O Google revelou que irá encerrar o encurtador de URLs da empresa. O serviço chegará ao fim em 2019, sendo que os links encurtados continuarão funcionando após a extinção da ferramenta. A partir de 13 de abril deste ano, o serviço não irá atender novos links.

O encurtador de URLs foi lançado em 2009 e ainda é bastante usado, não somente por ser gratuito, mas por ser de fácil manuseio e rápido de ser usado. Uma URL encurtada costuma ser bastante útil para compartilhar links em plataformas que determinam um limite de caracteres, bem como entre desenvolvedores.

O Google, no entanto, não pretende deixar os usuários na mão. Assim sendo, não será necessário recorrer a outros serviços, de empresas diferenças. Em suma, o Google está direcionando o goo.gl para o  Firebase Dynamic Links, que foi disponibilizado neste final de semana e tem como objetivo centralizar os esforços da empresa no que diz respeito ao gerenciamento de links por parte dos desenvolvedores.

A gigante das buscas optou pela mudança justamente pela evolução da internet, pelo modo que as pessoas usam a web, que atualmente não acontece somente pelo uso da World Wide Web em computadores mas também através de aplicativos móveis, e ainda através de speakers inteligentes conectados às assistentes digitais.

“Nosso encurtador de links tem sido uma ótima ferramenta e estamos orgulhosos de tê-la construído. Conforme olhando para o futuro, estamos animados com as possibilidades do Firebase Dynamic Links, especialmente no que toca à plataforma de detecção dinâmica e que sobrevivem ao processo de instalação de apps. Esperamos que você esteja animado também”, disse a empresa.

Os usuários do encurtador do Google podem ficar tranquilos, mesmo após o dia 13 de abril, quando não será mais possível encurtar os seus links, que possui uma conta e acessar a ferramenta poderá continuar conferindo os recursos que estão presentes no local, como as estatísticas dos seus links encurtados, entre outros.

Na fonte de Oficina Net

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee