4.9.18

Será possível ver a bandeira americana na Lua?


A Internet está cheia de teorias, uma delas é de que o homem nunca foi a Lua. Sendo assim, uma das formas de provar que o homem esteve lá, é observar ou fotografar a bandeira americana colocada na superfície na Lua. Daí vem a pergunta: 


Existe alguma forma de observar as bandeiras na Lua a partir da Terra?


Para começar, é importante saber que os americanos não deixaram apenas uma, mas um total de seis bandeiras na Lua. 

O mais provável é que todas ainda estejam intactas nos mesmos lugares em que foram fincadas, entre 1969 e 1972. “Pode ser que alguma delas tenha sido destruída por um asteróide ou arrancada durante a decolagem de um dos módulos lunares. Mas, por enquanto, não há indício de que qualquer acidente tenha ocorrido”, diz o porta-voz Louis Parker, que trabalha para a Nasa, a agência espacial americana. As bandeiras, aliás, alimentam boatos que enchem a mente de quem até hoje desconfia que o homem de fato pisou na Lua. Quando a primeira flâmula foi fincada, pelos astronautas Buzz Aldrin e Neil Armstrong, a bandeira pareceu tremular por alguns instantes – o que jamais poderia acontecer, porque a Lua não tem vento.

Segundo a Nasa, a explicação é bem simples: quando a bandeira foi esticada, sobraram vincos da dobra original, dando a impressão de que o pavilhão se movimentava com as supostas rajadas. Pouca gente sabe, mas, além dos símbolos americanos, um distintivo da União Soviética foi deixado no satélite em 1959, levado por uma missão não-tripulada, a Luna 2. É quase certo que o símbolo permaneça até hoje por lá, grudado na nave abandonada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também: