante por tempo indeterminado na qual espero que seja por muitos e muitos anos vai depender da vontade de Deus em minha vida. 

Nesta época atual o que realmente não importa é quantidade e sim a qualidade, tanto para os que escrevem blog como para os que visitam blog.

Na vida real já falei tanto sozinho, porque não fazer o que gosto mesmo que ninguém leia.

Agradeço por sua visita e abaixo existe o campo caso queira comentar ou deixar sua opinião sobre a existência ou a morte dos blogs. 

Será que alguém vai ler este artigo por inteiro? 
Será que haverá quem irá comentar?

Mistério! Vamos aguardar!

Blogueiros (as) deixem seu comentário e url, visitarei todos!

26 Comentários

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

  1. Olá SHD, sou blogueira, amo o que faço, e não acredito que os blogs estejam morrendo. Eu acho sim, que as redes sociais onde divulgamos os nossos blogs é que estão com problemas e enquanto esses problemas não forem resolvidos, continuaremos sim com um número limitado de visitantes em nossos blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Rondoni muito obrigado por sua visita e participação. Concordo com você, o problema dessas redes sociais é que só querem lucrar você paga e tem audiência, eles esquecem que a na interne pessoas como nós que não vendemos nada, apenas transmitimos informações de coisas que amamos. Um forte abraço.

      Excluir
    2. Você tocou em um ponto importante. Embora muitas pessoas acreditem que os blogs estão em declínio devido ao crescimento das redes sociais, a verdade é que os blogs ainda têm um lugar significativo na internet. Como você mencionou, os desafios podem surgir mais da forma como as redes sociais tratam os links e o alcance orgânico, o que pode limitar a visibilidade dos blogs.

      No entanto, os blogs oferecem muitas vantagens, como a capacidade de aprofundar conteúdo, estabelecer autoridade em um nicho específico e construir um público fiel ao longo do tempo. É importante encontrar maneiras de aproveitar as redes sociais e outras plataformas para direcionar o tráfego para o seu blog, enquanto também se concentra em criar conteúdo valioso e envolvente para seus leitores.

      À medida que as redes sociais resolvem seus problemas e evoluem, é possível que a situação melhore para os blogueiros. Continuar a produzir conteúdo de alta qualidade e se adaptar às mudanças nas tendências de mídia digital é fundamental para manter um blog bem-sucedido. O importante é não desistir da sua paixão pelo blogging e continuar a compartilhar seu conhecimento e interesses com seu público.

      Excluir
  2. Olha eu tenho blog, e tenho notado mesmo a dificuldade de manter a audiência e a qualidade dos acessos, que na maioria das vezes é somente entra e saí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua visita e participação Rafael. Vamos em frente fazer o que gosta é para poucos.

      Excluir
    2. Olá! Entendo completamente a sua preocupação. Manter uma audiência engajada e de qualidade em um blog pode ser um desafio real. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a melhorar essa situação:

      Conteúdo de qualidade: Certifique-se de que o conteúdo do seu blog seja relevante, informativo e interessante para o seu público-alvo. Pesquise as necessidades e interesses do seu público e adapte o conteúdo de acordo.

      Regularidade nas postagens: Tente manter uma programação de postagens consistente. Isso ajuda a manter seus leitores envolvidos e esperando pelo próximo conteúdo.

      Interatividade: Incentive a participação dos leitores por meio de comentários, perguntas ou enquetes. Isso cria um senso de comunidade em torno do seu blog.

      Promoção nas redes sociais: Utilize as redes sociais para compartilhar seus posts e interagir com seu público. Isso pode aumentar a visibilidade do seu blog e atrair mais visitantes.

      Otimização de mecanismos de busca (SEO): Certifique-se de que seu conteúdo esteja otimizado para mecanismos de busca. Isso ajudará seu blog a ser encontrado mais facilmente pelos motores de busca, atraindo tráfego orgânico.

      Newsletter: Considere criar uma newsletter para manter seus leitores atualizados sobre as últimas postagens e novidades do seu blog. Isso pode ajudar a manter um público fiel.

      Análise de dados: Use ferramentas de análise para entender melhor o comportamento dos seus leitores. Isso pode ajudar a identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

      Networking: Conecte-se com outros blogueiros e participe de comunidades online relacionadas ao seu nicho. Isso pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu blog.

      Aperfeiçoamento constante: Esteja disposto a aprender e evoluir. O mundo online está sempre mudando, e você precisa se adaptar às tendências e tecnologias emergentes.

      Excluir
  3. Eu não concordo que as pessoas não querem ler e preferem assistir vídeos no youtube.
    Eu prefiro ler que assirtir videos. O problema é que o número de bloqueadores aumentou muito! Nos últimos tempos, a mídia deu mais valor para aqueles que estão (no auge da fama). Eu acho que a frequência de visualização do Youtube caíram drasticamente para todo, tanto em blogs quanto no Youtube!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muido obridado Lenny do Blog Ficar bem Beleza e Saúde, por sua participação e visita ao SHD, concordo os bloqueadores realmente vem atrapalhando muito principalmente aos que utilizam o adsense que no meu ver só traz algum lucro para canais de youtube, se a esperança for apenas em um blog pode esquecer não vai sair dos centavos ao dia. Se for o caso de bloqueadores de publicidade, agora no meu ver esteja falando de bloqueadores de postagem (Links) isso mesmo acredito que eles tenham que dar uma melhorada nisso e separar o que um blog ou site de vendas a um blog de informações e atividades variadas. Um forte abraço.

      Excluir
    2. Compreendo a sua perspectiva e preocupações. É verdade que muitas pessoas ainda preferem ler em vez de assistir vídeos no YouTube, e isso pode variar de pessoa para pessoa de acordo com suas preferências e estilo de aprendizado. O seu ponto sobre o aumento dos bloqueadores de anúncios é válido e pode ter um impacto significativo na monetização de conteúdo online.

      O cenário de mídia e entretenimento é dinâmico, e as tendências podem mudar rapidamente. A valorização das celebridades e influenciadores pode parecer desproporcional em certos momentos, mas é importante lembrar que essas tendências são cíclicas, e a qualidade do conteúdo ainda desempenha um papel fundamental.

      A queda na frequência de visualizações no YouTube e em blogs pode ser atribuída a vários fatores, incluindo mudanças nos algoritmos de recomendação, concorrência crescente e, como mencionou, o aumento no uso de bloqueadores de anúncios. No entanto, as estratégias de marketing e produção de conteúdo estão sempre evoluindo para se adaptar a essas mudanças.

      Excluir
  4. Olá SHD!, sou blogueiro desde 2003, passei por muitas descobertas onde o blogger era um mundo mágico que quanto mais você se interessava, maior era a recompensa seja por retorno na satisfação dos leitores, ou na monetização.Lembro quando vi o wordpress crescendo e logo fiquei maravilhado com as inúmeras possibilidades, na época cheguei a ter 8 blogs ativos, desde downloads, a humor, e tecnologia (linux), confesso que de 2014 pra cá senti tanto a queda nas visitas, e nas monetizações que praticamente parei,em minha opnião acredito muito que o facebook foi um dos destruidores do mundo dos blogueiros, ele chegou de mansinho como quem não queria nada, nos atraiu para ele para criarmos paginas e fazer divulgação de nossos posts e sempre pedir para que milhares de leitores nossos " se inscrevessem em nossas páginas no face", infelizmente não era uma troca justa. Assim que o facebook recebeu nossos visitantes, ele passou a nos cobrar para "devolver" nossos visitantes. Não posso dizer que foi uma idéia genial, porém me recuso a ficar feliz com a rasteira que nós blogueiros tomamos. Em fim, velho sempre fala de mais não é mesmo? kkk Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado primeiramente, seja bem vindo ao SHD: Seja Hoje Diferente, não fala de mais e sim falou tudo é o que tento dizer e você em poucas palavras resumiu a cruel realidade da rasteira do facebook a nós blogueiros. Aquela época maravilhosa de troca de links entre facebook acabou agora ou você paga ou você é fakenews. Eu uso a plataforma blogger que ainda permanece o serviço Google acredito que ainda seguirá por muitos anos. O blog se tornou algo nostalgico, estou sofrendo com o lançamento desde blog, mas estamos crescendo pouco a pouco, resgatando um pouco a leitura o que se perdeu em muito nos tempos atuais. Obrigado por sua participação, volte sempre um forte abraço.

      Excluir
  5. Hoje os blogueiros que migraram para serem digital influencers também estão mais preocupados em atualizar suas redes sociais com fotos e fazer jabá no youtube, instagram e afins e deixam de atualizar seus blogs.
    Sempre preferi ler e espero que os blogs que acompanho não acabem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações JK, muito obrigado por sua visita e participação, desculpe a demora para aprovar seu comentário e responder, infelizmente o SHD tem sofrido com força maior. Concordo plenamente contigo e esperamos ser um dos blogs que você acompanha. Muito obrigado Aquele abraço.

      Excluir
  6. eu sou um tipo de pessoa que sempre lê artigos variados em vários blogs, não tenho total prioridade para afirmar, mas se algum blog estiver morrendo é por falta do criador que alimenta o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua participação. Volte sempre, aquele abraço.

      Excluir
    2. É ótimo saber que você é um leitor dedicado de diversos blogs e que valoriza a diversidade de conteúdo disponível na internet. Sua observação sobre o sucesso de um blog estar relacionado à dedicação do criador é muito pertinente.

      De fato, a consistência e o envolvimento do autor desempenham um papel crucial na saúde de um blog. Aqui estão algumas razões pelas quais isso é tão importante:

      Conteúdo atualizado: Manter um blog atualizado com conteúdo fresco e relevante é fundamental para atrair e manter uma audiência. Leitores gostam de saber que podem contar com novos insights e informações regularmente.

      Interatividade: Um autor ativo que responde aos comentários dos leitores e se envolve com a comunidade do blog cria um ambiente mais acolhedor e engajador. Isso pode incentivar os leitores a voltarem e participarem mais ativamente.

      Autoridade e confiança: Ao demonstrar um compromisso contínuo com o blog e o tópico abordado, o criador constrói autoridade e ganha a confiança dos leitores como um recurso confiável.

      Divulgação e promoção: Um autor engajado é mais propenso a promover seu próprio conteúdo e compartilhá-lo em redes sociais e outras plataformas, o que ajuda a expandir o alcance do blog.

      Inovação e adaptação: Os criadores ativos tendem a se adaptar às mudanças nas preferências do público e nas tendências do mercado, o que é essencial para o sucesso a longo prazo.

      No entanto, é importante notar que manter um blog pode ser um desafio e exige comprometimento, especialmente quando a vida pessoal ou profissional do criador se torna mais demandante. Às vezes, até mesmo blogs bem administrados podem passar por períodos de menor atividade. Mas, como leitor, seu apoio e feedback são valiosos e podem incentivar os criadores a continuar alimentando seus blogs com conteúdo valioso.

      Excluir
  7. Tenho blog faz pouco tempo, desde 2013, meu projeto nunca cresceu muito, primeiro que não tinha foco, segundo que eu tava com 13 anos escrevendo orrorosamente. Hoje, tento focar mais meu conteúdo, mas continuo escrevendo para mim mesmo. Meu blog é o mamf.com.br mesmo com essa realidade desfavorável para blogueiros, não pretendo desistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita, volte sempre desejo sucesso ao seu blog logo mais faço uma visita, aquele abraço.

      Excluir
  8. Sinto exatamente a mesma coisa. Os Blogs estão morrendo. Contudo, mantenho o meu porque gosto de ler, escrever e comentar em blogs sim. Um forte abraço e obrigado pela reflexão sobre o futuro dos blogs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oscar Calixto é uma satisfação ter você como leitor do seja hoje diferente, que felicidade imensa, obrigado por sua visita, leitura e participação, desculpe a demora rem responder pois meu horário de trabalho no seja hoje diferente é das 18:00 as 22:00horas, antes disso ele é atualizado automaticamente por artigos pré-agendados ou por editores voluntários. Seu blog é muito bom já andei dando umas lidas lá e curtida, com o tempor irei retribuir o comentário. Muito obrigado.

      Excluir
  9. Estamos em 2023 e os blogs continuam firmes e fortes. A nova ameaça é o ChatGPT. Um forte abraço aos criadores e leitores de blogs. Sobreviveremos!
    Segue o link do meu blog para quem se interessar:
    aprenderfacil.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo ver seu entusiasmo pelos blogs e sua consideração sobre a crescente presença de assistentes de IA, como o ChatGPT, no cenário de conteúdo online. Os blogs são uma forma valiosa de compartilhar informações, perspectivas e conhecimento, e é encorajador ver que eles ainda estão prosperando em 2023.

      Assistentes de IA podem ser úteis para complementar o conteúdo de blogs e oferecer suporte na criação de conteúdo, mas os blogs são únicos em sua capacidade de oferecer uma voz pessoal e uma perspectiva autêntica. Eles continuam a ser uma fonte confiável de informações e entretenimento para muitos leitores.

      Obrigado por compartilhar o link do seu blog, "aprenderfacil.com.br". Vou conferir e tenho certeza de que muitos outros leitores também ficarão interessados em explorar o seu conteúdo. Continuemos a apoiar e celebrar a diversidade de conteúdo online que blogs como o seu proporcionam. Um forte abraço aos criadores e leitores de blogs, e que todos continuemos a prosperar nesse cenário digital em constante evolução!

      Excluir
    2. Obrigado pelos valiosos comentários. É muito encorajador ver conteudistas digitais como você. Um ponto que me chamou bastante atenção é que conseguiu montar um blog ultra profissional no blogger, plataforma de que eu tanto gosto. Um fraterno abraço. Desejo sucesso na sua jornada!

      Excluir
  10. Eu acredito que essa é apenas uma perspectiva do escritor do que uma realidade, não vejo isso desta forma. Existem muitos blogs e sites na ativa que crescem a cada dia e têm conquistado muitos leitores. Os meus são uma prova disso, me dedico ao máximo para escrever o melhor possível, e venho colhendo os frutos.
    Enquanto uns desistem por achar difícil, complicado e etc, outros estão fazendo acontecer e colhendo os louros do sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você levanta um ponto fundamental e inspirador. A perspectiva que compartilhei é apenas uma das muitas facetas do cenário dos blogs e do conteúdo online. É encorajador ouvir que você está experimentando crescimento e sucesso com seus próprios blogs e que está colhendo os frutos do seu esforço e dedicação.

      De fato, a determinação e a paixão por criar conteúdo de qualidade podem fazer uma grande diferença no sucesso de um blog. Como você mencionou, enquanto alguns podem desistir diante dos desafios, outros persistem e prosperam. Isso ressalta a importância da resiliência e da vontade de continuar aprendendo e melhorando.

      O sucesso dos seus blogs é um testemunho da sua perseverança e habilidades como criador de conteúdo. Continue inspirando outros com suas experiências e continue a contribuir com a diversidade e a riqueza do cenário de blogs online. Seu comprometimento é inspirador e pode motivar muitos a seguir o mesmo caminho em busca de seus próprios sucessos.

      Excluir
  11. Fico extremamente feliz em saber que você encontrou valor nos meus conteúdos e que apreciou o meu blog no Blogger. É uma plataforma que eu também gosto muito de usar, e fico contente por ter conseguido criar um espaço profissional nela.

    Seus votos de sucesso são muito bem-vindos e são uma grande motivação para continuar minha jornada. Espero continuar oferecendo conteúdo útil e interessante.

    Um fraterno abraço para você também e que sua jornada seja igualmente repleta de realizações!

    Parabéns pelos seus blogs!

    Aproveito e deixo convite sempre a todos os Blogs para a possibilidade de parceria de Backlinks.

    Caso tenham interesse acesse:

    https://www.sejahojediferente.com/2023/08/possibilidade-de-parceria-de-backlink.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee