A Arca da Aliança era um baú que guardava os Dez Mandamentos, onde Deus se revelava ao povo. A Arca representava a presença de Deus e era um símbolo religioso muito importante. Hoje em dia não precisamos mais da Arca da Aliança para entrar na presença de Deus.

Como era a Arca da Aliança?

A Arca da Aliança foi construída por um artesão chamado Bezalel, por ordem de Moisés, que recebeu de Deus as instruções de seu formato.

A Arca da Aliança era um baú retangular feito de madeira de acácia e revestido por dentro e por fora de ouro. Tinha 1 metro e 10 centímetros (2,5 côvados) de comprimento e 70 centímetros (1,5 côvados) de largura e altura. Seus lados tinham uma moldura de ouro puro à volta (Êxodo 25:10-11). A tampa da Arca era de ouro e tinha dois querubins virados um para o outro, cujas asas cobriam a tampa (Êxodo 25:17-20).

Dentro da Arca estavam guardados: as duas tábuas onde Deus escreveu os Dez Mandamentos, representando a Lei de Deus; um jarro de maná, representando a provisão de Deus; e a vara de Arão que floresceu, como aviso contra a rebeldia.

Nos quatro pés da Arca havia quatro argolas para segurar duas varas de madeira revestidas de ouro. Essas varas serviam para carregar a Arca sem tocar nela. Antes de ser transportada, os sacerdotes cobriam a Arca com couro e com um pano azul (Números 4:5). Apenas os levitas do clã de Coate podiam carregar a Arca.

A Arca ficava guardada em uma ala especial do tabernáculo, que era o Lugar Santíssimo. Ninguém podia entrar no Lugar Santíssimo, exceto o sumo sacerdote uma vez por ano, para oferecer sacrifícios pelos pecados de Israel. Mais tarde, a Arca da Aliança ficou no Lugar Santíssimo do templo que Salomão construiu (1 Reis 8:6-7).

A Arca da Aliança servia para lembrar o povo que Deus estava presente entre eles. A Arca em si não tinha poder nenhum. Uma vez, ela até foi capturada pelos filisteus! Mas quando as pessoas pensavam na Arca, lembravam de Deus, de Sua glória, de Seus mandamentos e de Sua provisão

A Arca também representava a pureza de Deus. Quem tocasse na Arca indevidamente morria (1 Samuel 6:19-20). Nada imperfeito pode entrar na presença de Deus. Apenas quem foi purificado de seus pecados pode se aproximar de Deus.

A Arca da Aliança desapareceu, provavelmente no tempo quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios. Mas não precisamos mais da Arca (Jeremias 3:16-17). Agora a lei de Deus está escrita no coração de quem aceita Jesus como salvador. Jesus nos purificou dos pecados e podemos andar continuamente na presença de Deus.

Ninguém sabe onde está a Arca da Aliança. Ela desapareceu alguns séculos antes da vinda de Jesus. A Bíblia não conta o que aconteceu com a Arca da Aliança mas diz que não precisamos mais dela, porque agora temos Jesus.

Em certa altura da História de Israel, a Bíblia deixa de falar sobre a Arca da Aliança. A última referência à Arca foi no reinado de Josias, descendente de Davi, que fez uma reforma religiosa e restaurou o templo. Josias mandou que os levitas parassem de levar a Arca de um lado para outro e a devolvessem ao templo, onde pertencia (2 Crônicas 35:3).

No tempo dos netos de Josias, Jerusalém foi invadida por Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ele destruiu o templo e levou seus utensílios para a Babilônia (2 Crônicas 36:17-19). No entanto, a Bíblia não diz o que aconteceu com a Arca da Aliança. Assim, surgiram três teorias principais sobre o que aconteceu:



1. Nabucodonosor levou a Arca

Nabucodonosor pode ter levado a Arca da Aliança para a Babilônia, junto com os outros objetos do templo. A Arca era uma obra de arte valiosa e o símbolo do Deus de Israel. Levá-la para sua terra representaria sua vitória total sobre o povo de Israel.

No entanto, seria estranho que a Bíblia não falasse desse acontecimento, quando conta em detalhe sobre todas as outras coisas que foram levadas (2 Reis 25:13-17). Além disso, quando os israelitas voltaram do exílio na Babilônia, eles trouxeram consigo os utensílios do templo mas não trouxeram a arca. Se a Arca estivesse na Babilônia, os judeus nunca a deixariam lá.

2. A Arca foi destruída

Nabucodonosor pode ter mandado destruir a Arca da Aliança, junto com o templo. A presença da Arca encorajava os judeus, que a levavam para as batalhas. Destruir a Arca da Aliança seria uma boa forma de destruir a esperança dos judeus e impedi-los de se revoltarem.

Mais uma vez, o silêncio da Bíblia é estranho. A destruição da Arca seria um acontecimento muito sério, digno de ser registrado.

3. A Arca foi escondida

Os judeus podem ter escondido a Arca da Aliança antes da chegada de Nabucodonosor, para a proteger. Isso seria uma boa ideia, se achassem que a Arca corria o perigo de cair nas mãos dos inimigos.

Existem muitas teorias sobre onde a Arca da Aliança poderá estar escondida mas ninguém a encontrou até hoje. Uma lenda sugere que o profeta Jeremias a escondeu. Outras pessoas acreditam que foi escondida pelo próprio Deus. Mas a Bíblia não diz nada sobre o assunto.

Existem outras teorias sobre o que aconteceu com a Arca da Aliança mas essas teorias não têm muito fundamento. As três teorias explicadas acima são as mais prováveis. A verdade é que atualmente ninguém sabe onde está a Arca da Aliança.

É possível encontrar a Arca da Aliança?

Não é muito provável que alguém encontre a Arca da Aliança. Também não é necessário. Jeremias 3:16 diz que a Arca da Aliança não é mais importante. Antigamente, Deus manifestava Sua presença junto da Arca mas depois Ele se manifestou através de Jesus.

A Arca da Aliança era apenas um símbolo daquilo que iria chegar depois. Agora Deus está presente no coração de cada crente. Em Apocalipse 11:19 a Arca da Aliança é usada para representar a presença de Deus no Céu.

Agradecimentos:

Resposta Bíblicas: Perguntas e Resposta à luz da Bíblia.

Criado em 2014 pela empresa 7Graus, o Respostas é um site de perguntas e respostas à luz da Bíblia. Todo o conteúdo do site é produzido pela nossa equipe.

Propósito:

O Respostas foi criado para responder dúvidas e questionamentos comuns sobre Deus, religião, relacionamentos e outros aspectos da vida humana, à luz da Bíblia e da fé cristã evangélica. Além disso, procuramos ajudar os usuários, através dos nossos conteúdos, a aprofundarem seu relacionamento com Deus, e a colocarem em prática as disciplinas espirituais.

Equipe:

Todo conteúdo do Respostas é produzido por uma equipe de cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da Bíblia e da escrita. Nossos artigos não são assinados porque acreditamos que o conteúdo é mais importante do que quem os assina. Muitos conteúdos são colaborativos, escritos por várias mãos, revistos e editados por diferentes membros da equipe.

Acesse: www.respostas.com.br


2 Comentários

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

  1. Edson Souzaagosto 20, 2018

    Muito interessante, no meu ver acho que nunca irão encontrar a Arca da Aliança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a Arca da Aliança, sinceramente, espero que ela nunca seja encontrada, pois é improvável que seu poder seja usado para o bem.

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

 Ofertαs Shopee Diferente Confirα!



꧁ঔৣ☬✞ Me pague um café? ✞☬ঔৣ꧂

Uma forma simples de receber apoio de quem valoriza o meu trabalho com o Seja Hoje Diferente!
Meu pix é o 11 98363-7919 e meu nome você já sabe é Alessandro Turci.