O incrível Beco do Batman, na Vila Madalena em São Paulo.

Por Alessandra no site To Pensando em Viajar

O Beco do Batman, tradicional endereço do graffiti em São Paulo, fica escondido entre as vielas da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque e é o paraíso para os amantes de arte de rua como eu! Quer saber por que?!

O Beco do Batman é referência para o graffiti paulistano há mais de 30 anos. Reza a lenda que nos anos 80 um desenho do Batman apareceu da noite pro dia em uma das paredes do beco. A partir daí, o nome pegou e o Beco do Batman, como passou a ser conhecido, se tornou tela em branco – ou quase isso – para artistas pioneiros na arte urbana em São Paulo, como Alex Vallauri e depois o Grupo Tupinãodá.




O lugar, que antigamente era abandonado, largado, passou por uma imensa transformação com a presença dos artistas e as paredes cheias de arte e hoje em dia tem status de atração turística, com direito a placa e tudo!

Pra melhorar, a passagem de carros pelo Beco do Batman foi interrompida, o que permite a circulação de pessoas por ali sem o menor problema!

O graffiti é um patrimônio da cidade de São Paulo, que é casa de alguns dos maiores artistas do mundo! Tanto, que as paredes do Beco são disputadíssimas e os artistas têm até um código de honra entre si: quando alguém quer pintar por cima de um graffiti antigo, tem que conversar com o dono do trabalho e mesmo sem existir uma curadoria oficial, as coisas por aqui estão funcionando! Se organizar direitinho, todo mundo pinta, né?!

Para ver mais fotos e dar continuidade no artigo da Alessandra por favor clique aqui.

Outras informações do Beco do Batman

O Beco do Batman é a versão paulistana dessa tendência. Localizada na Vila Madalena, a viela de 170 metros que conecta as ruas Harmonia e Medeiros de Albuquerque começou a ter seus muros grafitados na década de 80. Desde os anos 2000, um grupo de artistas organiza os desenhos e faz um revezamento entre os grafiteiros para garantir a renovação, de tempos em tempos, dos cerca de cinquenta trabalhos exibidos no pedaço.



Ainda assim, demorou um bom tempo até que o lugar deixasse de ser ermo, deserto e escuro, o que gerava problemas como roubo de carros, para se consolidar como novo cartão-postal da metrópole. Foi nos últimos anos que o beco virou uma das locações preferidas de produtoras de filmes e comerciais na metrópole. Estrangeiros também adoram passear no lugar, a exemplo do guitarrista dos Rolling Stones, Ronnie Wood. Em fevereiro, durante a turnê brasileira do grupo, ele grafitou nos muros dali a famosa língua que é o logotipo da banda.

A nova iluminação e o maior movimento ajudaram a reduzir um problema antigo, o do furto de automóveis. Por outro lado, aumentaram os roubos de celulares e de máquinas fotográficas. “Já cansei de receber menina batendo na minha porta querendo usar o telefone para ligar para a família porque foi assaltada”, diz a aposentada Marilene Pamplona, moradora do lugar há 44 anos.

Veja mais informações sobre o Beco do Batman clicando Aqui.

Vídeo Sugerido: Beco do Batman


Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee