Quando muda a estação tem resfriado, na certa. Mas aqui vamos dar umas receitinhas de xaropes caseiros, muito fáceis de se fazer e bons para qualquer tosse.


Algumas frutas e ervas são especiais para driblar o mal estar dos resfriados, acalmar a tosse, reduzir o muco nos pulmões, acabar com a irritação de garganta, etc. Limão, tangerina, laranja, acerola, cenoura, abacaxi, agrião, alho, cebola, menta, alecrim, guaco, gengibre, cardamomo, canela e mel - essa é a base. Experimente.

Xarope é uma palavra árabe, “sharab” que quer dizer bebida ou poção. No xarope tem que ter muito açúcar, de qualquer tipo, para que se consiga viscosidade que lhe caracteriza e também a sua conservação (quando o açúcar está a mais de 85%). Isso os antigos sabiam bem, que o açúcar em altas concentrações conserva. Mas, você também pode fazer xarope com menos açúcar, segundo a Anvisa, com um mínimo de 45%.

Na verdade, quando a gente faz xarope, primeiro prepara um chá, ou tisana, das ervas que vai usar, extraindo dessas os seus óleos essenciais, os princípios ativos que farão a cura e, é este chá de ervas ao que se acrescenta o açúcar, para que fique gostoso, viscoso e conservado. Mas, você também pode fazer o xarope com mel, deixando os ingredientes que escolher macerarem no mel por um bom tempo.

Os princípios ativos serão incorporados ao mel, por osmose celular e pronto, você terá o seu xarope. Mas, só use produtos orgânicos e de boa procedência pois esta preparação não será fervida. Não ferver preserva muitas das vitaminas o que é positivo, e mantem o mel em sua qualidade curativa essencial. Escolha um mel de boa procedência, mel de verdade, sem misturas mas, saiba que, mesmo assim, a contaminação do mel de Apis mielifera com esporos de Clostridium botulinum é um fato no mundo todo, e que nem a pasteurização do mel elimina o risco, então, nunca dê mel de nenhum tipo a crianças pequenas pois, até um ano de idade as crianças não têm defesa contra o botulismo.

Vamos lá: muitas plantas são boas para se fazer xarope para resfriado, tosse, catarro. Cada planta tem suas aptidões curativas e você deve escolher as que lhe agradam mais. A lista pode ser imensa mas aqui vamos falar de algumas.


Como se faz um xarope de mel?


É sempre do mesmo jeito. Tenha um pote de vidro com tampa esterilizada, escolha as frutas, ervas, condimentos que vai usar. Corte as frutas em fatias finas, rale o gengibre, pique as ervas que escolheu. Ponha tudo no vidro, amasse bem as partes vegetais para que as células se rompam, misture bem com o mel e deixe repousar.


O mel fará com que as frutas soltem seu suco, as ervas soltem seus óleos, por um processo osmótico, de troca da água das células. De 4 a 6 horas é quanto é necessário para que o xarope esteja feito. Mantenha o vidro tampado, em local fresco.

O xarope com mel pode durar de um a dois meses. Geralmente se recomenda tomar 1 a 2 colheres de sopa do xarope, a cada 3-4 horas mas, você também pode misturar essa dose numa xícara de água quente e tomar como chá.

Algumas boas misturas para o seu xarope caseiro são as seguintes composições:

Limão, gengibre e mel
Limão, menta e mel
Cebola ralada, canela e mel
Cenoura ralada e mel
Abacaxi e mel
Guaco, menta e mel
Limão, alecrim e mel
Laranja, cravo-da-índia e mel
Tangerina, cardamomo e mel
Acerola, guaco e mel
Abacaxi, gengibre e mel
Cebola, alho, canela e mel

A humanidade inventa seus remédios há milênios. Já se conhece, cientificamente, as razões que levam às escolhas desta ou daquela planta - os princípios ativos são detectáveis pela ciência moderna - então hoje já não se fala de curandeirismo quando resgatamos aqui receitas mais antigas do que as nossas avós.

Vídeo Sugerido: Xarope Natural de Cebola e mel para Tosse



Fonte de Pesquisa: Greenme


Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee