4.9.18

Palmeiras não tem mundial?


Documento da FIFA chamou Palmeiras de primeiro campeão mundial

O  documento enviado pela FIFA em 2013, assinado pelo então Secretário Geral da entidade, Jérôme Valcke, ao ex-Ministro do Esporte Aldo Rebelo, que chamava o Palmeiras de Primeiro Campeão Mundial, por conta da conquista da pioneira Copa Rio, vencida pelo Alviverde em 1951.

Na carta, a entidade ainda confirma que a competição foi oficialmente o primeiro torneio entre clubes já realizado e chama o campeonato de ‘First Club World Cup’ (primeira Copa do Mundo de clubes, ou Mundial de Clubes).

Entrando em contato com a FIFA, o FOX Sports, no entanto, ouviu da entidade que ela ainda mantêm a sua posição oficial de apenas considerar como campeões, os clubes vencedores do Mundial de Clubes a partir dos anos 2000 para cá.

"Reconhecimento da Copa Rio 1951 como Primeiro Mundial de Clubes


Prezado Sr. Aldo Rebelo,

Por meio deste gostaríamos de confirmar oficialmente o campeonato mencionado acima como o primeiro Mundial de Clubes já realizado.

Depois do grande sucesso da Copa do Mundo FIFA no Brasil em 1950, a CBD decidiu promover outro campeonato em parceria com a FIFA visando elevar a qualidade técnica do esporte. Isto foi alcançado na Copa Rio 1951, na qual os seguintes times qualificaram-se e passaram a exibir o melhor nível de futebol de clube já visto (relação dos clubes).

Além de garantir uma excelente organização do evento, o Brasil também pôde orgulhosamente ver o clube brasileiro Palmeiras vencer a final do campeonato contra a Juventus.

A fim de assegurar que todos os arquivos deste campeonato estejam atualizados, circularemos uma cópia desta carta internamente na FIFA e atualizaremos nossos arquivos no FIFA.com.

Obrigado por seu interesse nesse assunto,

Atenciosamente,

Jérôme Valcke

Secretário-Geral"


Em julho de 2016...


três anos após o envio do documento oficial, a conquista da Copa Rio de 1951 pelo Palmeiras completou 65 anos e foi mais uma vez destacada e parabenizada pela FIFA, que, em sua postagem, colocou o time alviverde como “Primeiro Campeão Global”. Alguns anos antes, em 2007, o Palmeiras proclamou pela primeira vez uma ação de reconhecimento proclamada, em campanha encampada pela CBF, que enviou um documento ao clube brasileiro dizendo que a entidade máxima do futebol reconhecia naquele momento o clube como primeiro campeão Mundial de Clubes.

Em janeiro deste ano, a entidade máxima do futebol declarou que são campeões mundiais com sua chancela apenas os clubes que ganharam competições organizadas por ela, no caso, o Mundial de Clubes de 2000 e todos realizados a partir de 2005. Neste caso, tanto o Palmeiras, ganhador da Copa Rio, como clubes que ganharam a Copa Intercontinental, como Flamengo, Grêmio, Santos e dois títulos do São Paulo, não são reconhecidos oficialmente como Mundiais da FIFA.

O caso do título palmeirense difere dos outros citados em função de a própria entidade tê-lo classificado como primeiro campeão mundial, em carta chancelada por ela. 

O FOXSports.com.br entrou em contato com a FIFA, apresentando o documento. A entidade, no entanto, quando mostrada, afirmou que só chancela o título de Campeão Mundial de Clubes aqueles que disputaram o torneio efetivamente organizado por ela, como confirmado por Gianni Infantino, atual presidente da entidade, em janeiro deste ano.

“Na reunião realizada em 7 de junho de 2014 em São Paulo, o Comitê Executivo da FIFA concordou com o pedido apresentado pela CBF de reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos como a primeira competição de clubes mundiais e Palmeiras como vencedor. No entanto, foi só em 2000 que a FIFA organizou a primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA, com representantes de todas as seis confederações. Os vencedores desta competição, que se realiza anualmente a partir de 2005, são considerados oficialmente pela FIFA como os campeões mundiais”, assim respondeu a entidade.

Quer saber mais do Palmeiras?

Desta forma, a Copa Rio do Palmeiras e a Copa Intercontinental, criada em 1960 com formato parecido com o torneio pioneiro de 1951, após comum acordo entre as confederações da América do Sul e da Europa, e que teve como campeões brasileiros Santos e São Paulo (ambos bicampeões), Flamengo e Grêmio não são chancelados pela organização, embora a FIFA diga que reconheça esses torneios como competições mundiais.

Sociedade Esportiva Palmeiras

“A FIFA reconhece e valoriza as iniciativas para estabelecer competições de clubes mundiais ao longo da história. É o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, disputada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”, completou a entidade.

Na fonte de Fox Sports

Nenhum comentário:

Postar um comentário