Hayao Miyazaki é um dos maiores mestres dos filmes animados de todos os tempos. Diretor de filmes como "A Viagem de Chihiro", "Princesa Mononoke" e "O Castelo Animado", ele tem uma visão única de como contar histórias. E o episódio de hoje explora um dos principais conceitos filosóficos por trás da obra de Miyazaki.

Hayao Miyazaki nasceu em 5 de Janeiro de 1941, em plena 2ª Guerra Mundial. O pai de Hayao, Katsuyiki Miyazaki era diretor de uma empresa familiar que fabricava lemes de aviões. Esse fato teve uma grande influência na vida do diretor que hoje é um apaixonado por aviões e tem uma relação de amor e ódio com armas e guerras.



Miyazaki também lembra muito sua mãe em seus filmes: durante boa parte da infância do diretor, ela esteve hospitalizada com tuberculose, situação semelhante à mãe de Mei e Satsuki em Meu Amigo Totoro. A personalidade de sua mãe volta a aparecer na personagem Dola de O Castelo no Céu, fato que ilustra sua importância na vida do filho.

Ao longo da infância, a família Miyazaki se mudou diversas vezes, mas mesmo assim o diretor concluiu seus estudos primários em 1958, mesmo ano em que ele assistiu ao primeiro filme de animação colorido do Japão. Apesar do interesse no longa, no ano seguinte Miyazaki começou seu curso superior em Ciências Políticas e Econômicas.

Durante a faculdade o diretor continuou a se envolver com desenhos animados e ao concluir o curso em 1962, começa a trabalhar no estúdio de animação Toei. Sua primeira função foi a de intervalador – responsável pela junção das películas de desenho – no filme Watchdog Bow Wow.

Devido à sua formação em, Miyazaki participava também ativamente do sindicato local. Foi na Toei Animation que o diretor conheceu Isao Takahaka – hoje um de seus maiores parceiros – a Akemi Ota, sua futura esposa. Seu primeiro trabalho de expressão foi no longa Prince of the Sun, consolidando a parceria entre Miyazaki, Takahaka e Yasuo Otsuka, que continuou mesmo após a saída dos 3 da Toei em 1971.

Nos trabalhos seguintes, o diretor fez muitas viagens ao exterior para países como Suíça, Argentina e Itália, cujas paisagens serviram de inspiração para muitos filmes. Em 1979 Miyazaki dirigiu efetivamente sua primeira série para a televisão japonesa: Future Boy Conan.

No ano seguinte dirigiu seu primeiro longa: Lupin III: O Castelo de Cagliostro (lançado no Brasil pela Focus Filmes em 2008).

Paralelamente com esses trabalhos, o diretor produzia uma de suas principais obras, a saga em manga Nausicaä do Vale do Vento que foi futuramente adaptada para anime. O longa fez tanto sucesso que permitiu que o diretor concretizasse a criação do Studio Ghibli junto com Isao Takahaka.

Desde então, o estúdio vêm produzindo animações de alta qualidade que fazem com que seja a empresa de animação mais influente do Japão até hoje.

O filme que garantiu sucesso internacional ao diretor foi Princesa Mononoke, filme que trata de guerras e ecologia. Miyazaki mostrou-se vanguardista ao abordar abertamente esses temas desde o começo de sua carreira.

Após o sucesso do longa que bateu o recorde de bilheterias no Japão, o diretor anunciou o fim de sua carreira. Apesar disso, incapaz de largar a animação o diretor voltou ao trabalho lançando em 2001 o filme que lhe daria o Oscar de Melhor Animação, A Viagem de Chihiro.

Desde então, apesar da idade avançada e os problemas de saúde o diretor continua elaborando filmes de sucesso como O Castelo Animado e Ponyo. Depois do lançamento de seu mais recente longa, em 2008, Miyazaki anunciou que passaria alguns anos treinando jovens animadores para trabalharem no Studio Ghibli.

Em 2013 lançou o que viria ser o seu então último filme, anunciando posteriormente em 2014 a sua aposentadoria definitiva dos longas metragens, dedicando-se apenas a projetos menores, como mangás e curtas para o Museu Ghibli.

Em 2015 anunciou que estava trabalhando em seu primeiro curta inteiramente em CG para o Museu Ghibli, intitulado Kemushi no Boro. Algum tempo depois, Hayao Miyazaki alegou que trabalharia em mais um longa, abandonando mais uma vez a sua aposentadoria. A nova obra, intitulada Kimitachi wa Do Ikiru ka (‘Como Vocês Vivem? em tradução livre) tem previsão de estreia para 2020.

Conheça a Filmografia de Miyazaki clicando aqui

2 Comentários

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

  1. Simplesmente amei o vídeo e o artigo. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandro Turciagosto 14, 2018

      Obrigado Leandra volte sempre.

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee