2.9.18

O que é a Caseína


A caseína faz parte de 80% da proteína do leite e também é encontrada em iogurtes e queijos. Mas então porque tanto medo desse suplemento, se a caseína está presente nas refeições da maioria das pessoas. Além de que, dá para fazer muitas receitas ótimas para turbinar a dieta.

Esse suplemento pode ser muito prático, eficiente e de fácil manejo para uma reeducação alimentar, quando por exemplo, estamos impossibilitados ou não dispostos a comer omelete antes de dormir ou batata com frango no meio da manhã. Meus pacientes sabem, e eu falo abertamente que não consigo fazer dietas só com peito de frango, batata doce, etc. Inclusive, acredito que esse tipo de dieta seja mais adequado para atletas. É muito importante saber que é fundamental a variação do cardápio para garantir que o organismo tenha a disposição todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.

A caseína disponibiliza aminoácidos de forma gradual, tornando-se uma forte aliada contra o catabolismo muscular. Ela dá saciedade por um longo período e pode agir como um forte auxiliar na perda de gordura e manutenção da musculatura. Também é muito melhor do que optar por alimentos ricos em sódio, gorduras e açúcares. Muito indicada para antes de dormir, também pode ser utilizada em refeições intermediárias em caso de não haver condições de uma refeição adequada.

Sim, a caseína pode ter ação inflamatória. Na minha opinião, isso não faz muta diferença. Outros alimentos têm a mesma ação. Mas o que pode ser mais inflamatório do que estar com excesso de gordura corporal e com a alimentação desregrada.

Melhor mesmo é ter um nutricionista que oriente essas questões e trabalhe em conjunto com outros profissionais capacitados. E mais, alguém que viva na prática o cuidado com a saúde em sua essência. Cada paciente terá uma indicação diferente, alguns com semelhanças, porém sempre usando o bom senso. Os exames laboratoriais também demonstram o quanto é importante o cuidado e a responsabilidade do que indicamos para os pacientes.
Saúde é coisa séria.

Visite: Papo com  Julia Fasolo em Bio Academia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também: