Com o aumento de gente na Terra, a maioria passou a agir mal, assim como Caim. Mas um homem era diferente. Era este homem, chamado Enoque. Era um homem corajoso. Todos em volta dele faziam coisas más, mas Enoque continuava a servir a Deus.



"Este vídeo tem como objetivo contar a história de Enoque de acordo com os manuscritos do Mar Morto. É utilizado forma poética para descrever os fatos, podendo em alguns pontos possuir interpretação pessoal do autor do vídeo."

Um homem violento mata outro nos dias de Enoque

Sabe por que aquela gente, naquele tempo, fazia tanta coisa má? Veja por quê: Quem fez Adão e Eva desobedecer a Deus e comer da fruta de que não deviam comer? Sim, um anjo mau. A Bíblia o chama de Satanás. Ele procura fazer que todos sejam maus.

Um dia, Jeová Deus mandou Enoque dizer algo às pessoas que elas não gostaram. Foi isto: ‘Virá o dia em que Deus vai destruir todos os maus.’ Aquela gente ficou muito zangada ao ouvir isso. Até podem ter tentado matar Enoque. Por isso, Enoque teve de ser bem corajoso para falar sobre o que Deus ia fazer.

Pessoas más nos dias de Enoque levando uma vida depravada

Deus não deixou Enoque viver muito tempo entre aquela gente má. Enoque viveu só 365 anos. Por que dizemos “só 365 anos”? Porque, naquele tempo, os homens eram mais fortes e viviam muito mais tempo. O filho de Enoque, Metusalém, viveu 969 anos!

Bem, depois de Enoque morrer, as pessoas ficaram ainda piores. A Bíblia diz que ‘só pensavam no que era ruim, todo o tempo’, e que ‘a Terra ficou cheia de violência’.

Sabe uma razão por que havia tantas dificuldades na Terra naquele tempo? Era porque Satanás tinha achado um novo jeito para induzir as pessoas a fazer o mal.

Fonte: Testemunhas de Jeova


A Bíblia fala pouco sobre Enoque. Ele foi descendente de sétima geração de Adão e viveu 365 anos (Gênesis 5:21-24). No tempo de Enoque, as pessoas viviam vários séculos. O filho de Enoque, chamado Matusalém, foi o homem que viveu mais tempo na Bíblia: 969 anos.

Nos dias de Enoque, a humanidade estava muito corrompida pelo pecado. Deus ficou tão decepcionado que, algum tempo depois da vida de Enoque, Ele enviou um dilúvio que destruiu quase toda a humanidade. Apenas Noé, bisneto de Enoque, e sua família sobreviveram.

Em meio a tanta corrupção, Enoque se destacou por andar com Deus. Ele agradava a Deus e tinha fé. Por causa disso, Deus arrebatou Enoque. Ninguém encontrou o corpo de Enoque porque Deus o levou para o Céu (Hebreus 11:5).

A única outra informação que a Bíblia dá sobre Enoque é sobre uma profecia que ele fez. Enoque profetizou que um dia Deus virá para julgar todas as pessoas e para convencer todos os ímpios das coisas erradas que fizeram e disseram (Judas 1:14-15). Além de obedecer a Deus, Enoque avisou sobre o perigo de viver no pecado.

O livro de Enoque é um livro apócrifo, que supostamente foi escrito por Enoque. Um livro apócrifo é um livro religioso que não pertence à Bíblia, porque tem origens e/ou ensinamentos duvidosos. O livro de Enoque provavelmente foi escrito por volta do século I a.C., baseado em lendas sobre Enoque.

A citação de Judas 1:14-15 pode ter sido retirada do livro de Enoque ou de histórias contadas sobre Enoque. Isso não significa que Judas considerava o livro de Enoque inspirado por Deus. Assim como Paulo citou filósofos pagãos (Atos dos Apóstolos 17:27-28), ele usou essa citação como exemplo para explicar melhor o que estava dizendo. Só porque essa citação do livro de Enoque está de acordo com a Bíblia, não significa que todo o livro está correto.

Fonte: Respostas Biblicas

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
🅽🅰🅾 🅳🅴🅸🆇🅴 🅴🆂🆂🅴 🅱🅻🅾🅶 🅼🅾🆁🆁🅴🆁

Sejα um αpoiαdor - ⓟⓘⓧ 11 98363-7919