Jucá é uma árvore quantiosa nos sertões do norte do Brasil, especialmente em Pernambuco e Ceará. 

O Jucá também é conhecido como Pau-ferro, Jucaína, Icainha, Miraobi, Miraitá, Muiraitá, Guratã, Ipu, Árvore Leopardo e Muirapixuna. é uma planta medicinal de tronco liso e descamante com manchas esbranquiçadas, que pode alcançar cerca de até 20 metros de altura. O jucá faz parte da família Fabaceae. Ele contém folhas compostas, flores amareladas e frutos pretos avermelhados. O chá composto com sua casca pode ser utilizado em diversos fins medicinais. Veja mais em: Benefícios do Chá de Jucá!

Para que serve o chá de Jucá?

O Jucá é bastante útil para o tratamento de diabetes, gengivite, infecções bronco-pulmonares, amígdalas, infecções gastrointestinais, gota, sífilis, hemorragias, reumatismo, disenteria, asma, cólica intestinal, tosse com catarro e hemorroidas.

Propriedades Medicinais do Jucá

As propriedades medicinais do jucá contém a ação adstringente, antidiarreico, cicatrizante, sedativa, tônica, anti-inflamatória, anti- séptica, expectorante e afrodisíaca.

Informações gerais
O chá de jucá é bastante usado em regiões do Sudeste e no litoral do Nordeste do Brasil. Sua árvore é de grande porte e nativa da Mata Atlântica. É considerada como o ébano brasileiro, devido a sua madeira ser muito dura, por isso encontram-se apelidos como o pau-ferro. A baga e a casca dessa erva têm efeito fitoterápico e são usadas na preparação de chás que servem para auxiliar em tratamentos de diversas enfermidades. O chá de jucá pode ser ingerido com cuidado, do contrário, consumido em excesso, pode causar efeitos indesejáveis ou até mesmo agir como uma planta tóxica.

Características
A planta jucá contém a copa arredondada e ampla com cerca de 6 a 12 metros de diâmetro. Seu porte é imponente, obtendo de 20 a 30 metros de altura. O tronco apresenta diversas formas de diâmetro de 50 a 80 cm, é de cor clara, liso e descamante, configurando um efeito visual diferente e, em vários casos, é usado como forma de decoração. As folhas são de cor verde-escuro, compostas bipinadas. Suas flores aparecem somente no verão e outono, contêm cores amarelas e são de pequeno porte.

Paisagismo  
O jucá é muito visado para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento. Apesar do porte, não contém raízes agressivas, o que é um fator fundamental de eleição para arborização urbana. Deve-se evitar, portanto, o plantio em calçadas, sob fiação elétrica, e em locais de transito intenso de pessoas e carros, pois os ramos tendem a quebrar e cair em tempestades, oferecendo perigo.  Como o próprio nome já diz, o jucá ou pau-ferro contém madeira dura, densa, durável e resistente, de excelente qualidade para a fabricação de violões e violinos, e para construção civil, na construção de vigas, esteios, caibros, etc. Seu crescimento é rápido, especialmente nos primeiros anos. Em recuperação de áreas degradadas, o jucá também é uma excelente escolha, por crescer bem em áreas abertas.

Chá de jucá
Ingredientes

4 favas de jucá;
1 litro de água;
Mel a gosto.
Lave as favas de jucá e coloque para ferver por cerca de 5 minutos, em 1 litro de água. Depois de esfriar conserve na geladeira. Tome dois copos da bebida por dia, de referência um pela manhã e outro depois do almoço.

Chá de jucá com limão
Ingredientes

3 favas de jucá;
O suco de um limão;
2 colheres de chá de mel com própolis;
1 litro de água.

Coloque os favos em 1 litro de água e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Desligue o fogo e adicione o suco de limão. Em uma xícara, adoce o chá morno com duas colheres de chá de mel com própolis. Essa receita é ideal para ser consumida antes de dormir. É revigorante para acordar com disposição no dia seguinte.

Bebida com o pó de Jucá
Usar 1 colher de chá do pó de Jucá encontrados em lojas de produtos naturais num 1 copo de água, suco ou leite. Misturar o pó na bebida de preferência e beber.

A quantidade de chá a ser consumida deverá ser sob orientação de um especialista fitoterápico. Indica-se conservar o chá na geladeira.

Efeitos colaterais do Jucá
Os efeitos colaterais do chá de Jucá não foram encontrados na literatura consultada. Porém nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica e nenhuma planta medicinal deve ser ingerida em excesso.

Contraindicações do Jucá

O Jucá é contra indicado para grávidas, para mulheres que amamentam e mulheres no período menstrual.

Visite também: Remédios da Terra

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee