Todo ano, no dia 19 de setembro, os mexicanos relembram as mesmas coisas: as mortes, os danos, o caos e a tragédia do terremoto de 1985.


Mas apenas alguns lembram que também houve alegria naquele dia. Enquanto a cidade estava presa em desespero e desinformação, pessoas que encheram os pais de felicidade estavam nascendo.

Naquela manhã, a natureza foi impiedosa. Eram 7h17 quando um tremor de magnitude 8.0 sacudiu as fundações da metrópole, que naquela época tinha dez milhões de habitantes. Muitos ainda estavam na cama, outros já estavam indo ao trabalho, enquanto crianças se preparavam para a escola. A cidade estava despertando – e o terremoto a pegou de surpresa.

A Cidade do México ficou isolada por quatro dias após uma ordem presidencial para bloquear qualquer ajuda internacional e evitar que o mundo ficasse sabendo da escala do desastre. A principal preocupação do governo era que a FIFA decidisse cancelar a Copa do Mundo, que o país deveria hospedar no ano seguinte. Mas isso foi um erro grave. Muitas pessoas estavam soterradas e morreram porque não havia equipes de busca suficientes. As tropas de resgate mexicanas não eram o bastante para tamanha tragédia. Então, os moradores se organizaram e fizeram o melhor possível para salvar as pessoas que pediam ajuda entre os escombros.

A solidariedade vinda da sociedade civil foi mais corajosa que qualquer ajuda fornecida pelo governo. Ainda assim, quando as equipes de auxílio estrangeiras chegaram, milhares de pessoas já tinham morrido.

E a Copa do Mundo não foi cancelada.


Faz 32 anos que a tragédia aconteceu, e essas pessoas celebram seu aniversário no dia 19 de setembro. Elas ouvem o "Parabéns a Você" e sopram velas num bolo. Tudo normal. Vida e morte estão sempre no mesmo nível de importância; depois de nascer, a morte é a única certeza.

Continue o artigo clicando aqui


Fato: Em 1985, um terremoto de magnitude 8.0 atingiu a Cidade do México, causando muita devastação. Entre os lugares atingidos, estava um hospital que acabou desmoronando e onde aconteceu um fato incrível: depois de sete dias sem alimentação, água, calor ou contato humano, quase todos os bebês recém-nascidos foram resgatados com vida dos escombros.

Fonte da Imagem: BBC veja mais clicando aqui

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee